Olá a todos.
Após quase uma semana de ausência, volto hoje de novo à carga, e nada melhor do que voltar da melhor maneira, falando de modelismo.
No artigo de hoje vou tentar explicar algumas das técnicas que são utilizadas principalmente no modelismo militar para dar mais realismo às peças, hoje vou falar-vos da "técnica do pincel seco" e dos "washes".
Para quem tem seguido a construção deste modelo ao longo da sua já longa saga sabe que anteriormente, noutro post, prometi que iria explicar estas mesmas técnicas.
Estas duas técnicas se bem utilizadas irão transformar uma peça pintada em algo quase real, muito próximo da realidade, com uma sensação de profundidade inigualável.
Passemos então ás explicações:
Nas imagens anteriores podemos ver duas fotografias do bloco do motor, pintado com a cor "Steel" e que, irá servir de exemplo para explicar estas duas técnicas.
Pincel seco:
Aqui, temos o primeiro passo, a técnica do "pincel seco", após ter deixado secar muito bem todo o bloco do motor e também ter pintado os braços inferiores da suspensão traseira de preto semi-brilho, chegou a vez de começar.
Esta técnica tem este nome porque até como o nome indica ser utilizada tinta em muito pouca quantidade, aplicada com um pincel.
Para isso, utilizei tinta prateada, mais clara que a cor do motor e aí então passei à acção, molha-se o pincel na tinta e logo após isso dão-se várias passagens num pano ou num bocado de papel absorvente para assim retirar todo o excesso de tinta que o mesmo possa conter, quando o mesmo já estiver quase sem tinta, passa-se ao bloco do motor e vão-se dar várias passagens muito rápidas, muito ao de leve nas zonas mais salientes da peça, isto vai provocar que a tinta vai ficar colocada em todas as partes altas, provocando um efeito de brilho mais claro em contraste com a cor mais escura do motor, entretanto vai-sr repetindo a mesma operação, sempre pelos mesmos passos, secando sempre o pincel antes continuar e até conseguir que toda a peça esteja abrangida por este passo.
Depois tem que se deixar secar bem antes de continuar para a próxima etapa.
Esta técnica tem este nome porque até como o nome indica ser utilizada tinta em muito pouca quantidade, aplicada com um pincel.
Para isso, utilizei tinta prateada, mais clara que a cor do motor e aí então passei à acção, molha-se o pincel na tinta e logo após isso dão-se várias passagens num pano ou num bocado de papel absorvente para assim retirar todo o excesso de tinta que o mesmo possa conter, quando o mesmo já estiver quase sem tinta, passa-se ao bloco do motor e vão-se dar várias passagens muito rápidas, muito ao de leve nas zonas mais salientes da peça, isto vai provocar que a tinta vai ficar colocada em todas as partes altas, provocando um efeito de brilho mais claro em contraste com a cor mais escura do motor, entretanto vai-sr repetindo a mesma operação, sempre pelos mesmos passos, secando sempre o pincel antes continuar e até conseguir que toda a peça esteja abrangida por este passo.
Depois tem que se deixar secar bem antes de continuar para a próxima etapa.
"Washes" :
Depois de ter deixado secar bem o passo anterior e de ter inspeccionado tudo para ver se existiam eventuais falhas, ou algo que pudesse ter deixado passar em claro, chegou a vez da técnica dos "washes".
Como a palavra diz, o "wash" é no fim de contas uma lavagem, utilizando para o efeito tinta bastante diluída.
A tinta utilizada foi a cor "smoke", da Tamiya que é uma cor bastante escura e ao mesmo tempo semi-transparente que é o ideal para acentuar os contrastes que foram evidenciados pela técnica do "pincel seco".
Depois de ter diluído bem a tinta, utilizando para o efeito diluente para tintas acrílicas, coloquei a superfície a ser tratada o mais horizontal possível porque, como vou aplicar esta tinta nas zonas mais fundas da peça e também porque a peça vai ser bem molhada, tenho que evitar que a tinta ao secar se desloque para um dos lados, quero que todas as partes fiquem bem abrangidas.
Depois de estabilizar a peça, molhei bem o pincel na tinta e comecei por aplicar na parte superior do modelo, tendo sempre especial atenção para evitar sujar as zonas que estão a prateado, o objectivo é criar um contraste entre a cor do motor, as partes prateadas e estas zonas mais fundas, tudo isto é conseguido com estes três tipos de cores diferentes, salientando as saliências e também sombreando as reentrâncias, espero que estejam a perceber tudo até agora.
Depois de deixar secar a primeira parte, tenho que repetir todo este procedimento tendo sempre o cuidado de deixar a zona a ser tratada o tão horizontal quanto possível.
Depois de tudo feito e bem seco, e, como se pode ver nas imagens acima, dei duas de mão de verniz mate para selar tudo e dar um efeito semi-brilho a todo o conjunto.
Como podem ver o efeito foi conseguido na totalidade, pode-se notar que as zonas mais profundas do motor ficaram mais escuras, as mais salientes ficaram mais claras e, ficou com um efeito quase real, muito melhor do que se tivesse só pintado tudo da mesma cor.
Como a palavra diz, o "wash" é no fim de contas uma lavagem, utilizando para o efeito tinta bastante diluída.
A tinta utilizada foi a cor "smoke", da Tamiya que é uma cor bastante escura e ao mesmo tempo semi-transparente que é o ideal para acentuar os contrastes que foram evidenciados pela técnica do "pincel seco".
Depois de ter diluído bem a tinta, utilizando para o efeito diluente para tintas acrílicas, coloquei a superfície a ser tratada o mais horizontal possível porque, como vou aplicar esta tinta nas zonas mais fundas da peça e também porque a peça vai ser bem molhada, tenho que evitar que a tinta ao secar se desloque para um dos lados, quero que todas as partes fiquem bem abrangidas.
Depois de estabilizar a peça, molhei bem o pincel na tinta e comecei por aplicar na parte superior do modelo, tendo sempre especial atenção para evitar sujar as zonas que estão a prateado, o objectivo é criar um contraste entre a cor do motor, as partes prateadas e estas zonas mais fundas, tudo isto é conseguido com estes três tipos de cores diferentes, salientando as saliências e também sombreando as reentrâncias, espero que estejam a perceber tudo até agora.
Depois de deixar secar a primeira parte, tenho que repetir todo este procedimento tendo sempre o cuidado de deixar a zona a ser tratada o tão horizontal quanto possível.
Depois de tudo feito e bem seco, e, como se pode ver nas imagens acima, dei duas de mão de verniz mate para selar tudo e dar um efeito semi-brilho a todo o conjunto.
Como podem ver o efeito foi conseguido na totalidade, pode-se notar que as zonas mais profundas do motor ficaram mais escuras, as mais salientes ficaram mais claras e, ficou com um efeito quase real, muito melhor do que se tivesse só pintado tudo da mesma cor.
Estas técnicas que tentei explicar hoje engrandecem de certeza um kit, e são a diferença que muitas vezes fazem com que alguns Modelistas (Eu não..) ganhem prémios em exposições.
Como são duas técnicas que exigem bastante tempo, principalmente o "wash", vão fazer com que o kit demore muito mais tempo a ser construído, por isso, não é de estranhar que a construção deste modelo já vá no seu 18º capitulo....
....e vai continuar.
Espero que tenham gostado e acima de tudo entendido as minhas explicações, se tiverem dúvidas não hesitem em perguntar, vou estar sempre disponível para vos ajudar a esclarecer tudo.
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
Como são duas técnicas que exigem bastante tempo, principalmente o "wash", vão fazer com que o kit demore muito mais tempo a ser construído, por isso, não é de estranhar que a construção deste modelo já vá no seu 18º capitulo....
....e vai continuar.
Espero que tenham gostado e acima de tudo entendido as minhas explicações, se tiverem dúvidas não hesitem em perguntar, vou estar sempre disponível para vos ajudar a esclarecer tudo.
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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