Wednesday, October 20, 2010

As Minhas Últimas Aquisições - Tamiya Lotus 79, Lotus 102B


Olá a todos.

Chegaram hoje mesmo, de Hong-Kong, as minhas duas últimas aquisições modelísticas, são dois modelos que vão completar a minha lista de Lotus, sim, eu vou tentar juntar o máximo possível de modelos de três marcas míticas, a Ferrari, a Lotus e a Tyrrell.

Se por um lado, um destes novos modelos que adquiri é já hoje uma verdadeira raridade, não que tenha atingido grandes resultados mas pelo facto da marca que o fabrica ter deixado à muito de o colocar no mercado, o outro foi comprado com o principal intuito de fazer uma conversão muito básica, principalmente ao nível da pintura e dos decalques, só não sabia era que esta conversão estava prestes a sair em forma de um kit novo....

Vamos a eles:

Tamiya Lotus 79


Este modelo foi, como já disse acima, comprado com a principal função de servir de base à versão "Martini" que correu em 1979 tendo como pilotos Mario Andretti que tinha sido o campeão no ano anterior e Carlos Reutmann.

Depois de ter lido e pesquisado muitos Sites e Fóruns da especialidade decidi-me por esta versão da Tamiya em detrimento do modelo da Hasegawa só por uma única razão, este kit é o único que permite fazer as alterações necessárias nos pontões laterais para tranformar o modelo de 1978 no do ano seguinte, as alterações são muito fáceis de executar porque a Tamiya fornece ela própria as peças para o fazer.


A versão "Martini" tinha só uma saída de ar dos radiadores de cada lado ao contrário do modelo do ano anterior que possuia duas ou ás vezes uma de um lado e duas do outro, a contar com estas diferenças de configuração ao longo da época, a Tamiya resolveu incluir nas grelhas das peças uma saída de ar suplementar que permite logo fazer um dos lados do carro de 79, a outra terá que ser ligeiramente cortada para ficar igual à do lado oposto, um trabalho fácil e sem grandes preocupações.


Agora a parte chata, quando comprei este modelo, faz agora quase um mês, estava longe de adivinhar que a Tamiya lançaria a versão "alcoólica" do 79 no salão de Tokyo, agora que já sei da novidade estou um pouco desiludido porque podia ter esperado mais um pouco e assim tinha comprado tudo como devia ser, mas também de qualquer forma acho que vou ter um certo gozo a alterar o kit para o transformar à minha maneira e no final, quando estiver terminado poucos vão notar a diferença, é o que dá as pressas...


Tamiya Lotus 102B


Este era um daqueles modelos que me andavam atravessados na garganta, queria comprá-lo e ao mesmo tempo não, porquê?

Porque a Tamiya deixou de vender este kit à muitos anos e os poucos que se encontravam no Ebay estavam quase todos muito inflaccionados no que toca ao preço, havia verdadeiras barbaridades, cheguei a ver este modelo a ser vendido por 70 Euros, isto base de licitação...


Já tinha praticamente perdido a esperança e também comprado o Lotus 79 que falei acima quando resolvi fazer uma última pesquisa para ver se ainda encontrava algo que valesse a pena comprar ou licitar, uma qualquer raridade que por norma costuma ser quase sempre muito disputadas e atingem verdadeiras fortunas no final dos leilões.


Foi então que encontrei este menino, muito despercebido e com um preço bastante apelativo, a base de licitação começava em 5 Dólares e durava só cinco dias, achei pouco mas lá o adicionei nos kits em observação.

Todos os dias verificava o estado deste modelo, em quanto iam as licitações e para meu espanto só tinham subido dois Dólares, mais uma vez pensei que no último dia é que as coisas iam aquecer e preparei-me para a guerra...

Nos últimos 30 minutos lá estava eu pronto para fazer a minha licitação caso o valor estivesse ao meu gosto mesmo ao fechar, e não é que ficou, não aumentou nada, ninguém pediu absolutamente nada e eu, muito calmamente limitei-me a pedir 9 (no final ficou em 7,95 USD ) Dólares nos últimos 30 segundos e venci!!

Consegui comprar um dos modelos mais raros e procurados da Tamiya por apenas 7,95 Dólares....foi sorte, eu sei mas agora só falta dar-lhe vida, montá-lo e depois colocá-lo em exposição na minha vitrina, junto dos seus amigos, companheiros de pista...


Como podem ver, ando a comprar mais modelos do que aqueles que consigo construir, não deveria ser assim, só devia comprar "mais" um kit quando tivesse terminado o anterior mas isso só consegui fazer no começo, quando tinha juizo, agora não....


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment