Wednesday, June 2, 2010

Post numero 300 - Lembranças do Começo da Mania...



Olá a todos.

Hoje atingi mais um marco nesta aventura que chamei "Mania dos Carrinhos", atingi a 300ª postagem aqui neste espaço, tudo isto em pouco mais de um ano, sei que poderia ter muitos mais artigos escritos mas por vezes existem motivos de força maior que nos impedem de fazer mais e melhor, neste caso, o meu, aquilo que me afasta mais da escrita diária e frequente é algo contra o qual não posso lutar, a minha vida profissional.

Nestes últimos meses tenho-me ausentado por longos períodos de tempo e nessas alturas é quase impossível, senão mesmo impossível de todo, actualizar este espaço.

Mas mesmo assim penso que tenho conseguido cumprir com os objectivos a que me propus quando inaugurei este espaço, fazer deste Blogue uma página de referência para todos aqueles que gostam de modelismo automóvel, poderia estar muito melhor ou mais completo, eu sei, mas também sei que vou fazer tudo por tudo para melhorar este Blog para que todos aqueles que me visitam se consigam sentir em casa, tanto no espaço cibernético, como nas próprias palavras que vos levo sempre que posso.

No ano passado quando atingi aquela que para mim seria a primeira meta, o Post nº 100, escrevi aqui (visitem, pois acho que é um dos melhores textos que escrevi na vida )um texto que explicava como começou esta mania que tenho por tudo o que sejam miniaturas de automóveis, estáticos, pois claro!

Não acho piada nenhuma aqueles que consideram os modelos tele-comandados como sendo também modelismo! Não senhor, modelismo, é tudo menos isso, é que se quiserem saber a diferença basta clicarem no topo do Blog, do lado direito, na rubrica chamada " Os Carrinhos em Construção" e, aí poderão ver o que é o verdadeiro modelismo, mas vamos mudar de assunto...

À uns dias atrás, enquanto arrumava uns caixotes com coisas velhas e que estava esquecido à anos na minha arrecadação da cave deparei-me com uma daquelas coisas que nos fazem aflorar lágrimas aos olhos.

Encontrei um catalogo de miniaturas datado de 1987, naqueles idos anos, eu era um jovem que começava a dar os primeiros passos neste hobbie, e na altura tentava beber toda a informação que pudesse sobre os kits e miniaturas que existiam no mercado, e este catalogo, lembro-me como se fosse hoje, foi-me enviado por uma loja da cidade do Porto, no norte de Portugal, após eu ter enviado uma carta a pedir o mesmo, a loja chamava-se "Bazar Brochado", hoje em dia acho que esta loja já desapareceu, fechou provavelmente.

Quanto ao catalogo, o mais engraçado é que esta marca que hoje se pode considerar um gigante das miniaturas à escala 1/43, naquela altura estava a começar a dar os primeiros passos, a marca era a conhecida "VITESSE", que hoje já não se encontra em mãos Portuguesas, é pena , foi o custo de ter-se tornado uma grande marca, reconhecida em todo o globo.

Mas dando continuidade à minha grande relíquia, este catalogo de 1987, tinha eu 15 anos na altura, mostra-nos as novidades que este fabricante iria lançar no mercado e também aqueles modelos que já eram uma referência na escala 1/43, muito bem construídos e fieis.

Foi por causa destas miniaturas que comecei aquilo que hoje não quero parar, o MODELISMO!

Fiquem com as imagens que scaneei hoje de tarde, e se puderem recordem aqueles tempos, quem quiser também pode chorar!

A Capa.


Na primeira página podíamos encontrar vários tipos de modelos:BMW´s e Chevrolet´s Corvette.


Nas Páginas 2 e 3, uma extensa colecção de Mercedes.


As páginas 4 e 5 eram totalmente dedicadas aos camiões Saurer (ainda hoje não sei muito bem o que são...).


Como não poderia faltar, a página 6 era totalmente dedicada aos míticos Ferraris, logo ao lado, na pág. seguinte tínhamos os Britânicos Austin Healey e os Triumph.


Mudando outra vez de Continente, logo de seguida tínhamos, na Página 8 os Cadillac´s da era 1950-1953, a seu lado, já de volta à Europa estavam os Porsches 911.


Nas quatro páginas que se seguiam, estavam as novidades para o ano de 1987, neste caso ainda sob a forma de desenhos, muito bonitos.
Os que fãs da marca poderiam esperar de novo eram: Mais duas versões de Cadillac´s, as estreias da Chrysler e da Volkswagem, neste caso através do popular "Carocha" e por fim mais uma série de Chevrolet´s.




No capítulo do desporto, as hostilidades abriam com um dos carros que pululou no meu imaginário durante anos, o Lancia 037, um dos carros de Rally mais bonitos de sempre ( para mim...), eram duas páginas dedicadas a este modelo.


Logo depois, as páginas que eu mais lia e relia, duas folhas completamente carregadas de Porsches 956 e também de alguns 962, já repararam quantas versões já existiam na altura?


Voltando à temática dos Rallies, nestas duas páginas encontravam-se o passado e o futuro dos Rallyes, em várias decorações tinhamos do lado direito, o velhinho Opel Manta 400 de tracção traseira e do lado oposto encontrava-se o último grito da especialidade, o Peugeot 205 Turbo 16 de tracção integral, aquela bomba!


Por fim, já no final do catalogo apareciam-nos mais dois desenhos, eram mais novidades para o anos seguinte, estas tinham ficado para o fim, eram surpresa, a Vitesse ia lançar o carro de Rally do momento, o Lancia Delta.
Na última folha estavam alguns dos prémios que esta jovem marca já tinha conseguido ganhar além fronteiras.


Depois de tudo isto, esta marca cresceu, cresceu e tornou-se vítima do seu próprio crescimento, foi comprada por estrangeiros e ainda hoje continua a produzir, ainda bem, para o Modelismo e também para aqueles jovens que estão agora a dar os primeiros passos neste hobbie, como eu já o fiz também, em 1987...


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment