Tuesday, December 1, 2009

As Várias Cores e Tintas do Modelismo


Olá a todos.

Tenho-me esquecido sempre que falo de modelismo ou de pinturas de explicar as diferenças entre os vários tipos de tintas e marcas disponíveis no mercado.
Todos os Modelistas têm à sua disposição uma grande variedade de tintas para poderem pintar os seus kits, o mercado é muito vasto, oferecendo inúmeras possibilidades, as cores são muitíssimas, para além de a própria matéria prima ser também ela bastante vasta.

Existem tintas em spray que podem ser acrilicas ou sintéticas, tintas esmalte ou "Enamel" e acrílicas, para pintura a pincel ou aérografo, enfim, toda uma grande variedade de cores e especificações que muitas vezes nos põem a cabeça a andar à roda, tal é a quantidade e o formato, tornado muitas vezes a escolha de uma determinada cor um verdadeiro quebra cabeças.

Todas as marcas têm equivalências entre si, existindo até tabelas de conversão para melhor se perceber qual corresponde a qual.

Vamos então ver os diversos tipos de pintura que eu utilizo nos meus modelos, não utilizo tintas de todas as marcas até porque existem algumas que são praticamente impossíveis de encontrar aqui em Portugal.



Spray Acrílico Tamiya, série "TS"




Gama de cores dos sprays acrílicos Tamiya

Este tipo de tintas são normalmente utilizadas para pintar grandes superfícies, vêm em latas de 100 ml e normalmente costumo utilizá-las para pintar as carrocerias e os chassis dos veículos, por norma as peças maiores dos kits que costumo montar.

Já vêm diluídas e, antes de cada utilização convêm abanar bem a lata para misturar os pigmento com o solvente e com o gás. Quando o clima está mais frio costumo também deixar a lata por uns minutos dentro de água tépida ou então ao sol, para assim a tinta ficar mais fluída.

O principal cuidado a ter na pintura com spray é o doseamento da pintura, evitar sempre pulverizar muito tempo no mesmo local da peça sob o risco da tinta escorrer e arruinar definitivamente a pintura. Convém dar sempre várias demãos de pintura, começando por um borrifo geral e aumentando gradualmente a espessura das camadas, terminar com uma camada molhada e brilhante.

Depois convém deixar secar cerca de uma semana ou mais, dependendo do clima, sendo que após isso, podem ser polidas para evidenciar o seu brilho.

No que toca à segurança, pintar sempre em locais bem ventilados ou no exterior e evitar respirar os vapores, utilizando de preferência uma máscara.


Tintas acrílicas Tamiya, série "X" e "XF"



Gama de cores dos tintas acrílicas Tamiya, série "X" e "XF"


À semelhança dos sprays, estas tintas também são acrílicas, sendo vendidas em pequenos frascos de vidro nas variedades de 23 ou 10 ml, por norma costumo utilizá-las para pintar pequenos pormenores dos veículos, como jantes, escapes, peças do conjunto mecânico, etc.

Podem ser utilizadas para pintar a pincel, em que convém ter sempre o pincel molhado em água ou em diluente próprio da marca, ou com o aérografo, tendo que se diluir sempre a mesma para utilizar este acessório de pintura, para aérografo podem-se utilizar vários tipos de diluente na proporção de 3:1 (3 partes de tinta para 1 de diluente, por vezes poderá variar a relação, dependendo da espessura da tinta), alguns bastante comuns: para além do diluente "X-10A" da Tamiya , pode-se utilizar também álcool etílico, àgua, e detergentes que contenham alcool, parece estranho não é? A utilização de diluente é sempre recomendada até porque estas tintas têm uma secagem muito rápida.

A gama de cores é bastante variada e existem todo o tipo de cores. A Tamiya utiliza dois tipos de referências, as cores com a referência "X" são as cores brilhantes enquanto as de tipo "XF" são as cores mate, sem brilho.

São menos tóxicas que os sprays mas não dispensam o mesmo tipo de precauções na sua utilização.


Tintas "Enamel" Humbrol


Gama de cores Humbrol "Enamel"

Foram as primeiras tintas que utilizei quando me iniciei no Modelismo, na época eram as mais fáceis de encontrar nas lojas da especialidade, continuo fã e ainda hoje as uso.

São tintas muito polivalentes podendo ser utilizadas tanto para pintar a pincel como a aérografo.
À semelhança das acrílicas, por norma costumo pintar a pincel, sempre para dar pequenos retoques ou para colorir pequenas peças, são muito fáceis de aplicar, têm um tempo de secagem bastante alargado, cerca de 5 dias, dependendo das condições atmosféricas.

Existem nas variedades brilhante, semi brilhante, mate, transparentes, metalizado normal e metalizadas para polir.

Na utilização com aérografo é sempre necessária a adição de diluente, podendo-se utilizar o fornecido pela marca ou de outros tipos, dos quais destaco a aguarrás e a terebentina.

A relação de diluição varia com os diversos tipos de cor, nas cores brilhantes é recomendada a relação 3:1 (3 partes de tinta para 1 de diluente), nas cores mate por norma utilizo 3:2, visto serem tintas um pouco mais espessas.

São as mais tóxicas de todas por isso todas as precauções que se possam utilizar são poucas.


Tabela de conversão de cores


Muitas vezes ao comprarmos tintas nas lojas da especialidade pode acontecer a mesma estar esgotada, e para evitar esperas prolongadas enquanto o stock não é reposto pode-se sempre recorrer a esta tabela.
Nela podemos ver as várias equivalências entre algumas cores de vários fabricantes, não todas, porque algumas são exclusivas, a conversão por norma é bastante fiel podendo acontecer existir uma diferença na tonalidade muito pouco perceptível, a tabela acima é fornecida pela Humbrol e faz a conversão de vários fabricantes para a marca Francesa, nela podemos ver a conversão de marcas tão variadas com a Testors, a Revell, a Tamiya, A Gunze Sangyo, etc.

Nesta tabela podemos também, através do cruzamento de dados ver as equivalências entre todas as marcas listadas.

Costumo ter uma tabela destas em casa, sempre que vou comprar tintas conto sempre que possam estar esgotadas, por isso já levo as referências das cores alternativas, a tabela é muito fácil de consultar, não oferecendo dificuldades de maior na sua consulta, o único problema que pode surgir é o de não haver conversão possível, aí temos duas alternativas: ou esperamos que volte a haver tinta da marca ou então compramos a mais aproximada o que, muitas vezes pode ser um erro devido ás cores poderem parecer semelhantes no papel mas depois de pintadas ficarem muito diferentes.

Por hoje é tudo, espero que tenham gostado da explicação, como podem ver, o mundo das pinturas é muito vasto, quase posso dizer que existem todas as cores que os nossos olhos podem ver numa vida.

Um grande abraço

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment