Olá a todos.
Conforme prometido, hoje tenho mais um pequeno desenvolvimento na grande aventura que tem sido a construção deste modelo mas, como já referi anteriormente, não vale a pena ter pressa se queremos que o trabalho saia como imaginámos, temos que fazer tudo com muita calma para não deitar a perder num minuto aquilo que foi feito, e bem, durante meses.
Hoje vou mostrar-vos todos os passos que dei para construir as jantes e também para lhes dar aquele "toque" de realidade através das técnicas que expliquei anteriormente,mais precisamente no ultimo capítulo.
Sendo assim, vamos às fotos e às explicações:
Nesta imagem temos os objectos do trabalho de hoje, as jantes.
Depois de terem sido preparadas, lixadas e também terem recebido o primário da ordem, foram após disso, pintadas com o Spray Tamiya TS-30 "Silver Leaf", o efeito final ficou muito bom, uma mistura de cromado e alumínio polido, depois foram deixadas a secar cerca de 3 semanas, porque estas cores metalizadas são muito sensíveis e se não as deixarmos secar tempo suficiente podem perder o seu brilho e também partes do pigmento, por isso, fica o aviso: deixar secar sempre bem qualquer tipo de cor metalizada.
Depois de terem sido preparadas, lixadas e também terem recebido o primário da ordem, foram após disso, pintadas com o Spray Tamiya TS-30 "Silver Leaf", o efeito final ficou muito bom, uma mistura de cromado e alumínio polido, depois foram deixadas a secar cerca de 3 semanas, porque estas cores metalizadas são muito sensíveis e se não as deixarmos secar tempo suficiente podem perder o seu brilho e também partes do pigmento, por isso, fica o aviso: deixar secar sempre bem qualquer tipo de cor metalizada.
Quando vi que a tinta já tinha secado o suficiente e que já não havia perigo de arruinar a mesma, continuei o trabalho e assim, após uma rápida inspecção visual para confirmar que tudo estava bem com a pintura, se não tinha havido nenhum erro ou falha, continuei.
Comecei por pintar as porcas de aperto, utilizando para isso a tinta acrílica X-10 "Gun Metal" da Tamiya. Para a aplicação utilizei um pincel de espessura média-fina e utilizei pouca tinta de cada vez até porque, estas tintas acrílicas da Tamiya têm uma tendência muito grande para secarem rapidamente.
Depois de ter todas as porcas pintadas, tive que voltar a deixar secar muito bem, mas desta vez cerca de 2 dias.
Comecei por pintar as porcas de aperto, utilizando para isso a tinta acrílica X-10 "Gun Metal" da Tamiya. Para a aplicação utilizei um pincel de espessura média-fina e utilizei pouca tinta de cada vez até porque, estas tintas acrílicas da Tamiya têm uma tendência muito grande para secarem rapidamente.
Depois de ter todas as porcas pintadas, tive que voltar a deixar secar muito bem, mas desta vez cerca de 2 dias.
A fase seguinte foi a pintura dos raios das rodas, foram pintados de dourado com tinta, também acrílica da Tamiya, referência X-12 "Gold Leaf", a técnica e o pincel utilizados foram precisamente os mesmos, e desta vez já tive que ter muito mais cuidado, como já estava a pintar uma cor que iria fazer a ligação entre outras duas, tive que fazer os contornos das porcas e também evitar que a tinta sujasse a zona prateada, foi um trabalho de modelista à séria, daqueles que todos nós gostamos, pintar todo o tipo de pormenores o melhor e mais perfeitamente que conseguirmos, no fim, quando o resultado compensa, somo invadidos por uma sensação de felicidade e também de realização total.
Como as jantes traseiras eram compostas por duas peças cada, e depois de verificar que a pintura já estava bem seca, colei as partes superiores das mesmas e deixei secar bem.
Um dia depois, verifiquei se estava tudo bem seco e comecei a aplicar as técnicas de envelhecimento que já expliquei.
Para isso, voltei a usar a mesma tinta prateada que tinha utilizado para o motor e. com a técnica do "pincel seco" dei umas passagens muito leves nas partes mais salientes das porcas de aperto, como se pode ver na fotografia, o efeito consegue realçar as partes mais salientes da peça.
Depois e através da outra técnica já aqui explicada, a técnica dos "washes", dei um aspecto de profundidade a todas as pequenas porcas que se encontram no aro interior da jante e também nas quatro pequenas saliências que se encontram na parte exterior da mesma, utilizei a mesma tinta "Smoke", bastante diluída e não esquecer, aplicar sempre este efeito com as peças o mais horizontais quanto seja possível.
Quando este efeito secou, dei uma passagem com verniz mate, aplicado a pincel em todas as zonas que tinham sido objecto deste tratamento.
Depois de tudo seco fui verificar o resultado final e, como podem observar, as jantes ganharam vida, ficaram muito mais profundas e no meu caso, adoro aquele reflexo escuro que fica na parede interior, fica muito realista, não acham?
Um dia depois, verifiquei se estava tudo bem seco e comecei a aplicar as técnicas de envelhecimento que já expliquei.
Para isso, voltei a usar a mesma tinta prateada que tinha utilizado para o motor e. com a técnica do "pincel seco" dei umas passagens muito leves nas partes mais salientes das porcas de aperto, como se pode ver na fotografia, o efeito consegue realçar as partes mais salientes da peça.
Depois e através da outra técnica já aqui explicada, a técnica dos "washes", dei um aspecto de profundidade a todas as pequenas porcas que se encontram no aro interior da jante e também nas quatro pequenas saliências que se encontram na parte exterior da mesma, utilizei a mesma tinta "Smoke", bastante diluída e não esquecer, aplicar sempre este efeito com as peças o mais horizontais quanto seja possível.
Quando este efeito secou, dei uma passagem com verniz mate, aplicado a pincel em todas as zonas que tinham sido objecto deste tratamento.
Depois de tudo seco fui verificar o resultado final e, como podem observar, as jantes ganharam vida, ficaram muito mais profundas e no meu caso, adoro aquele reflexo escuro que fica na parede interior, fica muito realista, não acham?
Por último, mostro-vos as jantes, já depois de tudo terminado, montadas nos pneus do kit, os próprios pneus foram também objecto de uma ligeira lixadela na sua banda de rodagem para assim, conseguir imitar o desgaste provocado pelo rolamento dos mesmos nos asfalto das pistas.
Penso que consegui dar um efeito bastante realista a todo este conjunto e espero também que tenham percebido todas as explicações, já sabem, qualquer dúvida que possam ter, não hesitem, perguntem, estarei aqui sempre para vos esclarecer e também ensinar.
Um grande abraço a todos, modelistas ou não, meus amigos, que fui conquistando nestes ainda poucos meses, aqui, na Blogoesfera.
Pedro Costa
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