Monday, December 28, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (28)





Olá a todos.

Hoje, no 28º capítulo da construção, tenho muito pouca coisa para mostrar.

Apesar de ter estado ainda à pouco a modelar, a montar mais uns componentes do motor nomeadamente, os escapes, os turbos e os intercoolers, ainda não os posso mostrar hoje devido estarem na fase de secagem, em principio amanhã conto tirar umas fotos para colocar aqui.

Para hoje tenho, como já disse antes, quase nada, limitei-me a preparar e a colar as três peças que irão compor o "roll-bar" traseiro, à semelhança dos intercoolers também têm que ser afinadas na sua posição final e coladas também, excepto a base, esse será colada na monocoque e no motor só na parte final da montagem.

Todos estes procedimentos servem para prevenir no futuro erros de alinhamento ou maus encaixes, quando for montar tudo, já no final da construção, nas imagens abaixo podem-se observar as três já peças coladas, pode-se também que encaixei na base do arco de segurança dois pequenos pedaços de tubo plástico para segurar melhor a peça e também para evitar pintar os pinos de encaixe.




Este conjunto é composto pelo arco de segurança, que ficará colocado logo atrás da cabeça do Piloto, nesse arco foram depois coladas as duas hastes mais finas que se prolongam para trás e que têm pontos de ancoragem na parte traseira da monocoque, por cima do depósito de gasolina e também no motor, aliás, se olharmos bem para as fotografias conseguem-se vislumbrar os pequenos pinos que farão o encaixe.



Depois de ter limpo todas as peças de irregularidades tive que as montar provisoriamente no carro para montar este conjunto, utilizei para isso cola da Tamiya e para evitar que as peças saíssem do lugar enquanto secavam utilizei pequenas tiras de fita para mascarar da Tamiya.

Deixei secar bem, por três dias e depois disso....outra vez os mesmos passos do costume, verificar se existiam resíduos de cola, imperfeições, se estivesse tudo bem, espectáculo, se estivesse algo mal, teria que lixar as zonas afectadas com muito cuidado para evitar partir alguma coisa, estas peças são do mais fino que já vi, só de olhar para elas até dá medo de mexer e arruinar alguma coisa.

Podem confirmar vendo a fotografia logo abaixo, comparem a espessura do meu dedo com aquelas pequenas pecinhas de plástico, agora imaginem se alguma coisa se parte...como vamos conseguir colocar tudo outra vez nas posições correctas??

Ainda bem que existiam poucas falhas, todas muito fáceis de resolver, quando tudo ficou impecável fiquei com outro dilema: Lavar as peças.



Posso dizer que estas foram os únicos componentes deste carro que não passaram pela etapa da lavagem com o detergente da loiça e esfregadas com a velha escova de dentes...imagina-se porquê, não é??


Simplesmente passei-as por água corrente, com muita suavidade para retirar alguns resíduos de pó que pudessem ter ficado agarrados, deixei secar e depois disso mais uma estreia: Estas peças também não receberam primário.

Passo a explicar, a aplicação de primário vai criar uma camada de tinta que vai engrossar a peça, agora imaginem dar primário e depois tinta......a peça ficaria muito grossa, desproporcional, por isso e para evitar esse efeito final decidi que só daria duas camadas muito finas de tinta.

Pintei com tinta para automóveis em spray da marca "Motip" da cor "Steel" ou em Português, "Aço", dei duas pequenas camadas, muito finas e o resultado final foi esse que se pode observar nas imagens que vos deixo por hoje.

Futuramente, quando já tiver este conjunto colado no Ferrari é que lhe darei os efeitos finais através dos "Washes" e do "Pincel Seco", como sempre para realçar e também para evitar partir alguma coisa....

Meus amigos, por hoje é tudo, espero que tenha sido do vosso agrado.



Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

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