Olá a todos.
Hoje vou compartilhar com vocês mais um passo na construção deste Ferrari 126CK, uma saga que, neste momento já entrou no seu 15º capitulo, por isso, todos os passos anteriores podem ser vistos aqui.
Depois de vos ter mostrado as várias fases de preparação, pintura com primário, verificação de erros e, finalmente a pintura com cor das várias peças mecânicas e chassis, tudo isto com algumas peripécias pelo meio....; hoje vou passar a uma das peças mais importantes do carro: a carenagem ou carroceria.
Esta é "aquela" peça, e é, no fim de contas aquela para a qual toda a gente vai olhar quando o modelo estiver terminado, esteja ela montada ou não sobre o carro, ela é a alma do veículo, pois muitas da pessoas vão conseguir identificar o modelo só de olhar para ela.
Sendo assim, vou passar a explicar todos os procedimentos que efectuei nesta(s) peça(s), até ter chegado à fase de preparação para a pintura com a tão característica cor "Ferrari Red", e já agora, com mais um azar pelo meio.....já se está a tornar habitual...
Vamos ao trabalho:
Nas duas fotos anteriores podemos ver as várias peças que vão dar origem ao produto final, a carenagem, todas elas irão ser preparadas da mesma forma que utilizei para todo o conjunto mecânico, nestas fotos ainda se podem ver alguns dos componentes agarrados à árvore de suporte, tendo já destacado da mesma o bico do carro, fazem também parte deste conjunto, a tampa do compartimento do motor, que será preparada e depois colada na carroceria antes da pintura com primário e também os dois espelhos retrovisores, que serão preparados, primados e pintados à parte da mesma, só sendo colados já na parte final da construção, tendo que se montar antes o ecrã, só depois será possível afinar a posição dos mesmos.
Como já tinha explicado anteriormente, para se conseguir uma superfície o mais perfeita possível, temos que eliminar todos os defeitos de moldagem e marcas de injecção, seja através de lixa, ou com betume e posterior rectificação.
Esta peça, não sendo das mais imperfeitas que o kit possuía era ao mesmo tempo a que tinha mais imperfeições em locais nada recomendáveis.
Tive que começar por lixar toda a superfície exterior com lixa #600, principalmente nas laterais, onde existiam umas marcas bastante pronunciadas, depois passei para a zona interior e aí tive que remover todos os defeitos que a peça trazia de fábrica, nomeadamente, muitas marcas de injecção e alguns defeitos menores.
Após este passo e, já depois de ter efectuado uma inspecção visual, voltei a repetir tudo, desta vez utilizando lixa de grau #1000, muito mais fina, para com isso conseguir uma superfície bem plana, linear.
Agora o azar:
Esta peça, não sendo das mais imperfeitas que o kit possuía era ao mesmo tempo a que tinha mais imperfeições em locais nada recomendáveis.
Tive que começar por lixar toda a superfície exterior com lixa #600, principalmente nas laterais, onde existiam umas marcas bastante pronunciadas, depois passei para a zona interior e aí tive que remover todos os defeitos que a peça trazia de fábrica, nomeadamente, muitas marcas de injecção e alguns defeitos menores.
Após este passo e, já depois de ter efectuado uma inspecção visual, voltei a repetir tudo, desta vez utilizando lixa de grau #1000, muito mais fina, para com isso conseguir uma superfície bem plana, linear.
Agora o azar:
Como já devem ter reparado, esta foto tem uma diferença em relação à anterior.....,
depois de ter tudo preparado para a pintura com primário só faltava um passo, a lavagem da carroceria para remover eventuais resíduos e também desengordurar a peça para assim a tinta agarrar sem problemas.
Eis que, ao lavar parti sem querer a zona que fica por detrás da cabeça do piloto, talvez a parte mais frágil da peça, como devem calcular não fiquei nada feliz porque já sabia que tina de voltar a fazer tudo de novo.
Assim foi, para reparar o estrago utilizei cola cianocrilato ou a vulgar Super cola 3, como a junta depois de colada ficou bastante imperfeita, tive que repetir todos os passos....lixa e mais lixa até ficar tudo perfeito, depois disso voltei a lavar a peça, desta vez com muito mais cuidado e atenção e então depois, parti para o primário.
depois de ter tudo preparado para a pintura com primário só faltava um passo, a lavagem da carroceria para remover eventuais resíduos e também desengordurar a peça para assim a tinta agarrar sem problemas.
Eis que, ao lavar parti sem querer a zona que fica por detrás da cabeça do piloto, talvez a parte mais frágil da peça, como devem calcular não fiquei nada feliz porque já sabia que tina de voltar a fazer tudo de novo.
Assim foi, para reparar o estrago utilizei cola cianocrilato ou a vulgar Super cola 3, como a junta depois de colada ficou bastante imperfeita, tive que repetir todos os passos....lixa e mais lixa até ficar tudo perfeito, depois disso voltei a lavar a peça, desta vez com muito mais cuidado e atenção e então depois, parti para o primário.
Nas fotos anteriores pode-se ver a carroceria com o primário aplicado, como devem ter reparado dividi este passo em duas metades, ou seja, pintei primeiro a parte interior e, depois de tudo bem seco passei à parte exterior, utilizei para o efeito o primário em spray da Tamiya, talvez o de melhor qualidade à venda no mercado, tem um grão muito fino e ao mesmo tempo fica muito liso depois de aplicado, ao contrário de outros tipos que já experimentei e que, deixam as peças bastante irregulares e cheias de "casca de laranja" que é, nada mais, nada menos que uma pintura bastante rugosa.
Agora tenho que deixar secar e depois fazer uma inspecção bastante detalhada para ver se encontro algum erro para poder corrigir.
Agora tenho que deixar secar e depois fazer uma inspecção bastante detalhada para ver se encontro algum erro para poder corrigir.
Ao mesmo tempo que preparava todas as peças anteriores aproveitei também para fazer o mesmo a todas as outras que também vão ser pintadas de vermelho "Ferrari", na foto podem-se ver as laterais inferiores da carenagem, o bico do carro, os espelhos retrovisores e por último os topos laterais do aileron traseiro.
Todas estas peças foram tratadas da mesma maneira que a peça maior, tendo sido lixadas, rectificadas, betumadas e pintadas com o mesmo primário branco, depois todas elas foram colocadas a secar cerca de uma semana.
Entretanto vou continuar com a parte mecânica que, como já prometi antes, tenho muito mais para mostrar e explicar a todos vocês.Todas estas peças foram tratadas da mesma maneira que a peça maior, tendo sido lixadas, rectificadas, betumadas e pintadas com o mesmo primário branco, depois todas elas foram colocadas a secar cerca de uma semana.
Continua........
Um grande abraço
Pedro Costa
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