Sunday, October 3, 2010

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Audi Sport Quattro S1


Olá a todos.

Nem só de Fórmula 1 vive este espaço, também gosto muito de rallys e mais ainda daqueles de antigamente, dos velhos Grupo B, uma geração de carros que conseguiram ser ao mesmo tempo lindos, rápidos, perigosos e malditos.

O modelo de hoje representa provavelmente a maior excentricidade que já foi fabricada para competir nas estradas de todo o mundo, ele é o expoente máximo dos carros proibidos do Grupo B, é o Audi Sport Quattro S1.

Este modelo surgiu em 1984 como uma evolução natural do Audi Sport Quattro, muito mais suave mas não menos rápido, possuía um motor de cinco cilindros em linha com 2110 cc que debitava cerca de 500cv, uma monstruosidade para as estradas de mau piso...

Outra das principais características deste modelo era a elevada profusão de ailerons e asas que tentavam ajudar o carro a manter-se na estrada, ao mesmo tempo muitas pessoas já começavam a chamar a estes modelos de F1s dos Rallyes.

Logo nos primeiros meses de desenvolvimento venceu o Rally de Sanremo de 1985 com a dupla formada por Walter Röhrl e Christian Geistdörfer, Röhrl foi talvez o único piloto realmente capaz de dominar esta verdadeira bomba, todos os outros tentaram mas faltava-lhes sempre algo.

Com a chegada de mais modelos para lhe fazerem frente, casos do Ford RS200, do Lancia Delta S4, entre outros, os rallys mundiais assistiram a uma escalada de potência que mais dia menos dia iria culminar numa tragédia, não demorou muito, em 1986, durante o Rally de Portugal acontece o esperado, um acidente que veio dar razão a todos aqueles que diziam que estes carros eram perigosos demais e assim, com um motivo bem válido baniram os carros de Grupo B, para sempre...

Digam lá que não era lindo?


Em breve colocarei aqui mais desenhos destes exemplos de potência pura.


Um abraço a todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment