Friday, October 1, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (34)


Olá a todos.

Voltei de novo ao modelismo! Durante os últimos dias estive ausente das minhas lides modelisticas e já à algum tempo que não publicava nada sobre a construção deste modelo, mas hoje volto de novo a pegar na cola e nas tintas para ver se dou continuidade à montagem deste kit.

Para hoje trago algo muito simples de fazer e mostrar, são as rodas do Tyrrell e aquilo que posso dizer sobre esta sub-montagem é que não ofereceu nenhuma dificuldade de maior, na prática foi só lixar, pintar e dar uns ligeiros efeitos.

Os pneus foram lixados na sua banda de rodagem com lixa #600 para assim conseguir simular um certo desgaste e também para eliminar a marca central decorrente da união das duas metades durante o processo de moldagem.

Depois foram lavados para retirar toda a sujidade que, acreditem, não era pouca e foram deixados a secar.

Um dia depois coloquei os decalques da Pirelli e guardei-os num local seguro, para evitar que a decoração pudesse sair, depois fui terminar as operações no resto dos componentes.


Como é óbvio, os outros componentes são as jantes, estas foram totalmente lixadas, depois receberam uma camada de primário e estavam prontas para a pintura.

Aqui foi onde me surgiram algumas dúvidas pois o manual de instruções dizia para se pintar as mesmas com uma mistura de várias tintas da Tamiya em várias proporções, neste caso a mistura seria feita com as seguintes referências: XF-9 (duas partes), X-18 e X-12 (uma parte de cada).

Para efeitos de teste resolvi misturar as tintas e o resultado final foi um tom muito esquisito que não sei quase descrever, talvez um dourado avermelhado escuro...

Pelas fotos de referência que possuo e que pesquisei exaustivamente não encontrei nenhuma semelhança com o tom que obtive, as jantes para mim eram de um cinza muito escuro, quase preto e assim fiz, pintei as mesmas com preto semi-brilhante.


Mas ainda não tinha terminado, faltava ainda conseguir o efeito cinza escuro; à uns tempos atrás tinha lido num Fórum dedicado ao modelismo de Fórmula 1 como se fazia este efeito e então aproveitei este modelo para por em prática esta técnica muito simples.

Só precisamos de um lápis perfeitamente normal, daqueles que todos utilizámos na escola e lixa.

Nestes lápis a parte que escreve, ou seja, o bico é em grafite e se olharem bem é de um cinzento metalizado muito natural, a única coisa que temos de fazer é passar com o lápis sobre um pouco de lixa para irmos soltando o pó de grafite que se formará devido ao efeito da lixa.

Depois basta passarmos com um dedo por cima deste pó e aplicamos na jante, muito ao de leve e evitando concentrações excessivas nuns pontos e falta noutros e assim, em menos de nada temos umas jantes com o efeito metálico que era bastante comum naquela altura.


Finalmente só faltava colocar os pneus nas jantes...não! Faltavam ainda mais uns pequenos detalhes.

Tinha ainda que dar um ar mais realista a todo este conjunto e foi isso mesmo que resolvi fazer, coloquei pequenas tiras de Bare Metal prateado na jantes para simular os pesos que são utilizados para calibrar as rodas, na mesma altura colei também uns pedaços fio telefónico muito fino para imitar os pipos de enchimento dos pneus, agora só faltava dar um pouco de envelhecimento às marcas nos pneus, pois as mesmas estavam tão brancas que pareciam pneus de um brinquedo.

Bastou para isso dar umas pequenas passagens com um pouco daquele pigmento que utilizei nos  escapes, desta vez não utilizei os azuis e dourados mas sim o terceira cor que serve para simular a sujidade provocada pelo fumo, no final gostei bastante do resultado e espero que também tenham ficado com a mesma sensação que eu: assim parecem mesmo umas jantes e pneus a sério!!

Por hoje é tudo, em breve vou mostrar mais desenvolvimentos na montagem deste modelo pois agora já comecei a parte que todos nós mais gostamos: a montagem!

Aguardem, vão gostar!!


Um bom fim de semana para todos e também, como já é hábito, um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment