Olá a todos.
O modelismo está de volta, desta vez vamos passar à decoração do Ferrari, nomeadamente, das carenagens e do aileron dianteiro, utilizando para isso a folha de decalques que é fornecida com o próprio kit.
Muitas vezes temos que utilizar outras folhas, de outros fabricantes de decalques porque, pode acontecer que a folha que vem com kit está em mau estado ou mesmo inutilizada, pode acontecer também que os próprios decalques com o passar o tempo fiquem amarelados e se isso acontecer temos duas hipóteses:ou colocamos a folha ao sol durante uns dias, para assim clarear ou então compramos outra.
Existem vários fabricantes e todos eles têm propostas muito boas, destes destaco a STUDIO27, a MUSEUM COLLECTION e também a INDYCALS, são muito fáceis de encontrar e todos de muito boa qualidade, no caso da INDYCALS trata-se de um fabricante artesanal e também modelista que vende os seus decalques online, o seu nome é Michael Portaro e para acederem ao seu site basta clicarem AQUI
Antes de começar qualquer trabalho de decoração são necessários vários tipos de preparação, primeiro temos que ter as peças a decorar o mais limpas possível, por isso lavo muito bem todas as peças com o já aqui falado detergente para a loiça. Depois convém ter sempre perto de nós os seguintes utensílios: uma pinça ou um conjunto de várias, um X-Acto com a lâmina nova ou bem afiada, um recipiente com água tépida, papel absorvente para secar os decalques, luvas finas de borracha e também um pincel meio grosso.
Muito modelistas utilizam também produtos de apoio para efectuar esta tarefa, eu não sou excepção, costumo utilizar de dois tipos, um para aplicar no modelo antes de colocar o decalque e outro para utilizar depois mas vamos às explicações, para todos compreenderem melhor:
MICRO SET
O Micro Set é utilizado antes da colocação do decalque no lugar, tem por função amolecer o mesmo e torná-lo menos rígido, a sua aplicação é muito fácil, bastando aplicar um pouco deste produto com o pincel na zona que vai receber a decalcomania, depois procede-se como o normal para todos os decalques.
Muitos modelistas também costumam deitar umas gotas deste produto na água onde vão mergulhar o decalque, faz o mesmo efeito e podem crer que este produto é uma grande ajuda e cumpre na perfeição a sua função.
MICRO SOL
Com este produto já é preciso muito mais cuidado, talvez seja por isso que tem a decoração do frasco em vermelho, não que seja tóxico ou faça mal à saúde mas sim porque, se for mal utilizado pode arruinar um bom trabalho de decoração.
A sua principal função é ajudar os decalques maiores e também os mais pequenos a contornar as superfícies mais angulosas ou irregulares de um kit, funciona por amaciamento do mesmo.
Depois de se aplicar o decalque na posição final, secar bem e repararmos que o mesmo não se conformou como deveria ser à peça que estamos a trabalhar e vermos que temos que aplicar este produto, procedemos do seguinte modo: com o pincel bem molhado nesta solução, passamos abundantemente sobre o decalque a corrigir e não fazemos mais nada!!
Passados uns segundos vão reparar que o mesmo vai começar a engelhar na sua totalidade, ficando às vezes até bastante deformado, não se preocupem, é mesmo assim, simplesmente o produto age assim, amolece de tal maneira os decalques que os deixa com um aspecto de arruinados, depois de o mesmo ter retomado e ter corrigido o seu contorno às superficies mais irregulares, vai voltar ao seu aspecto original, completamente perfeito.
Por isso quando aplicarem este produto nunca toquem no decalque até o mesmo estar completamente seco!
Hoje tenho para vos mostrar as fotos da decoração do Ferrari 126CK já depois de estarem terminadas, de momento só falta a decoração da asa traseira, por isso a mesma não aparece nas imagens.
A colocação dos decalques foi como manda a lei: primeiro corta-se com o X-Acto o decalque a colocar, depois coloca-se o mesmo dentro de água, segurando com um pinça e vai-se
reparando se o mesmo já começa a descolar do seu papel base, depois disso faz-se deslizar o mesmo até à posição desejada e, então aí seca-se com o papel absorvente, à vezes pode acontecer que o mesmo ao secar saia da sua posição por isso, para se voltar a colocar na posição correcta basta utilizar um pouco de água sobre o decalque até o mesmo ficar outra vez móvel, depois coloca-se na posição correcta e volta-se a secar.
reparando se o mesmo já começa a descolar do seu papel base, depois disso faz-se deslizar o mesmo até à posição desejada e, então aí seca-se com o papel absorvente, à vezes pode acontecer que o mesmo ao secar saia da sua posição por isso, para se voltar a colocar na posição correcta basta utilizar um pouco de água sobre o decalque até o mesmo ficar outra vez móvel, depois coloca-se na posição correcta e volta-se a secar.
A utilização dos produtos acima descritos é facultativa até porque muitos de nós não temos acesso aos mesmos.
Bem, como a conversa já vai longa, vamos ás fotos:
A carenagem principal do Ferrari já toda decorada.
As várias peças que compõem o veículo, podem-se ver na imagem: os topos laterais do aileron traseiro e também as laterais inferiores do veiculo.
Nas duas imagem em cima podemos ver já todas a peças depois de terem sido alvo da decoração com os decalques.
Deixei secar os mesmos cerca de 3 dias e, após isso dei verniz por cima dos mesmos.
O efeito que o verniz provoca é muito bonito, as peças ficam todas com um ar muito brilhante e acima de tudo o decalques ficam selados, não podendo ser destruídos por mãos menos cuidadosas nem serem atacados pela humidade, ficando assim com o tal efeito amarelado que falei no inicio do post.
Para envernizar as peças utilizei o verniz em lata da Tamiya, referência TS-13, este verniz por vezes ataca os decalques, arruinando os mesmos e dando cabo de meses de trabalho, eu sei por experiência própria por isso, o principal cuidado a ter com a aplicação do mesmo é dar sempre cerca de 4 ou 5 camadas muito finas no inicio, deixando secar entre cada uma cerca de uma hora e meia, depois vão-se dando sempre camadas, cada vez mais grossas, nunca esquecendo de deixar secar sempre muito bem e terminamos com uma camada mais grossa e que deixe o modelo com um aspecto molhado.
Depois convém deixar secar bem, por norma deixo secar os meus cerca de 3 semanas.
Depois de estar tudo bem seco podemos procurar imperfeições no envernizamento e podemos corrigir os mesmos polindo muito devagar, por norma com a massa de polir Tamiya, muito fina e muito adequada a este tipo de trabalhos.
Espero que tenham gostado da explicação de hoje, foi um pouco longa, eu sei mas por vezes tem que ser assim, tive que explicar tudo muito bem, este passo é dos mais importantes na construção do Kit, por isso já sabem: muito cuidado e muita paciência também, o kit merece e vocês merecem ainda mais.
Um grande abraço
Pedro Costa
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