Olá a todos.
Hoje não tenho nada de novo, ou melhor, tenho, mas, hoje simplesmente vou mostrar mais umas peças que foram trabalhadas com as técnicas que descrevi anteriormente, o "pincel seco" e os "washes", aquilo que vos mostro hoje é a continuação do trabalho e a aplicação dessas mesmas técnicas nos principais componentes mecânicos.
Por norma gosto muito de realçar todas as partes que constituem o coração da máquina.
Como na minha vida profissional sou militar mas, acima de tudo, dentro da instituição castrense a minha profissão é mecânico (de motores marítimos....), tento sempre que possível, aproximar ao máximo ou detalhar o mais que consiga todas as partes que são no fim de contas a razão de ser da Fórmula 1, e a alma da mesma, os motores.
Por isso e, depois de já ter explicado como tento conseguir um efeito realista nesses componentes e, achar ao mesmo tempo que o consegui, tenho mais uma série de fotos de várias peças que receberam o mesmo tratamento, por isso hoje tenho para vos mostrar as peças mais pequenas que este kit contêm, todas elas fazem parte das chamadas peças "cinzentas" ou metálicas, elas são no fim de contas aquilo que dá vida a um modelo de Fórmula 1!
Elas são as peças periféricas do conjunto mecânico!
Vamos às fotos:
Na imagem anterior temos o bico do carro, as tubagens de água de refrigeração do motor, a "chapa de protecção do condutor" e também o difusor de calor dos gases de escape, reparem nos efeitos que consegui reproduzir, principalmente os efeitos de sombreado nas zonas mais fundas.
Aqui, temos uma panóplia de peças e pecinhas, todas elas muito pequenas mas que, nem por isso escaparam ao tratamento de beneficiação, foram todas trabalhadas, tentei que cada uma delas se aproximasse ao máximo da peça original, uma das peças que ganhou outra vida foi o pequeno radiador de óleo que se pode ver quase no topo superior da imagem, ao centro, se o tivesse deixado ficar só pintado provavelmente não se conseguiriam notar as alhetas de refrigeração, com um pequeno "wash" tudo mudou, se na foto parece real, imaginem ao vivo...
Na mesma foto também temos a bobine, o distribuidor, a bomba de combustível, os filtros de oleo e de gasolina, os tirantes de sustentação, o já falado radiador de óleo, etc.
Na mesma foto também temos a bobine, o distribuidor, a bomba de combustível, os filtros de oleo e de gasolina, os tirantes de sustentação, o já falado radiador de óleo, etc.
O que acham?
Esta fotografia mostra duas peças que são os colectores de admissão e que, para além de terem sido sombreadas com o "wash", foram também pintadas nos seus topos anteriores de verde mate, para fazer essas duas faixas utilizei fita para máscaras da Tamiya, depois de ter deixado secar a tinta removi a fita e o efeito foi este, parecem os dois flexíveis de borracha que faziam a ligação entre os intercoolers e os colectores, futuramente irei detalhar ainda mais estas duas peças adicionando para o efeito umas tiras de "Bare Metal Foil" para simular as braçadeiras de aperto, aguardem, falta muito pouco...
Acho que não preciso dizer que peças são estas, né?
São os quatro discos de travão que foram todos eles objecto de um trabalhinho bem apurado, primeiro utilizei o "pincel seco" para assim realçar a superfície de contacto das pastilhas de travão, dar um ar de metal polido.
Depois com os "washes" aprofundei ao máximo o contraste, fora das zonas de fricção, todas as peças têm várias tonalidades, separações entre o claro e o escuro, transições que tentam simular ao máximo a profundidade.
Na foto também são visíveis os cubos das rodas traseiras, objecto de tratamento semelhante.
São os quatro discos de travão que foram todos eles objecto de um trabalhinho bem apurado, primeiro utilizei o "pincel seco" para assim realçar a superfície de contacto das pastilhas de travão, dar um ar de metal polido.
Depois com os "washes" aprofundei ao máximo o contraste, fora das zonas de fricção, todas as peças têm várias tonalidades, separações entre o claro e o escuro, transições que tentam simular ao máximo a profundidade.
Na foto também são visíveis os cubos das rodas traseiras, objecto de tratamento semelhante.
Por último, deixo-vos com duas fotos, na primeira vemos os componentes da suspensão traseira, fazem parte da mesma: os amortecedores, os braços superiores da suspensão, a barra de torção e também o topo traseiro da mesma onde está acoplado o suporte do aileron traseiro.
Na imagem inferior estão as quatro maxilas ou pinças de travão, sendo que cada uma delas corresponde a um disco, os dois amortecedores dianteiros e também os cubos das rodas dianteiras.
Como puderam ver neste post, tentei aproximar ao máximo da realidade todos os componentes mecânicos, muitos deles não serão visíveis após a conclusão do Ferrari mas, como acima de tudo gosto da perfeição, preferi fazer tudo o mais real possível, perdi muito tempo, eu sei, mas também fiquei com uma sensação de dever cumprido, pelo menos tentei aproximar ao máximo da realidade todas as peças, tentei e vou continuar a tentar que todo o veículo seja o mais fiel ao 126CK original!
Por hoje é tudo, o capítulo 20 terminou, a construção vai continuar...espero por vocês no capítulo 21...Até lá:
Um grande abraço
Pedro Costa
Por hoje é tudo, o capítulo 20 terminou, a construção vai continuar...espero por vocês no capítulo 21...Até lá:
Um grande abraço
Pedro Costa
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