Thursday, December 10, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (22)


Olá a todos.

Hoje tenho muito pouco, quase nada para vos mostrar.

Como vocês se lembram, tenho postado ultimamente as fases mais complicadas da construção de um Kit deste tipo, já vos mostrei praticamente tudo, desde a preparação para o primário, a pintura, a decoração e também o envernizamento.

Por norma todo e qualquer modelo deste tipo tem que passar por todas estas fases e, muita gente, numa ânsia desmedida de tentar fazer tudo à pressa ou por falta de um "kit de unhas" consegue fazer um modelo destes em menos de um mês, mas depois de terem acabado ou, no fim de contas, terem terminado mais uma "colagem" dão-se conta que afinal poderiam ter feito melhor.

O artigo de hoje foca-se precisamente nesse aspecto, ou melhor dizendo, tudo aquilo que podemos fazer para enriquecer um trabalho, de maneira a poder ser diferenciado dos demais, estou a falar dos detalhamentos, dos "aftermarkets"

A maior parte dos kits que encontramos hoje em dia no mercado são acima de tudo grandes obras de engenharia modelística, com centenas de pormenores e detalhes que seriam impensáveis à uma década atrás.
Mesmo assim existem sempre alguns pormenores que acabam por escapar ao fabricante, muitos deles até bastante óbvios, o exemplo que vos mostro hoje é um deles, este modelo do Ferrari 126CK pode-se considerar um exemplo do fabrico moderno mas, como não há bela sem senão, falta-lhe algo, esse cheirinho que falta, até atingirmos a perfeição chama-se detalhe.

Todo e qualquer carro de Fórmula 1,a partir dos longínquos anos de 60, tinham que possuir cintos de segurança ou como eram chamados na altura: "meios de retenção em caso de acidente ou projecção do piloto".

Este kit da Fujimi, como tantos outros (Tamiya´s , entre outros...) não nos oferece a possibilidade de colocarmos os tais cintos no carro, quer dizer, não fazem parte do Kit...

Os bancos vêm preparados para esse detalhe, mas se quisermos fazer o mesmo temos que recorrer aos acessórios que são vendidos por outras marcas.
Existem kits de detalhamento para todos os tipos de carros, desde Fórmulas, Rallyes, Endurance, etc.

Neste caso, o do Ferrari 126CK, utilizei um kit de detalhamento da STUDIO27, que consiste em cintas de várias cores, fabricadas em tecido, para simular os cintos de segurança reais, existem em três cores, azul, vermelho e preto. Juntamente com estas pequenas tiras, o kit também nos fornece uma folha de Fotogravados com todos os acessórios metálicos, fazem parte desse kit as fivelas, os encaixes de fecho, etc.

Cada conjunto destes permite-nos fazer um carro de F1 ou um monolugar à escala 1/20 ou então um ou dois veículos a 1/24, dependendo do numero de bancos do mesmo.
Para completar o conjunto, cada set destes têm também uma folha de autocolantes com as várias marcas de "equipamentos de retenção" que existiram ao longo dos anos.

Serve esta pequena ou nem por isso, grande introdução para vos mostrar o que fiz no banco do CK, através deste kit de detalhe consegui tornar uma peça despida numa muito próxima da realidade, depois de ter pesquisado montes e montes de fotos, cheguei à conclusão que o banco do "Gilles" era assim, fiz tudo o mais próximo da realidade, no Fim de contas o Modelismo é isso mesmo, tentar reproduzir o mais fielmente possível algo que realmente existiu, foi o que eu tentei fazer....

Fiquem com as fotos e, se quiserem comentar, sabem que estão á vontade:





Um grande abraço
Pedro Costa

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