Olá a todos.
Conforme prometi da última vez que falei sobre este modelo, hoje vou começar uma nova etapa, ou melhor, vou continuar a fazer o mesmo trabalho que tenho feito até aqui, limpeza de peças e beneficiações gerais às mesmas, para retirar todo o tipo de imperfeições que possam conter, só que desta vez já não vou estar fixado na zona posterior do modelo, no motor, onde passei os últimos tempos, agora vou-me deslocar para a frente do carro, e vou começar por limpar todas as peças que fazem parte do conjunto da suspensão dianteira e também da direcção.
Comecei por fazer uma observação bastante cuidada destes componentes para descobrir os locais onde teria que ter mais trabalho e também qual a maneira mais fácil de segurar nas peças sem quebrar nada, pois as mesmas são muito frágeis, são no fim de contas uns braços muito finos que estão ancorados numa peça central que faz o suporte da suspensão.
Na imagem de cima temos os conjuntos que representam os braços da suspensão, a peça da esquerda é o conjunto inferior e a da direita o superior, podem observar que são no fim de contas quatro conjuntos de triângulos acoplados a uma bloco central mais forte, o ponto mais fraco destas peças è precisamente a zona de união entre os triângulos e o centro da peça, são uns tirantes muito finos que se podem quebrar a qualquer altura se não forem tomadas as devidas precauções.
O trabalho que executei nestas peças foi o habitual, removi as marcas de injecção e também de ejecção. que por sinal nem eram assim tantas, e as que existiam estavam bastante acessíveis, não colocando muitas dificuldades neste trabalho, depois disso tive também que limpar muito bem as sempre irritantes costuras que se formam quase sempre no meio das peças, na zona onde as duas partes do molde se costumam encontrar, o método utilizado foi o mesmo dos últimos capítulos, limar onde era necessário, encher as depressões de "putty" e depois lixar muito bem com lixa de grão #600, no final, quando tudo já estava ao meu gosto voltei a fazer uma passagem com lixa #1000, desta vez com água.
Na imagem logo abaixo podem ver o resultado final desta operação, não se notam irregularidades nas peças, esta fotografia foi tirada com a peças encaixadas uma na outra, da mesma forma que ficarão no final, quando já estiverem pintadas e coladas, por enquanto estão só assim para efeitos de imagem.
Depois de ter limpo as peças que falei anteriormente dediquei-me a fazer o mesmo a outras duas que fazem também elas parte deste conjunto que forma a suspensão e a direcção do Tyrrell, desta vez a sorte calhou à barra de torção e também à barra de direcção, estas duas peças estão colocadas por esta ordem na imagem que se encontra logo abaixo.
Estas peças são muito finas e frágeis também e os cuidados a ter com o manuseio das mesmas tinha que ser igual ou maior ainda do que aquele que tive em relação às peças anteriores, o trabalho de beneficiação foi semelhante em tudo, limar, lixar. etc.
No fim as peças estavam bastante diferentes de quando as tinha destacado da árvore, muito melhores, sem imperfeições e prontas para receberem o próximo passo natural na montagem de kits, a lavagem para desengorduramento e o primário.
Hoje terminamos por aqui, já sabem que brevemente vou voltar com mais desenvolvimentos no que toca à montagem deste modelo, esta fase da preparação está quase terminada, faltam ainda umas peças, bastante grandes por sinal e tenho a impressão que vou ter muito trabalho nos próximos dias para vos conseguir apresentar mais uns desenvolvimentos, neste momento continuo a olhar para essas mesmas peças e tento decidir por quais irei começar.
Entretanto fiquem com uma imagem que nos mostra todas aquelas peças sobre as quais acabei de falar agora mesmo:
E também acho que já não preciso repetir: se tiverem alguma dúvida que seja, não hesitem, contactem-me que eu terei o maior prazer em ajudar-vos.
Um grande abraço e um excelente fim de semana para todos.
Pedro Costa
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