Para forofos de las manualidades, en este caso hechas de papel, muchos modelos dedicados al anime, cine, papertoys, modelismo en papel, vehículos militares y cosas divertidas.
Saturday, November 14, 2009
Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (16)
Olá a todos.
Como ainda tenho um dia livre antes de me ausentar (de novo...), por motivos profissionais, aproveitei logo este bocadinho de liberdade para escrever mais um post, vou continuar a mostrar a construção do Ferrari 126CK e hoje tenho só um pequeno desenvolvimento.
Como vos mostrei no capítulo anterior, onde podemos ver as várias fases de preparação para a pintura da carenagem e também de mais algumas peças que, serão todas pintadas de vermelho, tenho hoje para vos mostar mais uma que, não sendo ela pintada da cor do "Cavallino", tem sim uns pequenos pormenores nessa cor.
A peça em questão é o aileron dianteiro que já tinha sido todo ele pintado com "Bare Metal Silver", uma cor muito bonita e real, muito próxima do alumínio polido original.
Acontece que, esta peça no modelo real tem os topos laterais ou as aletas pintadas de vermelho, por isso tinha duas hipóteses, ou pintava tudo primeiro com vermelho e então depois pintava o prateado ou, fazia da maneira inversa, pintava a superficie toda de "silver" e então, a seguir fazia uma máscara com fita própria para estas situações e, após isso teria que dar uma pintura com primário branco e então depois pintar o vermelho.
Foi o que aconteceu, como podem ver nas imagens que se seguem:
Depois de ter deixado secar muito bem a pintura prateada passei à preparação para o primário branco, convém sempre dar uma ou duas de mão deste produto por uma simples razão, como todas as peças da carenagem também foram preparadas com primário, quando pintar o vermelho por cima todas elas vão ficar com a mesma tonalidade e se, neste caso não fizesse o mesmo quando chegasse à fase da pintura com cor esta peça iria ficar muito mais escura do que as outras devido a ter pintado directamente por cima do prateado, por isso se quisermos uma cor igual e uniforme em todo o veículo temos que seguir todos estes passos.
Para delimitar as zonas que serão vermelhas e também para conseguir uma linha muito perfeita na separação de cores utilizei a fita de pintura da Tamiya, muito boa para este tipo de trabalhos e ao mesmo tempo também muito cara...
Colei a fita o mais próximo possível das aletas do aleiron, afinei bem a posição e depois preenchi toda a peça com mais fita, para evitar que a tinta se escapasse e sujasse o prateado, vi e revi várias vezes o isolamento para evitar que existissem eventuais espaços abertos.
Depois de ter a certeza que estava tudo preparado passei à parte da pintura com o primário, dei duas de mão, bastante leves, para não engrossar demasiado as laterais já que no modelo real estas aletas são bastante finas.
Correu tudo bem, mas fiquei sempre com a sensação que poderia ter acontecido algo de errado, fiquei bastante receoso que a tinta pudesse ter escorrido para debaixo da fita, mas isto era uma coisa que eu só poderia saber quando retirasse a mesma, depois de estar tudo bem seco....como foi dura a espera...
No dia seguinte, depois de verificar se já estava tudo seco retirei a fita, fiquei super contente com o resultado, como podem observar nas duas fotos acima, correu tudo bem, a separação entre as duas cores ficou muito perfeita, bem demarcada e sem nenhum tipo de erro ou escorrido, ou seja um espectáculo!
Agora, depois de ter tudo bem seco, vai chegar a vez da pintura com o "Vermelho Ferrari", mas até chegar a esse ponto ainda vou ter que fazer (outra vez) as mesmas operações que já vos expliquei aqui vezes sem conta ou seja, verificar imperfeições, corrigir as mesmas se houver, lavagem para desengorduramento, nova máscara com fita e só então a pintura, às vezes começamos a ficar fartos de tanto procedimento repetitivo e então aí caímos no erro de saltar estes procedimentos, é o pior que se pode fazer, podemos arruinar definitivamente um bom trabalho só por causa da pressa de vermos o trabalho feito, nunca caiam nessa tentação, façam sempre tudo com muita ponderação e cuidado pois é destes pequenos pormenores e da paciência que vive o modelismo e o modelista.
Calma, muita calma.
Espero que tenham gostado, como disse anteriormente, vou ausentar-me por uns dias, ainda não sei quantos, mas espero que seja breve, entretanto e até lá, um grande abraço para todos vocês.
Um grande até já!
Pedro Costa
Labels:
1/20,
Ferrari 126CK,
fujimi,
gilles villeneuve,
kit,
modelismo
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment