Tuesday, October 19, 2010

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Williams FW08


Olá a todos.

Tenho gostado tanto desta rubrica que acho que vou começar a publicar estes desenhos com muito mais regularidade, para além de serem do meu agrado enquanto fonte de inspiração para a montagem dos meus modelos também têm sido muito bem recebidos por todos aqueles que me lêem ou visitam.

Hoje tenho um modelo que foi Campeão do Mundo Fórmula 1, o Williams FW08.

Este modelo deu continuidade a uma série de vitórias para a equipe de Frank Williams, depois de anos e anos a militar no fundo do pelotão e sem qualquer tipo de resultados satisfatorios eis que, de um momento para o outro, em 1980 a equipe viu-se projectada para as primeiras linhas e para a ribalta, finalmente podiam ombrear com os "grandes" e conquistavam o seu primeiro titulo através de Alan Jones.

Dois anos depois, em 1982 não eram os favoritos, todas as atenções se viravam para a Ferrari e para a sua dupla de pilotos pois qualquer um deles poderia almejar a conquistar o tão desejado prémio mas uma série de azares, aliados à morte de Villeneuve e também posteriormente ao acidente sofrido por Pironi que o afastou das pistas levou de um momento para o outros Keke Rosberg à liderança do Mundial de Pilotos, note-se que Rosberg vinha fazendo uma época muito regular e por incrível que pareça ainda não tinha vencido nenhuma prova, coisa que faria só uma vez nesse ano, foi talvez um dos campeões com menos vitórias no ano da coroação..

Observem bem este desenho, vejam só como era o interior e a construção destes carros naqueles anos louco onde valia praticamente tudo, desde o efeito de solo, ás suspensões hidro-pneumáticas, etc, cada equipe tinha os seus próprios segredos e truques porque naquela altura o que contava mesmo era chegar em primeiro, sempre...


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment