Monday, November 30, 2009

Creative wrapping paper

images via Martha Stewart


I think homemade gift wrap is the bomb! I love using old newspaper or brown craft paper tied with yarn. I think I might even attempt this diy bow I saw on www.howaboutorange.blogspot.com, so cool!


via www.howaboutorange.blogspot.com

Wet Paint


Sorry for the lack of posts, I've been swamped with orders and I've been preparing for Bazaar Bizarre, which is next Sunday, ahhh!!.

My hands are smeared with paint from coating my mobiles. I was trying out different color combinations today, and it took so long to get a nice mix of colors. These photo's don't do them justice, I'll take more in the day light.

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (19)


Olá a todos.

Conforme prometido, hoje tenho mais um pequeno desenvolvimento na grande aventura que tem sido a construção deste modelo mas, como já referi anteriormente, não vale a pena ter pressa se queremos que o trabalho saia como imaginámos, temos que fazer tudo com muita calma para não deitar a perder num minuto aquilo que foi feito, e bem, durante meses.

Hoje vou mostrar-vos todos os passos que dei para construir as jantes e também para lhes dar aquele "toque" de realidade através das técnicas que expliquei anteriormente,mais precisamente no ultimo capítulo.

Sendo assim, vamos às fotos e às explicações:



Nesta imagem temos os objectos do trabalho de hoje, as jantes.
Depois de terem sido preparadas, lixadas e também terem recebido o primário da ordem, foram após disso, pintadas com o Spray Tamiya TS-30 "Silver Leaf", o efeito final ficou muito bom, uma mistura de cromado e alumínio polido, depois foram deixadas a secar cerca de 3 semanas, porque estas cores metalizadas são muito sensíveis e se não as deixarmos secar tempo suficiente podem perder o seu brilho e também partes do pigmento, por isso, fica o aviso: deixar secar sempre bem qualquer tipo de cor metalizada.



Quando vi que a tinta já tinha secado o suficiente e que já não havia perigo de arruinar a mesma, continuei o trabalho e assim, após uma rápida inspecção visual para confirmar que tudo estava bem com a pintura, se não tinha havido nenhum erro ou falha, continuei.
Comecei por pintar as porcas de aperto, utilizando para isso a tinta acrílica X-10 "Gun Metal" da Tamiya. Para a aplicação utilizei um pincel de espessura média-fina e utilizei pouca tinta de cada vez até porque, estas tintas acrílicas da Tamiya têm uma tendência muito grande para secarem rapidamente.
Depois de ter todas as porcas pintadas, tive que voltar a deixar secar muito bem, mas desta vez cerca de 2 dias.



A fase seguinte foi a pintura dos raios das rodas, foram pintados de dourado com tinta, também acrílica da Tamiya, referência X-12 "Gold Leaf", a técnica e o pincel utilizados foram precisamente os mesmos, e desta vez já tive que ter muito mais cuidado, como já estava a pintar uma cor que iria fazer a ligação entre outras duas, tive que fazer os contornos das porcas e também evitar que a tinta sujasse a zona prateada, foi um trabalho de modelista à séria, daqueles que todos nós gostamos, pintar todo o tipo de pormenores o melhor e mais perfeitamente que conseguirmos, no fim, quando o resultado compensa, somo invadidos por uma sensação de felicidade e também de realização total.



Como as jantes traseiras eram compostas por duas peças cada, e depois de verificar que a pintura já estava bem seca, colei as partes superiores das mesmas e deixei secar bem.
Um dia depois, verifiquei se estava tudo bem seco e comecei a aplicar as técnicas de envelhecimento que já expliquei.
Para isso, voltei a usar a mesma tinta prateada que tinha utilizado para o motor e. com a técnica do "pincel seco" dei umas passagens muito leves nas partes mais salientes das porcas de aperto, como se pode ver na fotografia, o efeito consegue realçar as partes mais salientes da peça.
Depois e através da outra técnica já aqui explicada, a técnica dos "washes", dei um aspecto de profundidade a todas as pequenas porcas que se encontram no aro interior da jante e também nas quatro pequenas saliências que se encontram na parte exterior da mesma, utilizei a mesma tinta "Smoke", bastante diluída e não esquecer, aplicar sempre este efeito com as peças o mais horizontais quanto seja possível.
Quando este efeito secou, dei uma passagem com verniz mate, aplicado a pincel em todas as zonas que tinham sido objecto deste tratamento.
Depois de tudo seco fui verificar o resultado final e, como podem observar, as jantes ganharam vida, ficaram muito mais profundas e no meu caso, adoro aquele reflexo escuro que fica na parede interior, fica muito realista, não acham?



Por último, mostro-vos as jantes, já depois de tudo terminado, montadas nos pneus do kit, os próprios pneus foram também objecto de uma ligeira lixadela na sua banda de rodagem para assim, conseguir imitar o desgaste provocado pelo rolamento dos mesmos nos asfalto das pistas.

Penso que consegui dar um efeito bastante realista a todo este conjunto e espero também que tenham percebido todas as explicações, já sabem, qualquer dúvida que possam ter, não hesitem, perguntem, estarei aqui sempre para vos esclarecer e também ensinar.

Um grande abraço a todos, modelistas ou não, meus amigos, que fui conquistando nestes ainda poucos meses, aqui, na Blogoesfera.

Pedro Costa

Video - A Fórmula 1, Como Ela Deveria Ser


A Fórmula 1, como ela deveria ser, correr sempre, tentar chegar mais à frente, superar o adversário e também os próprios receios do Piloto, correr pelo prazer de correr, querer ganhar, andar mais e mais, tentando obter a glória.

Essa Fórmula 1 já não existe, nem nunca mais voltará a existir, é pena...

Um abraço a todos

Pedro Costa

Que Pista? Que Ano? Que Piloto?




Olá a todos.


Hoje tenho para vocês mais uma daquelas fotografias bem raras e curiosas, desta vez trago-vos a foto de um jovem piloto a bordo de um Surtees, e quero que me digam quem é esse jovem, em que Grande Prémio foi tirada esta foto e por último, em que ano?


Muitos já devem saber de quem se trata mas mesmo assim e, para aqueles que tiverem dúvidas basta repararem em alguns pormenores da imagem, vai ser fácil, vão ver.


Aguardo pelas vossas respostas, e até lá, vou continuar a construção do Ferrari 126CK e, logo que puder, colocarei aqui mais uma etapa do seu desenvolvimento.


Um grande abraço


Pedro Costa

Saturday, November 28, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (18)


Olá a todos.

Após quase uma semana de ausência, volto hoje de novo à carga, e nada melhor do que voltar da melhor maneira, falando de modelismo.

No artigo de hoje vou tentar explicar algumas das técnicas que são utilizadas principalmente no modelismo militar para dar mais realismo às peças, hoje vou falar-vos da "técnica do pincel seco" e dos "washes".

Para quem tem seguido a construção deste modelo ao longo da sua já longa saga sabe que anteriormente, noutro post, prometi que iria explicar estas mesmas técnicas.

Estas duas técnicas se bem utilizadas irão transformar uma peça pintada em algo quase real, muito próximo da realidade, com uma sensação de profundidade inigualável.

Passemos então ás explicações:




Nas imagens anteriores podemos ver duas fotografias do bloco do motor, pintado com a cor "Steel" e que, irá servir de exemplo para explicar estas duas técnicas.

Pincel seco:




Aqui, temos o primeiro passo, a técnica do "pincel seco", após ter deixado secar muito bem todo o bloco do motor e também ter pintado os braços inferiores da suspensão traseira de preto semi-brilho, chegou a vez de começar.
Esta técnica tem este nome porque até como o nome indica ser utilizada tinta em muito pouca quantidade, aplicada com um pincel.

Para isso, utilizei tinta prateada, mais clara que a cor do motor e aí então passei à acção, molha-se o pincel na tinta e logo após isso dão-se várias passagens num pano ou num bocado de papel absorvente para assim retirar todo o excesso de tinta que o mesmo possa conter, quando o mesmo já estiver quase sem tinta, passa-se ao bloco do motor e vão-se dar várias passagens muito rápidas, muito ao de leve nas zonas mais salientes da peça, isto vai provocar que a tinta vai ficar colocada em todas as partes altas, provocando um efeito de brilho mais claro em contraste com a cor mais escura do motor, entretanto vai-sr repetindo a mesma operação, sempre pelos mesmos passos, secando sempre o pincel antes continuar e até conseguir que toda a peça esteja abrangida por este passo.
Depois tem que se deixar secar bem antes de continuar para a próxima etapa.


"Washes" :




Depois de ter deixado secar bem o passo anterior e de ter inspeccionado tudo para ver se existiam eventuais falhas, ou algo que pudesse ter deixado passar em claro, chegou a vez da técnica dos "washes".
Como a palavra diz, o "wash" é no fim de contas uma lavagem, utilizando para o efeito tinta bastante diluída.
A tinta utilizada foi a cor "smoke", da Tamiya que é uma cor bastante escura e ao mesmo tempo semi-transparente que é o ideal para acentuar os contrastes que foram evidenciados pela técnica do "pincel seco".
Depois de ter diluído bem a tinta, utilizando para o efeito diluente para tintas acrílicas, coloquei a superfície a ser tratada o mais horizontal possível porque, como vou aplicar esta tinta nas zonas mais fundas da peça e também porque a peça vai ser bem molhada, tenho que evitar que a tinta ao secar se desloque para um dos lados, quero que todas as partes fiquem bem abrangidas.
Depois de estabilizar a peça, molhei bem o pincel na tinta e comecei por aplicar na parte superior do modelo, tendo sempre especial atenção para evitar sujar as zonas que estão a prateado, o objectivo é criar um contraste entre a cor do motor, as partes prateadas e estas zonas mais fundas, tudo isto é conseguido com estes três tipos de cores diferentes, salientando as saliências e também sombreando as reentrâncias, espero que estejam a perceber tudo até agora.
Depois de deixar secar a primeira parte, tenho que repetir todo este procedimento tendo sempre o cuidado de deixar a zona a ser tratada o tão horizontal quanto possível.
Depois de tudo feito e bem seco, e, como se pode ver nas imagens acima, dei duas de mão de verniz mate para selar tudo e dar um efeito semi-brilho a todo o conjunto.
Como podem ver o efeito foi conseguido na totalidade, pode-se notar que as zonas mais profundas do motor ficaram mais escuras, as mais salientes ficaram mais claras e, ficou com um efeito quase real, muito melhor do que se tivesse só pintado tudo da mesma cor.

Estas técnicas que tentei explicar hoje engrandecem de certeza um kit, e são a diferença que muitas vezes fazem com que alguns Modelistas (Eu não..) ganhem prémios em exposições.
Como são duas técnicas que exigem bastante tempo, principalmente o "wash", vão fazer com que o kit demore muito mais tempo a ser construído, por isso, não é de estranhar que a construção deste modelo já vá no seu 18º capitulo....

....e vai continuar.

Espero que tenham gostado e acima de tudo entendido as minhas explicações, se tiverem dúvidas não hesitem em perguntar, vou estar sempre disponível para vos ajudar a esclarecer tudo.

Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

Friday, November 27, 2009

UPCOMING EVENTS (help support local artists)

Dec. 6th:
Bazaar Bizarre is approaching! Check out the over 80 vendors here. I'll be at table 6, please come down and say hi! Admission is $1, and it's located in the BCA Cyclorama on 539 Tremont St. Also if your interested in a particular print please let me know now, so I can have it for you at the show.



Dec 11th:
If you're not really into the crazy crowds of Bazaar bizarre, I suggest you attend Design Nearby. It's more of a smaller gallery setting where you can view the artists framed work and also purchase it as well. Check out images below from years past. I'm not sure If I will be attending this, it's probably a no, but I'll try.

Monday, November 23, 2009

Fotos Curiosas - O Aspirante


Olá a todos.

Hoje tenho mais uma daquelas fotos que se podem chamar curiosas.

Na foto acima podemos ver dois jovens mecânicos a empurrar um monolugar de Fórmula 1, o mais engraçado de tudo é que um deles, mais precisamente, o que se encontra à esquerda na foto não imaginava que anos mais tarde seria um chefe de equipe, ainda por cima de uma marca com muita tradição neste desporto e também muito vitoriosa, aliás, foi por causa deste senhor que esta mesma equipe se tornou um das mais ganhadoras do grande circo.

Ele hoje ainda está no activo mas, segundo as fontes mais bem informadas prepara-se para abandonar de vez a Fórmula 1.

Quem adivinha o nome deste jovem??

Um grande abraço

Pedro Costa

Sunday, November 22, 2009

Guest room



I was at HomeGoods yesterday, which I never really shop at. I was in the mood and, well, it's next to my grocery store. Anyway, I found some cute white lamps on clearance that I thought would look good in my guest room. Then I remembered the bedding from U.O. that I really wanted, which just happened to be on sale. I took a look at them again, and saw that they'd been marked down yet again! It was a sign - I needed to pounce! (I hope they get here soon.)


Now, there is a lot of blue and green in this room, so I'm thinking about making a tall, padded, white headboard to help break it up. I'm actually really excited about making the headboard; I found a blogger who did one here. I'm not sure how to get or make fabric buttons, does anyone know how that works?

Free shipping on all orders over $85


Free shipping on all orders over $85! Offer Ends December 31st. Your shipping costs will be refunded back to you after your purchase. (U.S. orders only) This does not apply to my vintage store.

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (17)



Olá a todos.


Hoje entramos no 17º capítulo relacionado com a montagem do Ferrari 126CK, tem sido uma construção bastante demorada, devido acima de tudo com a pouca disponibilidade que tenho tido nos últimos meses, por motivos profissionais tenho-me ausentado por algumas vezes mas, sempre que possível, e logo que posso, regresso ao vosso contacto com a maior rapidez possível.


Hoje trago-vos mais um passo nesta obra, talvez um dos mais aguardados por todos, inclusive por mim: a pintura com a cor real do carro.


Como expliquei em passos anteriores, todas estas peças que compõem a carenagem do Ferrari foram tratadas de maneira a poder receber o primário branco que iria servir de base para a pintura própriamente dita, ou seja, foram todas lixadas utilizando para o efeito lixa de grão #600 e a seguir lixa de grão #1000, depois as peças foram todas elas lavadas com detergente da loiça para ajudar a desengordurar e para remover eventuais sujidades. Depois de terem secado bem foram então pintadas com duas camadas de primário branco da Tamiya.


Depois da tinta ter secado passei à inspecção visual para detectar alguns erros que possam ter aparecido e, caso fosse necessário teria que repetir todo o processo.


Ao mesmo tempo e como já expliquei anteriormente , preparei também o aileron dianteiro, para ser primado nos seus topos laterais.

Após ter deixado secar muito bem todas as peças, não ter encontrado erros nas mesmas, chegou a vez da pintura, para isso tive que voltar a lavar as mesmas outra vez e aí então, pintura a sério.

Para o efeito utilizei a tinta em spray da Tamiya, com a referência TS-8 "Italian Red" que é a cor ideal para pintar os Ferraris de competição deste período. A pintura foi aplicada em 3 camadas distintas sendo que, a primeira foi praticamente um "borrifo" de todas as peças, a segunda já foi um pouco mais forte e só na terceira é que pintei mesmo a sério de modo a deixar as peças bastante uniformes e com um aspecto "molhado", resta dizer que todas as camadas foram dadas a cerca de 30 cms das peças, deixando secar cerca de 45 minutos antes de voltar a pintar de novo.


O resultado foi este:








Nas fotos acima podemos ver todas as peças depois de terem secado cerca de 4 dias, podemos reconhecer a carenagem principal, as laterais do carro, os topos do aileron traseiro, o bico do veículo, os dois espelhos e asa dianteira já com os topos pintados de vermelho.

À parte de todas estas peças também podemos vislumbrar o extintor do Ferrari (que se encontra junto do bico dianteiro e do aileron), esta peça foi a única que não foi pintada com o Spray TS-8, mas sim com outro vermelho também Tamiya e, com a referência TS-49 "Bright Red", uma cor mais clara e mais aproximada da cor real estes equipamentos para extinção de incêndios.





Nestas duas últimas fotos tento mostrar o trabalho que foi feito com o aileron dianteiro, na primeira imagem pode-se ver o trabalho de máscara que efectuei para evitar que a tinta vermelha pudesse escorrer para cima da pintura já feita, com alumínio polido, utilizei para o efeito a fita para pinturas da Tamiya, muito boa por sinal, visto que não deixa resíduos de cola depois de retirada.

Na segunda fotografia vê-se o resultado final desta mesma máscara já depois de retirada, a pintura ficou um mimo, sem nenhum escorrido, o efeito pretendido foi atingido na totalidade.



Todos estes passos foram efectuados com muita calma, sem pressas, porque na maior parte das vezes as pressas só levam a que se perca um trabalho de meses, feito com muito cuidado, por isso, muita calma.


Espero que tenham gostado das explicações e das fotografias, vou tentar sempre que possível explicar ao máximo todos os passos, sempre acompanhados de fotos, para melhor compreensão de todos.


Um grande abraço


Pedro Costa

Saturday, November 21, 2009

Videos Modelismo - Ferrari 248F1 1/20

Olá a todos.

Hoje voltamos a falar de modelismo, e para ajudar deixo-vos aqui hoje, um, ou melhor, quatro vídeos (o video original está dividido em 9 partes que são divididas entre a construção deste modelo e também de uma moto, neste caso a Yamaha YZR-M1, mas de momento só coloco as fases de construção do Ferrari) que relatam a construção do Ferrari 248F1, na escala 1/20, aquela que é a mais utilizada nos kits de F1´s.

O Kit é um modelo da Fujimi, que felizmente resolveu apostar em força nesta temática e que, ao mesmo tempo fez despertar as outras marcas concorrentes a fazer o mesmo pois, tanto a Tamiya como a Hasegawa tem preparadas montes de novidades para o ano que vem, ainda bem....já nem sei qual dos kits irei comprar, provavelmente todos...

Estes vídeos que se seguem são de um programa Japonês dedicado exclusivamente ao Modelismo e aborda todas as temáticas, desde os veículos militares, navios, carros e motos até à ficção cientifica, o nome do programa é Plamo Tsukurou, que, não sei o que significa mas ao mesmo tempo sei que deve ser algo relacionado com esta paixão que atravessa continentes, o Modelismo.

Deliciem-se e vejam as técnicas que o nosso amigo Japonês utiliza, muito útil para se aprender e aperfeiçoar.










Um grande abraço a todos

Pedro Costa

Thursday, November 19, 2009

Fotos Curiosas - Equipe Embassy Hill


Olá a todos.

Depois de uma ausêsia forçada, estou de volta para continuar o meu blogue.

Brevemente irei continuar a mostrar-vos os mais recentes desenvolvimentos no que toca ao modelismo, mas por agora deixo-vos mais uma foto da minha colecção de "fotos curiosas"

A foto de hoje mostra uma verdadeira equipe "familiar", a equipe Hill que foi fundada pelo antigo Campeão do Mundo Graham Hill, a equipe teve uma vida muito curta, principalmente porque o seu principal fundador faleceu num acidente aéreo em 29 de novembro de 1975, num avião que, era pilotado pelo próprio, juntamente com Hill faleceram mais cinco elementos da equipe, entre eles o piloto Tony Brise.

A partir desse momento a equipe deixou de desenvolver o seu modelo e simplesmente terminou, mas o nome ficou, e a sua história também.

Na foto podemos ver vários elementos da equipe enquanto empurram o carro, todos eles bastante sorridentes enquanto um jovem conduz o carro pelo meio de uma multidão.

O desafio que vos lanço hoje e que, desde já peço a vossa ajuda é:

Quem é o "rapazinho" que está ao volante do carro, qual o seu nome?

Como devem calcular eu sei a resposta, é bastante fácil, espero que tenham gostado de mais uma preciosidade da história da Fórmula 1.

Um abraço a todos

Pedro Costa

Yummy



Have you ever looked into an old cookbook before and wondered "who would eat that?!" Well, I'm starting to warm up to the idea; it would make a great conversation starter for a party!

spakleenly on flickr has a Mid-Century Supper Club which she hosts every now and again, and it looks like so much fun. She finds old recipes and recreates these (sometimes hideous-looking, by today's standards) dishes for her friends.

http://curly-wurly.blogspot.com/ has a lot of great old recipes to choose from. Is it just me, or were there a lot of gelatin dishes back then? Mmmm... Maybe that's what's wrong with the world today - not enough gelatin!

Tuesday, November 17, 2009

I love this kitchen!

I saw this kitchen featured on Apartment Therapy last month and I love it! I keep staring at it dreaming of a new kitchen.

For my own kitchen I'd keep the light grayish blue tones and that beautiful walnut woodgrain, but I think I would add in a lemongrass color and other green shades instead of the orange. Don't get me wrong, I love the orange, but I have enough of it in my living room already.

Dogs and cats

For the last week or two, I have been working non-stop to get these cat and dog illustrations done. It was kind of stressful, since I really shy away from making anything too true-to-life (my comfort zone is making abstract patterns), but I'm so glad I did them.

I'm still making some tiny changes with color here and there but I should have them for sale in my Etsy shop soon (individuals breeds and all of them grouped together). See more on my Flickr page.