Friday, June 11, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (10)


Olá a todos.

Terminou mais uma semana de trabalho, daquelas que nos fazem ficar cansados só de pensarmos na rotina que são as nossas vidas, levantar todos os dias à mesma hora, fazer as mesmas coisas, chegar ao trabalho e fazer o mesmo do dia, da semana, do mês anterior, enfim, levamos a vida como autênticas máquinas, sem mudar nada.

Mas muitos de nós não são assim, quase sempre aso fim do dia, já em casa arranjamos sempre maneira de fazer algo diferente todos os dias, sim, o modelismo não tem rotinas, cada peça é diferente da anterior, cada kit começado é o oposto daquele que terminámos.

E assim foi, esta semana, todos os dias depois de jantar, sem falta, fui dando mais uns avanços na preparação deste modelo, limpei mais peças, corrigi erros em outras, todos os dias um trabalho diferente:


Comecei por limpar estas duas peças que se vêm na imagem, são as entradas de ar para os radiadores, cada uma destas peças vai ficar localizada num dos lados da monocoque, não apresentaram dificuldades de maior, limitei-me a retirar os pinos que as mesmas traziam para encaixar no fundo do carro porque como expliquei anteriormente aqui , tinha tapado os furos para o encaixe dos mesmos.

De resto não tenho muito mais a apontar a este conjunto a não ser o facto de ter dado o habitual tratamento com lixa para tentar alisar ao máximo as superfícies.


Logo depois, no mesmo dia aproveitei e preparei também estas duas pequenas pecinhas, são os veios de transmissão, o único defeito que tinham eram as marcas de injecção mesmo no meio da peça e também as sempre irritantes costuras dos moldes, aquelas zonas que ficam salientes precisamente onde as duas metades dos moldes se encontram durante o processo de enchimento.


Um dia depois lembrei-me de tratar também das peças que fazem parte do conjunto de admissão de ar / gasolina, nesta imagem conjunta temos as "vuvuzelas" de admissão juntamente com a rampa de injecção, estas peças já tinham também sido mostradas anteriormente num artigo no qual expliquei como tinha preparado o bloco do motor, na altura tinha-lhes dado uma pequena passagem com lixa só para retirar alguns restos das ligações às sprues, e desta vez foi só continuar mais um pouco, muito pouco mesmo, com o trabalho do costume...lixar.

A rampa de injecção

As cornetas de admissão de ar


No dia seguinte cheguei a casa um pouco estafado e só fiz isto que se vê na imagem, limpei duas das peças mais pequenas deste kit, o farol traseiro e o radiador de óleo, este modelo começa já a irritar-me pelo facto de ser tão perfeito, eu esperava algo mais difícil de trabalhar até porque os modelos de carros de Fórmula 1 feitos pela Tamiya nesta época eram bastante pródigos em defeitos, mas mais uma vez, nada, tudo muito bem moldado e quase a roçar a perfeição.


Para terminar, uma peça bastante fácil de trabalhar, muito plana e sem nenhum defeito a assinalar, neste caso limitei-me da dar uma passagem geral com lixa #1000 para a peça ficar um nadinha rugosa e aceitar o primário muito melhor desta forma, depois de ter preparado todas estas peças voltei a dar-lhes mais uma lixadela, desta vez debaixo de água para conseguir suavizar algumas marcas que pudessem ter ficado mais irregulares.


Por hoje é tudo, vocês já sabem mas nunca é demais repetir, se tiverem qualquer dúvida não hesitem em contactar-me!


Um grande abraço.

Pedro Costa

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