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Saturday, July 3, 2010
Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (16)
Olá a todos.
Estou quase no fim da fase de limpeza das peças deste modelo, já faltam muito poucas e brevemente irei passar à fase seguinte, a pintura com o primário, mas ainda faltam alguns passos neste começo de montagem e desta vez resolvi deixar as peças mais difíceis para o fim.
Hoje vou mostrar uma das peças mais complicadas neste modelo e talvez aquela que me vai dar mais trabalho a preparar, não só por ser muito grande mas também porque envolve várias etapas de preparação, e se algo correr mal agora todo o trabalho anterior pode ser em vão.
A peça de hoje é a monocoque, a zona que alberga o compartimento do piloto, todos os comandos do carro sobre os quais o condutor pode interferir casos da direcção, dos pedais de acelerador, travão e embraiagem, e mais uma panóplia de interruptores que na altura já começavam a ser alguns, mas não tantos como agora.
Esta monocoque vem dividida ao meio no sentido do comprimento, são duas metades que terão que ser coladas para formara a peça final, não gosto muito desta abordagem que o fabricante do kit, a Tamiya arranjou para se fazer uma das zonas mais visíveis do veículo, estas peças nunca deveriam ser duas metades porque na realidade também não o eram mas acima de tudo porque em termos modelísticos esta maneira de fazer o modelo vai complicara vida a muito modelista, mais à frente já vou explicar porquê.
A terceira peça que faz parte deste conjunto é a zona que fica imediatamente atrás do piloto, onde está moldado também o encosto de cabeça e o encaixe para o banco e o tirante da alavanca de velocidades, aqui tudo bem, a peça é muito simples de se trabalhar e foi por ela mesmo que resolvi começar esta nova empreitada, a zona que ficará visível no final estava muito plana, sem imperfeições de maior e por isso bastou passar um pouco de lixa e já estava terminada, a seguir vem a parte mais chata...
Segundo as instruções deste modelo, teríamos que pintar primeiro as peças, depois decalcar e só no final é que se deveriam juntar as duas metades, mas primeiro de tudo ainda se teria que fazer todo o conjunto do banco / painel de controlo / zona traseira e alavanca de velocidades.
Isto não me fazia sentido nenhum, então depois de ter tudo feito é que iria aplicar cola na monocoque e juntar tudo? Correndo o risco de ficar com uma junta entre as duas peças bem defeituosa?
Não podia ser, depois de muito estudar as instruções e também de olhar para as duas metades pensei que talvez fosse possível colar primeiro as peças e só depois encaixar o bando e demais peças, foi isso que fui testar, juntei as duas metades segurando as mesmas com fita isoladora, coloquei a zona traseira da monocoque e depois tentei encaixar o banco pela zona superior, entrava, até aqui tudo bem.
Depois foi a vez de tentar encaixar o painel de controlo, também, através da entrada superior e o mesmo também entrava sem problemas mas existia um senão: dos dois lados da monocoque estavam colocados uns travessões para ajudar a segurar o painel na sua posição final, isto não representava nenhum problema se os mesmos ficassem por trás da peça mas não, existiam três que ficavam na sua zona frontal e que impediam o painel de ser colocado na sua posição, a única hipótese era retirá-los e limpar muito bem a zona, foi isso que me propus fazer...e ainda estou.
No próximo capítulo vou mostrar os avanços nesta peça bem complicada, tenho uma ligeira impressão que vou ter aqui muito trabalho e que provavelmente terei assunto para escrever aqui no Blog durante vários posts.
Continua....
Um grande abraço.
Pedro Costa
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