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Sunday, November 8, 2009
Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (14)
Olá a todos,
Vamos continuar com a construção do Ferrari 126CK, desta vez não trago grandes avanços, simplesmente mostro-vos as fotos de alguma peças pintadas e já secas, todas estas peças foram pintadas com as várias cores que são pedidas no manual de instruções, e depois disso ficaram cerca de duas semanas as secar para evitar que, ao manuseá-las pode-se de alguma forma estragar o trabalho anteriormente feito.
Bem, vamos às fotos e às explicações:
Na foto acima podemos ver o banco, que já foi objecto ele mesmo de um post aqui no blogue, devido a uma azelhice da minha parte. Podemos ver também os dois conjuntos de entradas de ar para arrefecimento dos travões, os dois elementos mais próximos na imagem pertencem ao eixo traseiro, os que se encontram mais afastados e também meio desfocados na imagem, são do conjunto dianteiro.
Nesta imagem temos algumas peças que, à semelhança das anteriores também foram pintadas com preto semi-brilhante, são elas: os braços superiores da suspensão dianteira, os triângulos inferiores da mesma suspensão, o volante, o painel de instrumentos, a barra de direcção e também dois componentes mais pequenos que pertencem à suspensão traseira e que mais tarde ainda terão que levar uns pormenores de pintura, feita com pincel.
Acima temos uma miscelânea de peças, de vários tamanhos e feitios, todas elas já pintadas e bem secas, podem-se ver os discos de travão, os colectores de escape e também as ponteiras do mesmo, os cubos das rodas dianteiras, as maxilas dos travões, os dois turbos, a válvula "waste gate", etc.
Nestas peças foram utilizadas várias cores tais como: "titanium gold", "gun metal", "light gun metal", "steel", tudo em spray, de várias marcas, Motip, Tamiya, entre outras.
Aqui e, continuando com a "confusão de peças e pecinhas" podem-se ver: o suporte da asa traseira que já está acoplado ao topo traseiro da suspensão, a barra de torção traseira, os cubos das rodas, os braços superiores da suspensão, os quatros amortecedores, dois dianteiros (os mais pequenos) e os dois traseiros (os maiores), os veios de transmissão, a placa difusora de calor dos escapes e várias outras peças mais pequenas que fazem parte do motor, distribuidores, bobines, bomba injectora de combustível, tirantes de apoio e fixação, etc.
Todas as peças da imagem foram pintadas com a cor "aluminio".
Nas duas fotos acima pode-se ver aquela que é provavelmente a peça mais conhecida de todos, o motor, como já disse anteriormente, noutros posts, este conjunto apesar de parecer uma só peça é, na realidade composta por mais de trinta, mais pequenas e que, depois de todas coladas vão formar este elemento, o motor foi todo ele pintado com tinta de nome "steel" ou seja, cor de aço.
Bem, esta imagem também não deixa dúvidas a ninguém, é a monocoque que, como podem ver é constituída por quatros peças, sendo as mesmas: as duas metades inferior e superior da mesma, o bico do carro e a chapa de "protecção..." do piloto, estes quatro elementos foram pintado com spray Tamiya cor "Bare Metal Silver", uma cor que se aproxima bastante do alumínio polido do veículo original.
Por último temos mais um conjunto de peças, todas elas bastante reconhecíveis e que foram pintadas com spray Tamiya, côr "Silver", este spray tem uma cor muito aproximada do cromado, ficando a meio entre o alumínio polido e o banho de crómio.
As peças são: as jantes, os ailerons dianteiros e traseiro, os colectores de admissão do motor e um par de tubagens de arrefecimento do mesmo.
Tudo aquilo que mostrei hoje, mesmo que pareça, ainda não está terminado, por norma costumo dar a seguir uns toques com "pincel seco" e após isso dou também uns "washes"...Já sei, muitos de vocês ficaram agora com uma sensação de: "O que é isso?", mas prometo-vos que brevemente vou explicar com todo o detalhe estas técnicas que conseguem tornar peças aparentemente pintadas e acabadas em algo quase real e com uma sensação de profundidade inigualável, fica prometido.
Por hoje, no que toca ao modelismo é tudo, espero que tenham gostado das várias explicações.
Um grande abraço.
Pedro Costa
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