Sunday, July 18, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (19)


Olá a todos.

Finalmente! Com este post termina hoje oficialmente a fase de preparação das peças deste modelo, o Tyrrel 020 ou como lhe chamavam na altura: o "Braun Tyrrell Honda 020", deixei esta para o fim devido ao facto de ser uma peça que tinha que sofrer alterações para ficar ao meu gosto e preferi fazer assim, primeiro limpei e corrigi todas as outras peças, sempre com muita calma e finalmente quando já tinha tudo terminado virei-me então para esta última peça, o banco.


Quando comecei a fazer este modelo reparei logo que o mesmo sofria do mesmo mal que todos os modelos de Fórmulas 1 que a Tamiya fez desde meio dos anos 80 até ao final dos anos 90 e que se tornou uma verdadeira dor de cabeça para muitos modelistas tendo muitos chegado ao ponto de nem fazerem estes modelos devido a este problema crónico; estou a falar do banco do piloto.

Na altura, não sei porque carga de água lembraram-se de moldar os cintos de segurança no próprio banco, não entendo porquê, estão completamente desproporcionados, não tem praticamente detalhe nenhum e ainda por cima têm que ser pintados à mão, quase sempre com cores claras em cima de outra mais escura, como neste caso em que o banco é todo pintado de preto e os cintos de azul, não faz sentido nenhum o modelo vir assim, mas pronto.

Podem observar na fotografia que se segue aquilo mesmo que eu acabei de falar, os cintos gravados no banco, é feio não é?

Foi então que me decidi por uma daquelas empreitadas que dão luta mas que no final também dão uma sensação de realização, isto se correr bem, resolvi retirar estas coisas que se assemelham aos cintos de segurança e colocar depois uns muito mais detalhados e reais.

Para isso comecei por fazer as zonas onde os cintos entravam no banco, são umas ranhuras dois dois lados das pernas e também no meio das mesmas, para esta tarefa utilizei uma broca de um milímetro e com ela abri vários furos lado a lado nas zonas que iria abrir, depois disso, com um X-Acto cortei os intervalos que tinham ficado entre cada furo e tentei acertar minimamente estas entradas, mas não me alonguei muito nesta altura porque ainda tinha muito mais trabalho pela frente.

A parte mais importante deste trabalho era a mais minuciosa também, era a retirada dos próprios cintos, para efectuar esta operação servi-me da minha Dremel e com uma velocidade de rotação relativamente baixa para não aquecer e derreter o plástico baixa comecei a rebarbar o banco, sempre com muito cuidado pois não queria fazer um buraco nas costas do mesmo, fui retirando pouco a pouco, sempre com muita atenção para não me enganar e quando achei que tudo já estava mais ou menos nivelado resolvi parar, nesta altura não tinha a máquina fotográfica comigo e por isso não vos posso mostrar a ou as imagens desta fase do trabalho.

Depois disso resolvi lavar a peça, para retirar todas as impurezas que podiam ter ficado agarradas e depois de a deixar secar lembrei-me que poderia utilizar putty para tapar todos os buracos que tivessem ficado depois da utilização da Dremel, assim foi, cobri todo o banco com a massa e deixei secar durante um dia, para a mesma ficar bastante dura e ser assim mais fácil de lixar.

Esta parte foi a mais difícil de fazer, lixar tudo com muito cuidado e ao mesmo tempo evitar desbastar o plástico ou deixar a peça com empenos ou superfícies desiguais, fiz esta trabalho sempre a lixar com água e utilizei lixa de grão #1000 por ser mais suave e não deixar riscos no plástico, foi um trabalho muito cuidados, feito em várias etapas para evitar cometer algum erro devido ao cansaço ou à pressa para terminar, mas no fim de tudo apesar de me doerem muito os pulsos acho que consegui atingir o objectivo principal, fazer com que não se notasse nenhum vestígio dos cintos que outrora ali estiveram em relevo.

Como ainda não estava totalmente satisfeito com o resultado resolvi também dar primário em toda a peça para assim poder ver se tinham ficado alguns defeitos que me pudessem ter escapado a olho nu, neste caso utilizei em primeiro lugar o primário cinzento da marca Vallejo, este primário é muito mais grosso e áspero que o da Tamiya e por isso achei que era indicado para cobrir qualquer poro ou falha que me tivesse escapado.

Depois de ter deixado secar o primário voltei a fazer uma inspecção visual e descobri alguns defeitos que foram facilmente corrigidos através de mais uma sessão de lixa e água, depois de ter corrigido estas falhas e de ter a certeza que já não existiam mais problemas com esta peça resolvi então dar uma camada de primário da Tamiya, este muito mais fino para ver se mesmo assim ainda existiriam eventuais falhas mas felizmente não, já podia dar esta empreitada por finalizada.

Nestas duas últimas imagens podemos ver como ficou o resultado final desta peça:

Depois de ter sido desbastada com uma "Dremel", de ter sido totalmente coberta com betume, lixada, pintada com primário grosso, lixada de novo e finalmente pintada outra vez, desta vez com primário fino, isto tudo num espaço de quase três dias, acho que no fim de contas valeu a pena...


E assim termina esta fase de preparação para a pintura, agora, nos próximos capítulos já vamos começara ter modelismo a sério, pinturas, detalhes, tudo aquilo que transforma simples peças abstractas de plástico num modelo lindo e vistoso e do qual nos orgulharemos sempre que o mostrar-mos a alguém.

Continua........


Um grande abraço.

Pedro Costa

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