Monday, November 2, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (13)



Olá a todos.

Hoje volto a falar mais um pouco de modelismo, mais concretamente da (...continuação da...) construção do Ferrari 126CK, como tenho estado ausente por motivos profissionais, não tenho podido actualizar o blogue com a vontade desejada e muito pior que isso, não tenho tido tempo para dar largas à minha paixão por estas miniaturas.

Como tal, cada vez que tenho um tempinho livre, aproveito logo para dar mais um avançozito na montagem deste kit, às vezes depressa demais e mal, como foi o caso....

Nas duas fotos seguintes podem ver o banco do carro depois de ter levado duas-de-mão de preto semi-brilhante, como se nota bem nas imagens, a pintura ficou toda enrugada na zona das costas e no fundo, não sei se foi por ter pintado depressa demais, se não deixei secar bem entra as duas camadas, se a tinta reagiu com o primário ou se foi por outra causa qualquer, ou seja a pintura ficou uma desgraça, capaz de me levar ao desespero.








Depois da asneira feita só havia uma hipótese, decapar tudo, remover a tinta e depois recomeçar tudo de novo, ou seja: lixar mais uma vez, pintar com primário, pintar outra vez, etc.

Depois de muito pensar e olhar para a peça lembrei-me de uma coisa, tive uma ideia daquelas que, tanto podem correr bem como piorar ainda mais a situação.

Lembrei-me que tinha guardada algures uma lata de verniz mate, ou seja, sem brilho e pensei:

"Se eu desse umas quantas passagens com o verniz por cima da pintura preta para regularizar a superfície, podia ser que ficasse bom e até desse mais sensação de profundidade" , era arriscar tudo.....

Claro que corria sempre o risco da coisa correr ainda pior, mas como o mal já estava feito, não custava nada tentar, a unica coisa que podia acontecer depois era que, ia demorar muito mais tempo para decapar a peça, visto ter muitas mais camadas de tinta.

Assim foi, preparei tudo, e então depois de tomar uma certa dose de coragem avancei, dei três passagens com o verniz, deixando secar cerca de uma hora entra cada uma, para prevenir os mesmos erros...

Depois deixei dois dias a secar e quando voltei a olhar para a peça fiquei super feliz, pois observem: a peça não só ficou com uma tonalidade quase igual ao cabedal original, como ficou com uma sensação de profundidade espectacular.






O melhor de tudo foi que, aquele enrugado que ficou aquando da pintura com a tinta preta, tinha desaparecido quase por completo, tendo ficado quase nivelado em todo o assento, se repararem bem, na zona onde se faz a transição das costas do banco para o assento até parece que o cabedal ficou com um ar natural, com uma dobras quase reais!





Arrisquei e tive sorte, provavelmente nuca mais irei conseguir fazer um efeito assim, foi uma jogada de casino, se corresse bem, como foi o caso, encantado da vida, se corresse mal, tinha deitado tudo a perder.

Às vezes ( poucas..) tenho sorte....Eh! Eh!

Espero que tenham gostado e acima de tudo, que tenham percebido a explicação, se tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar, eu estarei sempre disponível para vos esclarecer qualquer questão.

Nota: Devem ter reparado, este é o post nº13 dedicado à construção deste modelo, por coincidência, hoje falei de um azar....

Um grande abraço

Pedro Costa

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