Olá a todos.
Como hoje é sábado acho que é o dia indicado para vos mostrar aquilo que tenho feito ao longo desta última semana de modelismo, nestes últimos dias consegui algum tempo livre para dar mais um avanço na preparação deste modelo.
No último artigo que vos mostrei tinha começado a preparar a monocoque do Tyrrell, expliquei entre outras coisas que preferia colar primeiro as duas metades que formam esta peça e só depois de ter tudo pintado e terminado é que iria colocar o e detalhar seu interior, neste caso terei que posteriormente colar o banco, o painel de controlo, e a alavanca de velocidades.
Na altura tinha referido que para se conseguir fazer esta operação era necessário retirar uns pequenos travessões que serviam de fixação ao painel de controlo, foi isso que fiz, servi-me de uma "Dremel" munida com um disco de rebarbar e com muito cuidado fui retirando as peças que necessitava, depois deste trabalho tive que lixar todo o interior muito bem para retirar as marcas de injecção e também para disfarçar as marcas que a própria máquina de desbastar deixou gravadas no plástico.
Com o interior terminado e totalmente lixado passei para a zona exterior, primeiro dei uma vista de olhos muito rápida pelas duas metades focando-me essencialmente nas zonas que iriam fazer a união, estas duas superfícies de contacto tinham umas quantas irregularidades que foram prontamente rectificadas, nesta fase do trabalho estive sempre preocupado com ambas as peças para não correr o risco de retirar demasiado material em qualquer uma das metades, se isso acontecesse poderia arruinar a zona de colagem.
Com as duas metades totalmente preparadas chegou a vez de fazer a colagem das mesmas, esta operação não ofereceu dificuldades de maior visto as peças funcionarem como macho e fêmea, ou seja, numa das metades existem uns furos guia que estão colocados em locais estratégicos por toda a face de união, na face oposta, na outra metade, estão colocados uns pinos de encaixe precisamente nas mesmas zonas dos furos, só é preciso utilizar cola e encostar as duas metades uma na outra, mesmo assim é sempre necessário ter um pouco de cuidado para não se correr o risco de poder ficar algo fora do lugar.
Colei as duas metades com cola fina da Tamiya e deixei a secar por umas horas, esta cola tem a particularidade de ser muito liquida e é aplicada com um pincel fornecido no próprio frasco, quando se encosta o pincel embebido em cola nas peças a colar, a própria cola distribui-se uniformemente ao longo da ranhura, quase não é necessário aplicar muita cola, basta um pouco em várias zonas.
Para terminar faltava ainda a parte mais importante, conseguir disfarçar a união de forma a que a peça parecesse uma só e não como sendo composta por duas metades, aqui utilizei o já conhecido processo da "Super Cola 3" ou Cianocrilato que coloquei sobre a junta com a ajuda de um alfinete embebido nesta cola, não utilizei muita quantidade, só o necessário para conseguir tapar toda as linhas que compõem a união, esta operação foi realizada em todas as uniões das duas metades da monocoque, na zona dianteira, na traseira e também por cima da entrada de ar para o motor, agora as peças estão a secar a brevemente terei que rectificar todas estas zonas, mas isso fica para outro artigo...
Continua...
Por hoje é tudo, esta peça está quase terminada, em breve, quando menos der por isso já estarei a pintar este modelo pois, essa é a parte que quase todos os modelistas mais gostam, e eu não sou excepção.
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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