Olá a todos.
Dando continuidade ao último Post, vou mostrar hoje mais um pequeno avanço muito semelhante ao que expliquei anteriormente onde mostrei como consegui aplicar papel prateado que é utilizado nos maços de tabaco para simular os "heat shieds" que existem em várias zonas dos modelos com a função de proteger as zonas mais sensíveis dos calor provocado pelos escapes e também pelo motor.
Estas peças que vou mostrar hoje são todas elas partes integrantes das carenagens e da monocoque, tive que esperar mais um pouco para poder efectuar este tipo de trabalho porque tinha envernizado as mesmas e ainda não sabia se o verniz já estava completamente seco.
Na monocoque voltei a utilizar a mesma técnica do "Post-it" para conseguir desenhar o molde que iria ser colocado na zona traseira do depósito de combustível, este tipo de desenho não ofereceu nenhuma dificuldade porque era muito plano, quase todo em linha recta e só tive que colar o parte autocolante do papel na base da peça e depois desenhar os contornos com uma lapiseira com uma mina muito afiada.
Se repararem bem no "Post-it" dá para ver que foi dobrado ao meio, foi a maneira que arranjei para rectificar o desenho e também para o cortar visto esta peça ser completamente simétrica, assim, ao dobrar o papel consegui que ficasse igual dos dois lados não necessitando de fazer rectificações posteriores que pudessem deixar o molde mais pequeno de um lado em relação ao outro.
Depois foi só repetir os mesmos passos que já tinha feito para o fundo do carro: colar o "Post-it" na prata do tabaco, cortar com um X-Acto muito bem afiado e finalmente colar no devido lugar com a ajuda sempre útil da Super Cola 3.
Para a carenagem do motor o trabalho ainda se tornou mais fácil porque poderia utilizar o molde que tinha sido feito de inicio para o fundo do carro.
Se repararmos bem o desenho da zona superior é perfeitaente igual à base do carro e a única preocupação que tive foi a de prolongar mais um pouco a parte que ficará pro cima do motor, onde a carenagem curva para cima e faz aquele compartimento para albergar a entrada de ar, depois foi só desenhar as laterais, trabalho muito fácil até porque se tratavam de dois rectângulos que só tinham um ligeiro recorte na zona traseira, onde a carenagem começa a subir ligeiramente para se adaptar ao desenho do fundo do Tyrrell.
Para completar o trabalho precisei ainda de dar um pouco de tinta cromada, aplicada a pincel nas zonas de união entre as laterais e a parte superior da carenagem para disfarçar quaisquer intervalos que pudessem ter ficado durante a aplicação do papel prateado.
Finalmente tínhamos ainda que fazer todo este processo nas pequenas carenagens traseiras que ficam colocadas mesmo na final do carro, junto dos escapes e da transmissão, são duas peças muito pequenas, com um desenho muito intrincado, com muitos recortes que servem para dar passagem aos vários braços da suspensão e aos veios de transmissão.
Como gostei da técnica do "Post-it" voltei a utilizá-la de novo para desenhar os moldes, foi um trabalho um pouco complicado devido ao facto das peças serem muito pequenas e terem um formato curvo, demorei muito tempo a desenhar o primeiro molde porque o papel autocolante estava sempre a descolar-se e perdi por isso alguns minutos a tentar fazer um desenho aceitável.
Depois foi repetir os mesmos passos já explicados só com a agravante que quando chegasse a altura de colar os pequenos pedaços de papel no seu devido lugar tinha que ter muita atenção para não errar a sua posição final, se o fizesse podia correr o risco de ficar com os canais de passagem ligeiramente tapados e com outras zonas das peças se a protecção aplicada, afinal estava a utilizar Super Cola que como todos sabem seca muito rápido e qualquer erro era logo a morte do artista, e isso não podia acontecer agora, quase no final...
Pronto, já tenho mais um capítulo terminado, agora, a partir dos próximos artigos já vamos poder ver este modelo a ser (finalmente) construído, já falta pouco, quase nada, daqui por uns dias, quando menos dermos por isso já estarei a colocar aqui as fotografias do Tyrrell 020 terminado.
E para me repetir mais uma vez: já sabem, se tiverem qualquer dúvida ou pergunta que me queiram fazer não hesitem, mandem-me um E-mail (o endereço está lá em cima, no meu perfil) ou então podem sempre fazê-lo através de um comentário.
Um grande abraço.
Pedro Costa
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