Olá a todos.
No último capitulo mostrei-vos todas as peças já depois de terem sido pintadas com o primário, fiz também uma pequena explicação sobre a função desta tinta e também deste passo tão crucial no bom acabamento de um modelo, sim, no acabamento, porque apesar de ainda estarmos numa fase inicial desta construção todos os passos que damos desde que começamos um kit irão se repercutir no resultado final.
Depois de ter aplicado o primário deixei as peças secarem cerca de dois dias, não era necessário tanto tempo até porque esta tinta tem um poder de secagem muito elevado, no inverno chega a demorar 2 horas até estar completamente seca, agora no verão os tempos ainda diminuem mais, às vezes conseguem-se ter as peças secas no espaço de 20 a 30 minutos, mas por norma, mesmo nos dias de calor espero sempre no mínimo umas 3 horas, não vá o diabo tecê-las e arruinar-me a pintura.
Desta vez esperei mais do que o normal não foi por medo ou outro factor de ordem modelística, foi simplesmente porque a minha vida profissional não me deu quase tempo livre esta semana, enfim, já preciso de umas férias.
Entretanto, ao fim desses dois dias comecei a inspecionar as peças para descobrir se as mesmas tinham algumas imperfeições que me tivessem escapado na fase de limpeza e beneficiação, felizmente só encontrei dois ou três defeitos que foram muito fáceis de corrigir com o auxílio da sempre fiel lixa e de água corrente, em menos de nada tinha as peças prontas para a lavagem (outra) para as voltar a desengordurar e estarem então prontas para a pintura.
Pelo meio tive uma ideia, ou melhor lembrei-me de algo que já tinha visto num Fórum de modelismo automóvel, já não me lembro em qual mas lembrava-me bem desta dica tão útil, lá, nesse Fórum houve um modelista que se lembrou de cobrir as letras da tampa das válvulas do motor com "Bare-Metal Foil" (podem clicar, vai directo no Site do fabricante), este produto simula a cor do metal tão bem devido ao facto de ser ele próprio metal em folha muito fina e maleável.
A ideia que o modelista teve e que resultou na perfeição foi a de cobrir as letras do motor com esta película cromada tentando sempre fazer com que a mesma se adaptasse a todos os formatos que as letras tinham, depois pintou o motor na totalidade cobrindo assim a mesma, após a secagem da pintura removeu o excesso de tinta, primeiro com um pouco de lixa muito fina (#1200) e depois com um cotonete embebido num pouco de diluente, desta forma conseguiu limpar só a parte de cima das letras deixando bem à vista a marca do motor com um lindo efeito cromado, ora então foi isso que eu me propus também a fazer neste modelo.
Assim foi, coloquei duas pequenas tiras deste material que para além de ser metal puro, muito maleável é também autocolante por cima do nome de do símbolo da marca deste motor, a Honda, agora falta só pintar todo este conjunto de preto semi-brilhante e depois de estar tudo muito bem seco remover a tinta que fico por cima através do mesmo processo, primeiro com lixa e depois com um pouquinho de diluente, nestas fotos podem observar a referida película de "Bare-Metal Foil" já colocada no motor, vejam como ela se adapta de uma forma tão perfeita a todas as curvas e formatos das letras, agora falta o resto, pintar e depois limpar e fica desde já prometido que assim que tiver o resultado final desta ideia concluído o mostrarei logo aqui, para todos vós.
Continua...
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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