Olá a todos.
Reflexo da crise económica ou não a verdade é que o "2010 All-Japan Mokei Hobby Show", mais conhecido no resto do mundo por Tokyo Hobby Show foi uma verdadeira desilusão no que toca ao lançamento ou anúncio de novos modelos na temática automóvel.
Quase todos os entendidos, interessados e modelistas em geral esperavam que esta fosse uma feira onde as principais marcas apresentassem os seus principais cavalos de batalha para o ano que vem, ao mesmo tempo eram também aguardados os lançamentos de novos modelos, verdadeiras bombas no bom sentido da palavra.
No final de contas a desilusão foi maior ainda quando se percebeu que só a Tamiya é que tinha algo para mostrar e mesmo assim não se tratavam de novidades, só relançamentos de kits antigos que já eram pedidos por todos nós à muitos anos.
Nem a Hasegawa nem a Fujimi apresentaram os seus novos modelos e mais grave ainda, a Fujimi nem sequer levou para a exposição o Lotus 97T que promete ser um Best-seller no ano de 2011, não se compreende porquê, só os Japoneses é que podem saber e mesmo assim parece-me que não lhes anda a passar nada de bom pelas ideias.
Vamos então aos únicos motivos de interesse, por parte da Tamiya:
Lotus 79 "Martini" 1979
Depois de ter lançado no ano passado a primeira versão deste modelo com a decoração da J.P.S. e que representava o carro com que Mario Andretti foi campeão em 1978, eis que agora a Tamiya lança o modelo que correu na temporada seguinte, o mesmo Lotus 79 só que desta vez com a decoração da Martini.
É um modelo quase igual ao antecessor onde, tirando a decoração podemos também descobrir mais algumas diferenças como é o caso das jantes de quatro braços (seis no modelo anterior) e também as saídas de ar dos radiadores laterais que desta vez não vêm divididas em duas partes cada uma.
Para além disto também o aileron dianteiro é ligeiramente diferente mas no resto do conjunto é praticamente tudo igual, soma-se também à lista de diferenças a inclusão de uma figura para representar o piloto e respectivos decalques para transformar em Mario Andretti ou Carlos Reutmann.
McLaren M23 1/20 1976
Este modelo pode-se considerar quase uma novidade pois já era esperada a sua reedição à longos anos, finalmente a Tamiya ouviu as preces dos modelistas e volta a colocar no mercado o tão ansiado McLaren M23 na escala 1/20 que representa o carro com que James Hunt se sagrou campeão em 1976.
Se por um lado ficamos contentes por podermos dispor de novo deste modelo nas prateleiras das lojas por outros lado ficamos bastante desiludidos com alguns pormenores que fizeram este lançamento um flop...
Se a marca deste vez nos brinda com um belo conjunto de fotogravados para melhorarmos o McLaren por que raio retirou a publicidade da Marlboro da folha de decalques?
Confesso que cada vez fico mais enervado com estas políticas radicais anti-tabaco, se o modelo possuía publicidade a uma tabaqueira em 1976 por que raio em 2010 a sua réplica não a pode possuir?
Querem apagar a história? Enfim radicalismos bacocos que são promovidos por uma série de radicais mal informados sobre a história do mundo e do desporto em geral...
McLaren M23 1/12 1974
Este era outros daqueles modelos que também já eram esperados à muitos anos, o irmão maior do modelo anterior, o McLaren M23 na escala 1/12 e que representa o modelo que levou Emerson Fittipaldi ao seu segundo titulo mundial em 1974.
Mais uma vez vou ter que voltar a repetir aquilo que escrevi sobre a versão 1976, mais uma vez a Tamiya dá com uma mão e retira com a outra pois, à semelhança do modelo mais pequeno também este kit possui desta vez uma folha de fotogravados de muito boa qualidade e mais uma vez a folha de decalques não traz a publicidade ao tabaco que tornou estes modelos e a própria marca tão famosos no mundo inteiro...why??
McLaren M8A 1/18
Para terminarmos esta trilogia de Tamiyas nada melhor que mais um relançamento de um dos modelos mais bonitos de sempre, o McLaren M8A com que o fundador da marca, Bruce McLaren participou no campeonato CanAm nos Estados Unidos e no Canadá.
É um modelo na escala 1/18, pouco usual nesta marca mas para quem gostar deste tipo de carros isso não vai interessar absolutamente nada pois este modelo ficará bem em qualquer exposição ou vitrina que ninguém se importará com o seu tamanho, é lindo e muito apelativo, a não perder.
Como podem ver, a crise parece que também bateu à porta dos principais fabricantes, não temos novidades, simplesmente reedições de modelos já descontinuados à muito, assim poupa-se dinheiro em moldes novos e faz-se dinheiro à custa dos moldes antigos....sinais dos tempos difíceis.....
Um grande abraço.
Pedro Costa
No comments:
Post a Comment