Olá a todos.
À medida que nos aproximamos do final de qualquer construção e começamos a entrar na parte que nos dá mais prazer e que é, no fim de contas a essência do modelismo ou seja, a montagem de todas as peças já pintadas, somos muitas vezes levados a fazer um "flashback" de tudo aquilo que já fizemos anteriormente até chegarmos a este ponto.
Muitas vezes dou por mim a contemplar peças já terminadas e prontas a serem coladas a outras e recordo-me de tudo o que tive de fazer até chegar a este ponto, por vezes, entre uma altura e outra passam-se meses, nalguns casos até um ano ou mais, dependendo da disponibilidade do modelista para avançar mais um pouco, e ao olhar para o trabalho já feito temos por vezes sensações contraditórias, ou achamos que falta algo, ou então que estamos a andar muito devagar.
Aquilo que vos vou mostrar hoje é um exemplo daquilo que acabei de explicar, a partir de agora vou começar a entrar no modelismo à séria, por isso vou fazer um pequeno "flashback" utilizando para o efeito algumas fotos dos trabalhos que desenvolvi até agora.
Resolvi começar por algo relativamente fácil, os discos de travão, nesta primeira imagem podemos ver os quatro conjuntos ainda em bruto, na altura colei as duas metades de cada disco e corrigi, através de lixa quaisquer defeitos de moldagem que os mesmos pudessem ter, como o kit é muito recente não tem (ao contrário de alguns mais antigos) muitos defeitos, por isso o trabalho foi muito fácil de executar e após uma verificação rápida para confirmar que tudo estava bem, este conjunto iria juntamente com outros passar à fase seguinte, a lavagem para desengorduramento.
Juntamente com os discos de travão muitas mais peças foram tratadas para remover as tão chatas marcas de injecção e imperfeições daí resultantes e, acima, na foto temos mais um exemplo disso mesmo, as peças que vemos na imagem são os cubos das rodas traseiras, cada um é composto por duas peças, a peça maior e aquele pequeno pino que se encontra no centro das mesmas, na vertical, é o local onde mais tarde irão encaixar os discos de travão.
Podem-se observar também na imagem dois pinos mais pequenos, colocados nas laterais de cada peça e que, futuramente serão os locais para a montagem das pinças de travão.
Depois de todas estas peças limpas e tratadas, foram lavadas, com bastante água quente e detergente para a loiça...para assim remover todo o tipo de gorduras que pudessem conter.
Depois de bem secas iriam então passar ao próximo passo, a pintura com o primário.
Podem-se observar também na imagem dois pinos mais pequenos, colocados nas laterais de cada peça e que, futuramente serão os locais para a montagem das pinças de travão.
Depois de todas estas peças limpas e tratadas, foram lavadas, com bastante água quente e detergente para a loiça...para assim remover todo o tipo de gorduras que pudessem conter.
Depois de bem secas iriam então passar ao próximo passo, a pintura com o primário.
O primário serve acima de tudo para dar uma camada ou "cama" de tinta especial a todas as peças antes de serem pintadas com as suas cores respectivas.
Por norma esta tinta é muito fina e muito suave, e depois de aplicada vai-se entranhar em todos os locais das peças, por ser tão fina consegue-se ver se ficou algum erro por corrigir e se assim for, temos que voltar aos passos anteriores, voltar a lixar a zona afectada com lixa de água #1000 e depois voltar a aplicar o primário, é um trabalho de tentativa e erro, muitas vezes temos que repetir estes passos vezes sem conta até atingirmos a perfeição.
Na imagem podem-se ver no meio de uma floresta de pauzinhos as peças que mais tarde serão os conjuntos de travagem de Ferrari 126CK, já levaram duas camadas ligeiras de primário cada uma e, depois de secas serão então inspeccionadas para se ver se contêm algum erro.
Se estiver tudo bem com as mesmas seguem então para outra lavagem, sempre com o tal detergente da louça para, retirar as sempre chatas gorduras e também um pó, muito fino que o primário costuma deixar agarrado nas mesmas, depois de tudo bem lavado e seco, finalmente a próxima fase: a pintura!
Por norma esta tinta é muito fina e muito suave, e depois de aplicada vai-se entranhar em todos os locais das peças, por ser tão fina consegue-se ver se ficou algum erro por corrigir e se assim for, temos que voltar aos passos anteriores, voltar a lixar a zona afectada com lixa de água #1000 e depois voltar a aplicar o primário, é um trabalho de tentativa e erro, muitas vezes temos que repetir estes passos vezes sem conta até atingirmos a perfeição.
Na imagem podem-se ver no meio de uma floresta de pauzinhos as peças que mais tarde serão os conjuntos de travagem de Ferrari 126CK, já levaram duas camadas ligeiras de primário cada uma e, depois de secas serão então inspeccionadas para se ver se contêm algum erro.
Se estiver tudo bem com as mesmas seguem então para outra lavagem, sempre com o tal detergente da louça para, retirar as sempre chatas gorduras e também um pó, muito fino que o primário costuma deixar agarrado nas mesmas, depois de tudo bem lavado e seco, finalmente a próxima fase: a pintura!
Aqui começa umas das partes que eu mais gosto e uma das que me dá mais prazer, pintar.
É sempre reconfortante ver as peças a ganharem vida, todas elas pintadas com as respectivas cores, deixam de ser simples bocados de plástico, todas da mesma cor e começam a parecerem-se realmente com a peça real, depois de pintar todas as peças costumo deixa-las a secar cerca de duas semanas, se forem peças metalizadas como é o caso das que estão na foto acima (as pinças de travão) deixo mais um pouco porque, estas tintas contêm um pigmento que vai dar o efeito final de pintura metálica que, sai muito facilmente se for tocado antes da pintura estar bem curada, por isso, muito cuidado, deixar sempre secar muito bem e, evitar as pressas.
É sempre reconfortante ver as peças a ganharem vida, todas elas pintadas com as respectivas cores, deixam de ser simples bocados de plástico, todas da mesma cor e começam a parecerem-se realmente com a peça real, depois de pintar todas as peças costumo deixa-las a secar cerca de duas semanas, se forem peças metalizadas como é o caso das que estão na foto acima (as pinças de travão) deixo mais um pouco porque, estas tintas contêm um pigmento que vai dar o efeito final de pintura metálica que, sai muito facilmente se for tocado antes da pintura estar bem curada, por isso, muito cuidado, deixar sempre secar muito bem e, evitar as pressas.
Quando já esperamos o bastante e sabemos que tudo está seco, próxima fase, neste caso chegou a vez de darmos aqueles efeitos que aproximam uma peça pintada de algo bastante real.
Estou a falar de técnicas que muitos modelistas não utilizam, outros utilizam em demasia, na imagem temos vários componentes depois de terem sido alvo das técnicas do "pincel seco" e também da não menos importante técnica dos "washes".
A principal função destas é dar um aspecto de profundidade e contraste, transformando algo que está na sua totalidade da mesma cor em algo que parece ter sombras e brilhos, consoante a profundidade, é como se a luz incidisse na peça, realçando as suas partes mais salientes e sombreando as mais profundas.
Antigamente costumava dar estes efeitos só nas peças que ficariam visíveis depois de tudo montado mas com o tempo aprendi a ser mais perfeccionista e agora faço em todas, principalmente naquelas que fazem parte do conjunto mecânico, o resultado final é lindo, acreditem!
Estou a falar de técnicas que muitos modelistas não utilizam, outros utilizam em demasia, na imagem temos vários componentes depois de terem sido alvo das técnicas do "pincel seco" e também da não menos importante técnica dos "washes".
A principal função destas é dar um aspecto de profundidade e contraste, transformando algo que está na sua totalidade da mesma cor em algo que parece ter sombras e brilhos, consoante a profundidade, é como se a luz incidisse na peça, realçando as suas partes mais salientes e sombreando as mais profundas.
Antigamente costumava dar estes efeitos só nas peças que ficariam visíveis depois de tudo montado mas com o tempo aprendi a ser mais perfeccionista e agora faço em todas, principalmente naquelas que fazem parte do conjunto mecânico, o resultado final é lindo, acreditem!
A partir de hoje vou começar a mostrar fotos como a que se pode ver logo acima, vou começar a montar o Kit.
Na imagem já temos os quatro conjuntos que compõem os travões do carro, na parte superior da imagem estão os conjuntos traseiros, com os cubos, os discos e também as maxilas já tudo montado, fica só a faltar neste conjunto as entradas de ar para arrefecimento que serão montadas já na parte final da construção.
Na parte inferior da foto estão os dois conjuntos dianteiros também eles compostos pelos discos, pelos cubos das rodas, pelas pinças e aqui sim, podem-se ver também as entradas de ar que são as peças que estão pintadas de preto semi-brilhante.
Reparem como todos estes conjuntos têm um aspecto quase real, ficaram muito melhores depois de terem sido aplicadas as técnicas que falei anteriormente, imaginem as mesmas peças se tivessem ficado só pintadas, sem estes efeitos....
Na imagem já temos os quatro conjuntos que compõem os travões do carro, na parte superior da imagem estão os conjuntos traseiros, com os cubos, os discos e também as maxilas já tudo montado, fica só a faltar neste conjunto as entradas de ar para arrefecimento que serão montadas já na parte final da construção.
Na parte inferior da foto estão os dois conjuntos dianteiros também eles compostos pelos discos, pelos cubos das rodas, pelas pinças e aqui sim, podem-se ver também as entradas de ar que são as peças que estão pintadas de preto semi-brilhante.
Reparem como todos estes conjuntos têm um aspecto quase real, ficaram muito melhores depois de terem sido aplicadas as técnicas que falei anteriormente, imaginem as mesmas peças se tivessem ficado só pintadas, sem estes efeitos....
Nos próximos capítulos já irei a mostrar toda a construção, a partir de agora as coisas vão começar a ser mais rápidas mas continuarei sempre a explicar todo e qualquer passo que fizer, sempre para vos ajudar.
Esta foi a maneira que arranjei de mostrar a todos vós o que eu chamei à pouco de "flashbacks", espero que tenham gostado.
Mesmo antes de começar a escrever este artigo tinha acabado de começar a montagem do motor e dos seus periféricos, de momento está tudo a secar mas prometo-vos, brevemente terei novidades.
Aguardem, falta muito pouco!
Um grande abraço
Pedro Costa
Esta foi a maneira que arranjei de mostrar a todos vós o que eu chamei à pouco de "flashbacks", espero que tenham gostado.
Mesmo antes de começar a escrever este artigo tinha acabado de começar a montagem do motor e dos seus periféricos, de momento está tudo a secar mas prometo-vos, brevemente terei novidades.
Aguardem, falta muito pouco!
Um grande abraço
Pedro Costa
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