Friday, October 15, 2010

Youtube F1 Onboard - Didier Pironi em Hockenheim


Olá a todos.

A principal função desta rubrica é mostrar como os pilotos de antigamente conduziam os carros de outrora nos circuitos do passado.

Quase todos os circuitos que tenho mostrado aqui já sofreram alterações com o intuito de os tornar mais seguros, outros sofreram ligeiras actualizações que de qualquer forma lhes alteraram um pouco do traçado, outros ainda há que foram totalmente mutilados e já quase nada sobra do traçado original, sempre em nome da competitividade que nunca apareceu, o exemplo de hoje é um desses, um circuito que era uma ode à velocidade tornou-se uma coisa sem sal nem cor, o circuito de hoje é o Hockenheimring, na Alemanha.


Este circuito era justamente conhecido pelas suas duas longas rectas (com quase 2,5 kms cada uma) que separavam o azeite da água no que tocava à velocidade máxima dos veículo, era sempre preciso uma afinação com muito pouca asa e relações de caixa bastante longas para se poder espremer todo o sumo do motor.

Uns anos depois, o traçado original foi ligeiramente alterado e foram colocadas duas chicanes, uma em cada recta para se conseguir diminuir um pouco a velocidade máxima, no final de contas os carros agora aceleravam durante 1 km e pouco depois travavam ligeiramente, faziam a chicanes e tornavam a mergulhar em mais 1 km de recta. Estas alterações foram feitas após o acidente que provocou a morte de Jim Clark durante uma prova de F2.

Mesmo assim esta pista não perdeu a sua espectacularidade, e, como vamos poder ver neste vídeo, Didier Pironi, a bordo de um Tyrrell 008 dá algumas voltas pela pista durante os treinos livres para o GP da Alemanha de 1978 e a partir de metade do filme reparamos que ele já acelera a fundo e mesmo assim é notória a diferença de velocidade para os pilotos que seguem à sua frente, são dois carros equipados com motores "Flat 12", um Brabham BT46 e um Ferrari 312T3, reparem como Pironi se aproxima deles nas travagens para as curvas mas imediatamente a seguir perde aceleração quando as rectas começam, era aqui que se ganhavam as provas, com talento e velocidade pura e não com jogadas de bastidores ou tácticas de "pit-stop".




Ninguém sabia, nem Pironi, mas seria nesta pista que, anos mais tarde acabaria por sofrer um grave acidente que lhe retiraria qualquer hipótese de voltar a competir na categoria máxima, foi em 1982, a bordo de um Ferrari 126C2...o resto já todos sabem...


Um grande abraço e um excelente fim de semana para todos.

Pedro Costa

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