Olá a todos.
Hoje é o último dia deste mês, nestes últimos 30 dias consegui bater mais um recorde pessoal e um recorde também do Blog, consegui escrever 40 posts , sim 40, isto significa que houve vários dias que postei mais que uma vez, cheguei até a colocar quatro artigos no mesmo dia, algo a que não estava habituado, isto deve-se ao facto de ultimamente estar com alguma disponibilidade para o fazer mas no futuro haverá dias ou semanas em que provavelmente não escreverei nada, tudo isto fruto da minha vida profissional que me obriga a ausentar por largos períodos de tempo.
Para fechar o mês em beleza nada melhor que um artigo sobre a construção do Tyrrell 020, neste caso o 15º.
Desta vez o objecto do meu trabalho foi a carenagem traseira ou o capot motor, esta peça é bastante volumosa, tal como a original e está muito bem moldada, não tenho irregularidades de maior no seu exterior, só possuía um pequeno empeno nas zonas que fazem o contacto com a monocoque, nada que um pouco de lixa não corrija.
A peça principal
No interior a coisa já muda de figura, esta peça tem muitas marcas de injecção na parte de dentro, todas elas de grande dimensão e com um diâmetro muito elevado, para além destas marcas serem bastante largas têm também o inconveniente de serem muito fundas, por isso resolvi preenche-las com Super Cola 3, tive que aplicar a mesma em várias etapas deixando secar muito bem entre cada uma, depois de tudo muito bem seco foi só lixar, com muito cuidado e corrigir assim estes defeitos bastante pronunciados, o resultado final foi bastante bom.
A carenagem traseira juntamente com as peças que representam as duas saídas de ar dos radiadores.
Após este primeiro trabalho de correcção do interior passei à fase seguinte, nesta carenagem existiam para além da peça principal mais duas pequenos acrescentos, estas peças são as saídas de ar dos radiadores laterais e têm que ser coladas na peça mãe, sei por experiência própria que muitas vezes estas uniões não ficam bem feitas, pode acontecer ficar uma folga entre as peças, por isso tive que ter muito cuidado, colei muito bem as duas peças com o cuidado de não deixar nada desalinhado ou torto pois daí poderia advir um empeno geral desta peça bastante grande que iria comprometer o resultado final.
As saídas de ar de arrefecimento.
A colagem correu conforme o previsto, mas depois de um olhar bem atento reparei que ficaram pequenas imperfeições nas zonas de união, ou seja, uma depressão no plástico que fazia a peça ter um formato bastante estranho, para corrigir este defeito servi-me da já habitual Super Cola e depois de deixar secar esta zona foi só lixar com lixa de grau #600, quando terminei já não se notava nada aliás, a peça parecia um todo, nem se notava que tinham existido colagens.
As peças já totalmente coladas na carenagem principal e também já lixadas.
Para conseguir ter a peça acabada ainda faltava lixar todo o exterior, e assim foi, este trabalho foi muito rápido, cerca de meia hora pois a qualidade geral desta carenagem era bastante elevada, mesmo para a idade do Kit e para os parâmetros da altura em que o mesmo foi moldado em plástico.
Quando peguei nesta peça pela primeira vez fiquei logo com uma sensação estranha, desconfiei que iria ter muito trabalho para conseguir fazer algo de jeito mas enganei-me, foi um trabalho muito simples de realizar, muito rápido e melhor que tudo, muito reconfortante, correu tudo bem e o resultado final valeu bem a pena.
Uma vista da zona traseira da carenagem, já terminada.
A zona interior, nela podem-se notar as várias marcas de injecção e o seu tamanho também, como podem ver, eram enormes...
Por hoje é tudo, espero que tenham gostado deste artigo, tentei ser bastante sucinto para evitar que as explicações se tornem longas, chatas e cheias de termos técnicos, afinal este espaço serve acima de tudo para ensinar modelismo e não para complicar.
Um grande abraço.
Pedro Costa
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