Olá a todos.
No último capítulo falei essencialmente da asa dianteira, expliquei da melhor maneira que consegui todos os passos que foram necessários para melhorar as peças que a compunham, foi um trabalho fácil e muito reconfortante não obstante ter tido que limpar e beneficiar algumas das peças de uma forma bastante intensa.
Hoje vou mudar completamente a orientação e vou passar a explicar e a mostrar também todo o trabalho que foi efectuado na asa posterior, no aileron traseiro e também em duas pequenas peças da carenagem que fazem parte da zona traseira do modelo, junto ao motor.
A asa traseira é composta por cinco peças, sendo duas delas os topos laterais da mesma e as restantes representam as próprias asas, são peças muito bem moldadas, sem empeno ou defeitos que nos levem a ter que trabalhar um pouco mais.
A primeira operação que tive que fazer foi observar muito bem todas as peças para tentar detectar as zonas que precisariam de melhoramentos, e havia, as asas, apesar de estarem muito bem formadas tinham as sempre chatas marcas de injecção e também de ejecção mas desta vez estavam colocadas em zonas bastante acessíveis, sempre na zona inferior das mesmas, algumas delas eram salientes ao passo que outras eram as já habituais "covas".
A solução foi preencher as falhas com umas pequenas gotas de Super Cola e depois lixar tudo muito bem até não se notar a diferença entre as superfícies, no caso das zonas que estavam salientes foi adoptada uma técnica diferente, primeiro passei com uma lima muito fina para conseguir desta forma retirar o excesso de plástico e depois lixar com lixa #600, esta operação foi realizada antes de limpar as zonas que tinham Super Cola, desta forma consegui que toda a superfície ficasse igual, sem desníveis ou ondulações.
No caso dos topos laterais, o trabalho foi muito semelhante, preenchi e limpei as zonas que estavam defeituosas, depois, no lado exterior da peça resolvi eliminar dois pinos que existiam e que tentavam recriar os rebites que serviriam para fazer e afinar as asas no modelo real, estes dois pinos estavam muito mal dimensionados, eram muito grossos.
Por isso, depois de muito pensar resolvi retirá-los e nos seu lugar fazer dois pequenos furos de 1mm, estes furos não atravessavam a peça de um lado ao outro, eram só para servir de referência no futuro, pois irei substituir os rebites que retirei por peças em fotogravado, e assim, desta forma conseguirei saber depois de ter a peça pintada onde ficavam os pinos que tinha retirado.
Depois de ter limpo todas estas peças tinha chegado a hora de as colar de maneira a conseguir montar a asa na sua totalidade, desta forma não só ficaria com a peça já pronta para pintar como também a mesma ficaria muito melhor proporcionada, se tinta acumulada nos peças que servirão para unir as mesmas.
Foi um processo um pouco complicado devido ao facto de ter que conseguir uma perfeita esquadria entre os topos e as asas, além do mais tinha que colar peça a peça, ou seja, primeiro colei a asa inferior a um dos topos, verifiquei o seu alinhamento, quando tive a certeza que as peças faziam um ângulo de 90º entre elas colei então o outro topo, verifiquei de novo o alinhamento e depois deixei secar por uma hora.
Depois desta primeira fase bastante importante no alinhamento final colei então a asas intermédia e depois a superior, foi um trabalho muito mais rápido devido ao facto de já ter uma base de comparação e alinhamento feita, a peça ficou com muito bom aspecto como comprovam as imagens imediatamente abaixo:
Com a asa traseira terminada houve tempo ainda para trabalhar em mais duas pequenas peças, são dois elementos da carenagem traseira que ficam colocados mesmo no final do carro, junto à suspensão traseira e também ao motor, estas peças possuem uns canais que servem para os braços da suspensão e também os veios de transmissão fazerem a passagem do compartimento do motor até ao exterior do veículo.
Estas peças também possuíam dois pinos bastante grossos na sua zona interior, estes elementos serviriam para fixar estas peças à caixa de velocidades, mas a sua dimensão era tão fora de escala que resolvi retirá-los para mais tarde os substituir por dois tirantes em metal muito mais fino.
Do lado exterior, à semelhança da asa traseira também existiam dois pinos que tinham por função simular rebites, estas saliências foram também retiradas, no seu local foram feitos os mesmo furos de referência para mais tarde conseguir saber a sua posição real quando chegar a altura de colocar os fotogravados em metal.
De resto estas peças também não apresentaram dificuldades de maior, tinham só uma marca de injecção cada uma que foi facilmente removida com o auxilio de lixa, no fim de todo este trabalho voltei a fazer uma inspecção muito cuidada para verificar se me tinha passado algum pormenor em claro, como tudo estava bem faltava só fazer a habitual passagem com lixa #1000, desta vez com água, e assim dei por terminado mais um pequeno grande passo.
E assim termina mais um capítulo, este modelo está a ser bastante fácil de preparar, já faltam muito poucas peças para começar a fazer aquilo que eu gosto mais, pintar com todas as cores que nos são pedidas e que sem dúvida dão uma vida completamente diferente a simples peças de plástico.
Nota: Este fim de semana vou estar ausente, vou dar um pequeno passeio pela zona centro deste lindo País, e pelo meio irei visitar a Exposição de Modelismo que se irá realizar na simpática Vila do Entroncamento, como este ano não consegui participar na "minha" exposição em Almada, vou desta vez levar dois modelos para expor nesta mostra organizada por uma das associações mais queridas deste meio, os "Pikuinhas". Provavelmente, devido a estes factos não irei conseguir actualizar este espaço durante estes dois a três dias mas prometo-vos que assim que regressar o farei, com muitas fotos da exposição e também com os resultados dos Grande Prémio da Europa, disputado em Valência.
Um grande abraço.
Pedro Costa
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