Thursday, June 3, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (7)



Olá a todos.


Hoje volto à carga, ou seja, à construção deste modelo. Como já devem ter reparado, tenho sido um pouco lento na montagem deste kit, se compararem com o tempo que demorei a fazer os outros modelos que muitos de vós já seguiram aqui, notam de certeza que tenho avançado muito pouco, algumas vezes por cansaço, outras por falta de vontade e a maior partes das vezes devido à minha vida bastante agitada.

Não é que não me apeteça fazer mais e melhor mas às vezes, devido ao cansaço e ao stress do meu dia-a-dia simplesmente não me apetece fazer nada, ainda por cima, no caso dos modelistas, uma das piores coisas que se pode fazer é trabalhar sem estar devidamente motivado, não só é perigoso como também pode deitar todo um trabalho de meses por água abaixo.

Por isso, quando se sentirem cansados, sem vontade de fazer este hobbie maravilhoso mas ao mesmo tempo quiserem fazer algo nos vossos modelos simplesmente, não façam! é preferível deixarem para outra altura mesmo que isso implique atrasos na montagem, mas também quem é que faz deste passatempo um contra-relógio? Acho que ninguém, por isso meus amigos, trabalhem sempre com muita calma.

O trabalho que vou apresentar hoje vai parecer, à primeira vista bastante básico, mas não o foi, muito pelo contrário, foi um trabalho que demorou cerca de três dias a concluir e posso dizer que o trabalho que deu é verdadeiramente proporcional ao prazer que senti no final, quando terminei estas "duas" peças.



Estas duas peças, como acabei de dizer agora mesmo, são na verdade quatro e representam os colectores de escape, cada conjunto necessita de duas peças para formar a peça maior.

Para começar tive que limpar muito bem todas as marcas de união dos moldes e de injecção, pois estes colectores apresentavam muitas irregularidades, o processo foi o mesmo do costume, muita lixa de água, lima e também X-Acto quando necessário.

As zonas mais problemáticas eram os espaços entre cada tubo, não só pelo facto de serem de difícil acesso como também pelo elevado nível de defeitos.



Depois de ter limpo todos os defeitos e corrigido as zonas mais defeituosas, chegou a vez de fazer um "Test-Fitting" ou seja, verificar se as peças encaixam bem umas nas outras e se não existem defeitos nesse mesmo encaixe.

Este teste pode ser feito de duas maneiras, podem-se juntar simplesmente as peças com as mão e verificar se está tudo bem ou então pode-se fazer aquilo que muitos modelistas aconselham:

Aplicar um pouco de cola branca, utilizada para colar madeira, nas peças a unir, colá-las e depois de verificar se não existem problemas de maior, podem-se descolar muito facilmente e lavar com água abundante para retirar os restos de cola, esta técnica tem a vantagem de nos permitir visualizar as peças sem as estarmos a segurar e tem a vantagem da cola que utilizamos não atacar o plástico e melhor ainda, ser bastante fácil de retirar.



Ao juntar as peças verifiquei que nem tudo estava bem pois a zona de união dos colectores ou das duas peças ficava muito larga, com um espaço muito grande, tinha que fazer algo para corrigir este defeito.

Utilizei a minha fiel "Super Cola3" ou Cianocrilato como betume, pois para além de permitir tapar buracos nas peças também nos facilita a colagem, eu costumo utilizá-la para tapar defeitos ou marcas de injecção.

Deixei a cola secar umas horas, e depois de verificar se estava tudo bem passei à fase seguinte, corrigir a zona de colagem de modo a não se notar nada, nem um pequeno defeito, para isso voltei a servir-me dos mesmos utensílios...lixa....X-Acto...lima e, a pouco e pouco fui limpando toda a zona, sempre com muita calma, ao mesmo tempo apercebi-me que os escapes não tinham saídas, eram praticamente planos no seu topo final, para abrir o furo de saída utilizei brocas com várias medidas tendo o cuidado de começar com uma bastante fina e gradualmente ir aumentando o diâmetro do furo.



No final, quando achei que já tinha conseguido fazer uma boa correcção de todos os defeitos destas peças ( que eram bastantes ) chegou a vez de dar mais uma passagem com lixa de água, desta vez com lixa fina de grão #1000, esta última passagem serviu para aperfeiçoar as superfícies para, no futuro receberem o primário.

No fim de vários dias de trabalho, bastante desafiante diga-se consegui que as peças ficassem com o aspecto que estas duas últimas fotografias ilustram, dois conjuntos de escapes, bastante perfeitos e sem se notar nenhum defeito ou união de colagem, gostei!



Por hoje é tudo, espero que o artigo de hoje tenha sido do vosso agrado, tentei explicar o melhor que consegui todos os passos que dei no tratamento destas peças e, se por acaso ficaram com alguma dúvida ou quiserem perguntar-me algo, não hesitem, escrevam-me, terei o maior prazer em esclarecer todas as dúvidas que possam existir.


Um grande abraço.

Pedro Costa

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