Olá a todos.
Hoje, à semelhança de ontem foi dia de pouca produção, ou talvez não...
Passo a explicar, depois de ter explicado aqui, neste post como foi a colocação dos decalques e todos os procedimentos e cuidados a ter com os mesmos, no fim envernizei os mesmos sempre com muito cuidado para evitar que os decalques reagissem com o próprio verniz, muitas vezes a reacção é de tal forma violenta que a decoração que muitas vezes nos levou tantos dias a fazer fica perdida numa questão de minutos.
Como expliquei na altura, convém deixar secar muito bem o verniz para evitar dedadas ou riscos no acabamento final, por norma deixo secar cerca de três a quatro semanas.
Foi o que aconteceu, hoje depois de verificar que estava tudo bem seco resolvi montar as asas do Ferrari, comecei pela asa traseira que é composta por cinco peças, as duas laterais vermelhas e as três asas mais pequenas que estão pintadas de alumínio polido.
A construção deste elemento revelou-se uma verdadeira dor de cabeça porque temos que acertar com a posição de cada asa nos topos laterais e ao mesmo tempo temos que estar sempre a verificar se os topos não ficam fora do alinhamento vertical, se por algum motivo descurarmos estas duas operações poderemos ficar com o aileron completamente empenado ou desalinhado.
Ainda por cima utilizei a sempre fiel "Super-Cola 3" ou Cianocrilato para conseguir fazer uma união bastante forte, como esta cola seca de forma muito rápida tive primeiro que ensaiar várias vezes a operação, só depois de me sentir bastante confiante é que avancei.
Agora imaginem se tivesse feito logo a montagem a frio, sem testar primeiro e, com este tipo de cola quando desse pelo erro já seria tarde demais......ia ficar com uma peça mal montada, toda desalinhada mas muito bem colada...
Ainda bem que correu tudo sobre carris, tenho tido dias de sorte, Eh! Eh!
De seguida foi a vez de colar o aileron dianteiro no bico do carro, esta montagem não apresentava dificuldades de maior, é só encaixar uma peça na outra e juntar cola, mas também não convém descurar os alinhamentos.
Mas antes de fazer essa operação tive ainda que verificar se o bico estava também ele com o verniz bem seco, estava impecável.
Mas ainda podia ficar melhor, então resolvi dar uma polidela em todas as peças da carenagem do carro, bico incluido para melhorar a aparência e para retirar alguma irregularidade que pudesse ter ficado agarrada à pintura, pó, etc.
Utilizei para isso as massas de polir da Tamiya nas versões de grão fino e médio.
O modo de aplicação é muito simples: com um pano de flanela, bem suave e seco vão-se passando pequenas quantidades de massa (começa-se com a massa de grão médio e no fim aplica-se a de grão fino, para melhorar o acabamento) por toda a peça, ao emso tempo efectuam-se movimentos circulares e exerce-se uma leve pressão no pano, depois deixa-se secar.
Quando a massa secar, passa-se com a mesma flanela, mas numa parte que não contenha massa e aí em movimentos mais ou menos rápidos retira-se todos os restos que possam ter ficado agarrados.
Este procedimento pode-se repetir várias vezes até o modelista achar que já tem um acabamento cinco estrelas.
Por hoje ficamos por aqui, cada dia que passa sei que estou mais perto de acabar este modelo, sei que falta pouco, muito pouco, mas mesmo assim a vontade de over terminado aumenta, e de que maneira.
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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