Olá a todos.
Passou-se mais um fim de semana e como é hábito logo depois vem a segunda-feira, mais uma semana de trabalho que vai começar, mais uns dias em que vamos acordar quase sem vontade nenhuma de sair da cama para irmos para o nosso emprego, fazer as mesmas coisas de sempre, coisas que muitos de nós já fazemos em modo automático.
Mas o bom disto tudo é que na maior parte das vezes, quando chego a casa do trabalho tenho sempre algo à minha espera ( para além do meu gato ), tenho o meu modelismo que na maior parte das vezes me serve de escape e de calmante, de panaceia, para esquecer todo o stress de mais um dia de trabalho.
Outras vez há em que só consigo fazer algo durante os fins de semana, esta semana que passou foi disso um exemplo, praticamente não consegui fazer nada durante os dias que passaram mas neste último fim de semana consegui uma saborosa desforra, consegui preparar mais uma série de peças para dar continuidade à construção do Tyrrell 020.
Vamos aos meus últimos avanços:
Desta vez escolhi as peças completamente ao acaso, olhava para as grelhas e ia escolhendo aquelas que me pareciam mais fáceis de trabalhar ou então as que tinham menos defeitos ou que precisassem de poucas correcções.
Na primeira imagem podemos ver algumas das peças que fazem parte do habitáculo, são elas: o volante, o painel de instrumentos, a alavanca das velocidades e o "tablier" (chamei-lhe assim porque não encontrei um nome melhor...)
Estas peças não apresentaram dificuldades de maior, não tinham marcas de injecção ou pinos de ejecção em locais que ficassem visíveis após a montagem, por isso bastou dar umas pequenas passagem com lixa para ficarem praticamente perfeitas.
Esta fotografia mostra um conjunto de peças que provavelmente serão reconhecidas por todos, são os radiadores de água de arrefecimento do motor, mais uma vez não apresentaram dificuldades de maior, e por isso, à semelhança das peças que estão na imagem anterior, foram também ligeiramente lixadas para retirar alguma imperfeição que me pudesse ter escapado na observação que fiz a olho nu.
A terceira peça que aparece na imagem é o tanque de expansão ou compensação de água, este elemento irá posteriormente ser colado num dos radiadores, neste caso, o do lado direito.
Aqui, também acho que não preciso de explicar que componentes são, mas de qualquer maneira cá vai: são os amortecedores traseiros, no caso destas peças o trabalho já foi um pouco mais puxado, basta dizer que na operação de limpeza de todas aquelas que já mostrei até agora, demorei muito menos tempo do que aquele que foi necessário para corrigir estas duas.
Estavam muito irregulares, tinham muitas marcas de injecção e também se notava bastante a costura que é feita aquando da união dos moldes.
O trabalho foi o mesmo de sempre, limar as zonas mais salientes, depois passar lixa nessas mesmas zonas com o propósito de suavizar as superfícies.
Estas peças provocaram-me um pouco de receio devido ao facto de serem bastante frágeis, principalmente na zona que une o topo do amortecedor ao braço da suspensão, mas no fim correu tudo bem.
Por fim, já depois de ter trabalhado bastante nos amortecedores, escolhi algo bem simples, que não desse muito trabalho até porque já tinha as mão a doer, não só de tentar segurar as peças com o maior cuidado como também devido ao tempo que passei a mexer nos utensílios necessários à correcção dos defeitos, principalmente o X-Acto.
Para terminar o dia escolhi a centralina ou principal central electrónica de comando do motor, este pequeno componente estava quase perfeito, limitei-me só a retirar as rebarbas que sobraram depois de ter cortado a peça da árvore e pouco mais, para terminar dei uma passagem muito ligeira com a lixa e estava feito, já podia descansar as mãos.
Por hoje é tudo, brevemente trarei mais novidades por isso já sabem, aguardem com expectativa porque cada dia que passa vou-me aproximando cada vez mais da melhor parte: a pintura.
Até lá, um grande abraço para todos.
Pedro Costa
No comments:
Post a Comment