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Saturday, December 19, 2009
Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (25)
Olá de novo, meus amigos.
Hoje é a segunda vez que coloco um post aqui no blogue, coisa rara, por norma só consigo escrever algo para todos vocês quando a minha vida profissional me permite, hoje é o caso, é Sábado, está muito frio, não saí de casa, por isso nada melhor que me dedicar aquilo que mais gosto: o Modelismo e o blogue Mania dos Carrinhos.
Agora, finalmente, que este modelo já se encontra na sua recta final e a construção já está muito mais simplificada, os posts vão-se suceder a um ritmo infernal, quando derem por isso provavelmente já estarão a ver as fotos do modelo terminado.
Enquanto isso não acontece, tenho hoje para todos vós, mais um avanço, desta vez muito pouca coisa, mas ao mesmo tempo muita, podem crer.
Continuemos...
A monocoque como já vos tinha mostrado antes, estava dividida em duas partes ou metades, sendo uma a parte de cima e a outra a parte de baixo.
Para se conseguir montar este conjunto não bastava colar as duas metades, antes de chegarmos a esse ponto faltava-nos montar toda a suspensão dianteira nos seus apoios, que são aqueles espigões que saem de ambos os lados das peças.
Também tinha que colar os amortecedores dianteiros no interior da peça de baixo, só então passaria aos braços superiores da suspensão e depois disso juntar também os tirantes da direcção.
Só depois de efectuar estas operações um pouco delicadas e também complexas é que chegaria a vez de unir as duas metades.
Neste trabalho temos que ter atenção redobrada porque, ao mesmo tempo que estamos a unir a monocoque temos também que prestar muita atenção a todas as fixações da suspensão dianteira.
Pode dar-se o caso de alguma peça sair do lugar e se não repararmos a tempo podemos partir a mesma ou então estragar a montagem.
Para colar todos estes componentes utilizei a minha fiel companheira "Super-Cola 3" ou cianocrilato, visto que, esta montagem teria que ficar muito sólida, pois, à semelhança do motor, esta montagem vai ter muita importância no acerto e nivelamento final do carro.
Passaram-se cerca de dois dias, no fim deste tempo verifiquei a montagem, se tinha corrido tudo como o previsto, se não tinha havido nenhum erro, após uma inspecção muito minuciosa cheguei à conclusão que tudo estava bem, fiquei muito contente pois sabia que se me tivesse corrido alguma coisa mal poderia deitar meses de trabalho fora, ainda bem que tudo estava bem....
Passemos ao que interessa, próximo passo: colar todo o trabalho que fiz anteriormente e que expliquei hoje, à base ou chassis do CK, para isso tinha que fazer vários encaixes a seco para verificar se não haveria dificuldade na montagem ou algum empeno.
Tudo bem, logo de seguida colei tudo muito bem e coloquei a secar cerca de 3 horas, entretanto fui preparando os braços ou triângulos inferiores da suspensão e também os conjuntos de travagem, ao mesmo tempo ia olhando ao de leve para o kit para ver se a secagem estava a correr bem e também para me certificar da correcta montagem dos próximos acessórios.
A montagem dos travões e dos triângulos não ofereceu dificuldades de maior, a única preocupação que tive foi não trocar os lados, não colar as peças do lado direito no esquerdo e vice-versa.
Como podem ver as coisas já estão mais simples e também mais fáceis de explicar e provavelmente de compreender.
Nestes meses tenho-me esforçado ao máximo para vos trazer uma linguagem acessível, sem muito termos técnicos.
Vocês merecem, por isso, se ficou algo mal explicado, já sabem, não hesitem, perguntem, comentem!
Um grande abraço modelístico.
Pedro Costa
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