Olá a todos.
Como muitos devem saber, fui recentemente operado, fiz uma pequena cirurgia, nada demais e por isso tenho estado em casa, em recuperação, nestes dias tenho aproveitado para descansar e para recuperar o melhor possível, evitando fazer grandes esforços físicos que possam por em causa todo este período pós-operatório, mas nem por isso tenho deixado de fazer modelismo, sempre que me sinto um pouco melhor aproveito para dar mais um avanço na montagem deste modelo, serve para passar o tempo e também para combater uma certa ansiedade que se instalou depois da intervenção cirúrgica, fruto das sempre complicadas recuperações.
Desta vez dediquei-me à preparação de todas as peças que fazem parte do bico frontal do carro, são várias peças que depois de montadas irão representar o aileron dianteiro e o próprio bico, tal como no veículo original.
São seis peças, todas elas muito bem moldadas e com muitos poucos defeitos, tirando umas marcas de injecção nas partes inferiores das asas e também na partes interiores dos topos das mesmas não tenho muito mais a assinalar, por isso este trabalho iria ser bem fácil de efectuar, até porque as superfícies são bastante direitas, sem muitas curvas.
Na imagem podemos observar as referidas peças já depois de terem sido retiradas da árvore de suporte e colocadas nas posições em que irão ser coladas no futuro, tirando os topos laterais que ficarão na vertical, colados na as inferior, tudo o resto ficará mais ou menos como a imagem documenta, de cima para baixo temos o bico do carro, as asas superiores (mais pequenas), as laterais do aileron e por fim a asa principal.
Depois de ter dado uma vista de olhos pelas referidas peças para decidir por qual ou quais iria começar reparei que a união entre o bico e a asa principal estava bastante defeituosa, as peças encaixavam muito bem, até se mantinham agarradas uma na outra sem ser necessário o uso de cola mas o seu principal calcanhar de Aquiles era a pequena zona de união entre as duas, como se pode reparar na imagem existe uma grande folga nessa mesma zona, ficando assim com um buraco bastante inestético ao longo de toda a união.
Este problema tinha que ser resolvido e para conseguir resolver este pequeno grande defeito recorri aquela "putty" que me dá os melhores resultados e com a qual me sinto melhor a trabalhar, a Super-Cola.
Mas antes de colar as peças dediquei-me a corrigir as marcas de injecção que a asa possuía na sua zona inferior pois a mesma tinha três marcas bastante profundas em casa lado da mesma, mais uma vez preenchi os referido buracos com cola, depois deixei secar cerca de uma hora e logo depois foi a vez de colar a asa no bico, uma operação muito fácil de efectuar pois o bico tem um acesso interior, na zona onde encaixa a asa e por onde se pode aplicar a cola sem provocar muitos danos ou escorrimentos.
Quando tudo ficou seco coloquei então a "Putty-Super-Cola" na zona da união das peças, coloquei uma boa quantidade de forma o poder preencher toda a zona não me esquecendo de colocar um pouco também na zona inferior onde existia uma pequena costura que também precisava de ser beneficiada.
Depois disso, o trabalho foi o habitual, lixar as peças, primeiro com lixa #600, especialmente na união do bico com a asas, tentar fazer uma superfície o mais perfeita possível e também disfarçar aquele grande defeito que existia na união das peças, demorei cerca de três horas para fazer este trabalho, mas penso que no fim consegui atingir os objectivos a que me tinha proposto.
Nas imagens abaixo podem-se observar três fotografias das referidas peças já como um todo, a união desapareceu e no seu lugar ficou uma zona bastante perfeita, sem se notar aquela união que existia no inicio e que estragava e muito uma das zonas mais bonitas deste modelo, a sua asa revolucionária.
Uma pequena nota para esta imagem: aqui, nesta fotografia da zona inferior podem-se ver muito bem as marcas de injecção nos topos da asa e também a união das duas peças, já totalmente corrigidas, de referir que este conjunto também já está totalmente terminado, pronto para a fase seguinte.
Quando o trabalho no bico terminou já era bastante tarde e eu próprio já estava um pouco cansado e também num estado de bastante sonolência preferi deixar o resto do trabalho para o dia seguinte.
Logo pela manhã acordei com muita vontade de terminar esta parte do projecto e assim que pude meti mãos à obra, desta vez comecei por algo bastante simples, as duas asas secundárias, estas peças estavam muito bem moldadas só necessitando de uma pequena correcção na sua zona inferior onde, à semelhança da asa principal também estas tinham umas pequenas marcas que precisavam de ser corrigidas, nada demais, desta só foi preciso utilizar lixa e num instante tinha o trabalho terminado.
Não esperei muito tempo e passei logo aos topos do aileron, estes dois componentes têm uma forma um pouco estranha pois apesar das peças serem quase totalmente planas possuem depois uma curva um pouco fora do comum, foi precisamente nesta zona que tive que me aplicar pois as peças nesta zona tinham uma pequena depressão que se notava logo nas primeiras passagens com a lixa.
A solução foi aplicar uma pequena gota de Super-Cola em cada uma e depois passar a lixa muito devagar para não alterar em demasia o formato das curvas, o procedimento foi o mesmo de sempre, primeiro passei com a lixa de grau #600 e depois com lixa "1000, muito mais fina, com a intenção de deixar as peças muito mais suaves.
E estava tudo feito, foram dois dias de trabalho bastante reconfortantes pois o resultado final compensou e bem, agora, finalmente já se pode ver o estado em que ficou este trabalho em relação ao seu começo, basta para isso comparar a primeira imagem das peças ainda antes de começar a trabalhar e agora, já depois de tudo terminado, conseguem ver as diferenças??
Por hoje é tudo, este trabalho está a correr muito bem e também está a ser muito rápido, esta fase da preparação está quase concluída faltando ainda algumas peças mais complicadas, mas com paciência tudo se resolverá, vão ver.
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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