Thursday, December 17, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (24)


Olá a todos.

Conforme ficou prometido no capítulo anterior em que, como se devem lembrar, disse que já estava a montar o motor e todos os seus periféricos, chegou hoje a altura de vos mostrar as fotos deste conjunto já todo montado.

É verdade, e por isso tenho que vos pedir desculpa, eu contava colocar aqui imagens da montagem intermédia mas não me foi possível,devido a ter tido uns problemas com a minha máquina fotográfica digital, a única hipótese que tive foi a de fotografar tudo já depois de montado.

Por isso mais uma vez peço-vos desculpa e prometo que vou tentar não repetir.

Sendo assim, nas imagens seguintes temos várias perspectivas de todo este conjunto, simplesmente fui colando as peças, uma de cada vez e neste caso convém sempre seguir as instruções do kit, existem peças que têm que ser coladas por uma determinada ordem, se não for assim pode-se arruinar tudo.




Depois de estudar muito bem todas as instruções comecei a a colar as peças, utilizando para o efeito cola da Tamiya e muito poucas quantidades para as partes que não vão sofrer esforços e, para aquelas que vão ser submetidas a sustentação ou acoplamentos com outras peças maiores utilizei cola cianocrilato, vulgo "Super Cola 3" aqui em Portugal.

Entre cada colagem deixei secar bem todas as juntas, cerca de 30 minutos para a super cola e um pouco mais, cerca de 1 hora e meia para as outras.





Entre cada passo convém sempre ir dando uma vista de olhos enquanto as peças secam porque pode acontecer ás vezes que algo se descole da sua posição original e se vá agarrar a outra peça, depois para corrigir é um grande problema porque além de podermos partir as peças ao tentar descola-las ainda corremos o risco de estragarmos a pintura devido aos efeitos que estas colas provocam pois costumam "derreter" tanto o plástico como as tintas onde são aplicada.

Esta inspecção periódica serve também para corrigirmos pequenos empenos que possam surgir, por isso convém estar sempre atento não vá surgir algum contratempo sempre mal vindo.




Depois de ter colado todas as peças do conjunto motor excepto as condutas de admissão e, estar tudo seco chegou a vez do passo seguinte.

Este conjunto tinha que ser colado ao fundo do carro, tanto o motor como a base tinham já encaixes preparados para o efeito, tive que verificar antes de aplicar a cola se tudo encaixava bem.

Como tudo estava perfeito fiz a união destes dois conjuntos utilizando a sempre forte cola Cianocrilato, esta cola é muito forte e muito resistente também.
Convém fazer a colagem com esta cola porque estas duas zonas vão ser a base de sustentação de todo o resto do kit, desde rodas, ailerons, monocoque, etc.

No fim de tudo bem seco, e depois de olhar muito bem para as instruções tive que colar os dois colectores de admissão de ambos os lados do motor, estas duas peças só podem ser colocadas na sua posição final depois de ter feito os passos que expliquei anteriormente, se o fizermos antes depois não se consegue colocar o motor na sua posição final.
São dos tais casos que, senão tomarmos a devida atenção nos podem arruinar o trabalho.

Por hoje é tudo, a construção vai continuar, já falta muito pouco para podermos ver as fotos deste modelo já terminado.


Um grande abraço a todos vocês, meus amigos.

Pedro Costa

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