Tuesday, July 20, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (20)


Olá a todos.


O post de hoje vai ser muito rápido, não que não tenha nada para vos mostrar, mas tão só porque o passo que vou explicar hoje não necessita de muitas explicações, não tem nada de complicado e não envolve nenhuma técnica muito complexa de modelismo.

Como já terminei de preparar todas as peças do Tyrrel agora segue-se a fase mais lógica de uma construção, a pintura, mas desengane-se quem pensa que logo que se termina de fazer estas operações de limpeza e correcção de irregularidades já podemos pintar á vontade, não, pelo meio ainda vai aparecer um passo crucial, um passo do qual vai depender todo o resto do trabalho, a limpeza e desengorduramento.



Como na maior parte das vezes, quando trabalhamos um kit , estes são pegados vezes sem conta, muitas vezes para corrigirmos erros, fazermos inspecções visuais, detectar irregularidades, etc, ora daí advém que depois de pegarmos tantas vezes nas peças e de as manusearmos de várias formas estas vão ficar completamente sujas com a gordura das nossas mãos, gordura essa que todos os seres humanos produzem, muitas vezes não damos por ela mas podem crer que ela está sempre lá.

Esta gordura é um dos principais inimigos de uma boa pintura pois se não tivermos o cuidado de limpar bem as peças antes de darmos o primário ou então pintarmos o modelo já com a sua cor final podemos arruinar todo um trabalho devido ao facto desta gordura não deixar agarrar bem as tintas nas peças.

Outro problema que ocorre muitas vezes é o facto das peças ficarem cheias de pó, esse pó pode ter várias proveniências, pode estar em suspensão na atmosfera ou então pode ser pó que as próprias peças largaram quando foram lixadas, se tentarmos pintar uma peça que esteja suja de pó vamos ficar de certeza com uma pintura toda granulada, e como podemos evitar todos estes contratempos?

Muito simples, basta lavar todas as peças.



Eu costumo lavar as minhas peças com detergente para a loiça (uso daquele concentrado com aroma a limão...).

Esta operação é muito simples, basta encher o lava-loiças com água quente, juntar o detergente da loiça e depois colocar as peças lá dentro para irem dissolvendo a sujidade, depois de uns minutos nesta situação (mais ou menos 15 min.) pego numa escova de dentes bem velha e com a mesma vou escovando tudo com muito cuidado para evitar partir alguma coisa, tenho sempre especial atenção com os recantos ou zonas mais recônditas das peças pois por norma é aí que se vai acumular grande parte da sujidade.

Quando terminar de escovar as peças é hora de as passar por água corrente, vou-as enxaguando uma a uma sob água morna e depois de as sacudir um pouco para retirar o excesso de água coloco-as dentro de uma caixa forrada com papel absorvente para assim secarem melhor.

Depois é só tapar a caixa e deixar o clima fazer o resto, por norma uma noite deverá bastar mas às vezes no inverno tenho que deixar secar ainda mais tempo pois nessa altura o clima é frio e o ar também está muito húmido.

E assim, com esta operação tão simples já podemos começar a colorir o nosso modelo, coisa que vou fazer muito brevemente por isso aguardem, nos próximos dias já terei muitas novidades, e a cores....


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment