Olá a todos.
Hoje entramos no 17º capítulo relacionado com a montagem do Ferrari 126CK, tem sido uma construção bastante demorada, devido acima de tudo com a pouca disponibilidade que tenho tido nos últimos meses, por motivos profissionais tenho-me ausentado por algumas vezes mas, sempre que possível, e logo que posso, regresso ao vosso contacto com a maior rapidez possível.
Hoje trago-vos mais um passo nesta obra, talvez um dos mais aguardados por todos, inclusive por mim: a pintura com a cor real do carro.
Como expliquei em passos anteriores, todas estas peças que compõem a carenagem do Ferrari foram tratadas de maneira a poder receber o primário branco que iria servir de base para a pintura própriamente dita, ou seja, foram todas lixadas utilizando para o efeito lixa de grão #600 e a seguir lixa de grão #1000, depois as peças foram todas elas lavadas com detergente da loiça para ajudar a desengordurar e para remover eventuais sujidades. Depois de terem secado bem foram então pintadas com duas camadas de primário branco da Tamiya.
Depois da tinta ter secado passei à inspecção visual para detectar alguns erros que possam ter aparecido e, caso fosse necessário teria que repetir todo o processo.
Ao mesmo tempo e como já expliquei anteriormente , preparei também o aileron dianteiro, para ser primado nos seus topos laterais.
Após ter deixado secar muito bem todas as peças, não ter encontrado erros nas mesmas, chegou a vez da pintura, para isso tive que voltar a lavar as mesmas outra vez e aí então, pintura a sério.
Para o efeito utilizei a tinta em spray da Tamiya, com a referência TS-8 "Italian Red" que é a cor ideal para pintar os Ferraris de competição deste período. A pintura foi aplicada em 3 camadas distintas sendo que, a primeira foi praticamente um "borrifo" de todas as peças, a segunda já foi um pouco mais forte e só na terceira é que pintei mesmo a sério de modo a deixar as peças bastante uniformes e com um aspecto "molhado", resta dizer que todas as camadas foram dadas a cerca de 30 cms das peças, deixando secar cerca de 45 minutos antes de voltar a pintar de novo.
Após ter deixado secar muito bem todas as peças, não ter encontrado erros nas mesmas, chegou a vez da pintura, para isso tive que voltar a lavar as mesmas outra vez e aí então, pintura a sério.
Para o efeito utilizei a tinta em spray da Tamiya, com a referência TS-8 "Italian Red" que é a cor ideal para pintar os Ferraris de competição deste período. A pintura foi aplicada em 3 camadas distintas sendo que, a primeira foi praticamente um "borrifo" de todas as peças, a segunda já foi um pouco mais forte e só na terceira é que pintei mesmo a sério de modo a deixar as peças bastante uniformes e com um aspecto "molhado", resta dizer que todas as camadas foram dadas a cerca de 30 cms das peças, deixando secar cerca de 45 minutos antes de voltar a pintar de novo.
O resultado foi este:
Nas fotos acima podemos ver todas as peças depois de terem secado cerca de 4 dias, podemos reconhecer a carenagem principal, as laterais do carro, os topos do aileron traseiro, o bico do veículo, os dois espelhos e asa dianteira já com os topos pintados de vermelho.
À parte de todas estas peças também podemos vislumbrar o extintor do Ferrari (que se encontra junto do bico dianteiro e do aileron), esta peça foi a única que não foi pintada com o Spray TS-8, mas sim com outro vermelho também Tamiya e, com a referência TS-49 "Bright Red", uma cor mais clara e mais aproximada da cor real estes equipamentos para extinção de incêndios.
Nestas duas últimas fotos tento mostrar o trabalho que foi feito com o aileron dianteiro, na primeira imagem pode-se ver o trabalho de máscara que efectuei para evitar que a tinta vermelha pudesse escorrer para cima da pintura já feita, com alumínio polido, utilizei para o efeito a fita para pinturas da Tamiya, muito boa por sinal, visto que não deixa resíduos de cola depois de retirada.
Na segunda fotografia vê-se o resultado final desta mesma máscara já depois de retirada, a pintura ficou um mimo, sem nenhum escorrido, o efeito pretendido foi atingido na totalidade.
Todos estes passos foram efectuados com muita calma, sem pressas, porque na maior parte das vezes as pressas só levam a que se perca um trabalho de meses, feito com muito cuidado, por isso, muita calma.
Espero que tenham gostado das explicações e das fotografias, vou tentar sempre que possível explicar ao máximo todos os passos, sempre acompanhados de fotos, para melhor compreensão de todos.
Um grande abraço
Pedro Costa
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