Monday, July 26, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (21)


Olá a todos.


Agora sim, já comecei na parte do modelismo que mais gosto, a pintura de todas as peças, mas desta vez ainda não comecei a pintar com as cores que serão necessárias mas fiz um passo também muito importante para a qualidade do resultado final, a aplicação do primário.




Muitos modelistas preferem pintar logo as peças sem primeiro fazerem uma cama com este tipo de tinta, é uma opção também muito válida ainda por cima se se tiver a trabalhar com peças muito pequenas, pois estas podem podem perder alguns dos seus detalhes quando se aplicar esta tinta antes da pintura final.




No meu caso costumo aplicar o primário em todas as peças para conseguir fazer uma cama para a tinta conseguir agarrar muito melhor, está é a principal função deste produto mas também serve para se poder detectar irregularidades que possam ter passado em claro aquando da fase anterior, durante a preparação das peças.




Quando isso acontece basta olharmos muito bem para as peças depois do primário ter secado que todos os defeitos que existirem estarão bem à vista, sejam eles uma colagem mal efectuada, uma unta defeituosa, marcas de injecção que ficaram mal corrigidas, etc.




Quando isso acontece basta-nos lixar muito bem a zona a corrigir, desta vez com lixa de grão #1000, utilizando sempre água para ajudar nesta operação, ao fazermos isto nalguns casos pode acontecer que o próprio primário saia durante este processo, é perfeitamente natural que isto aconteça, não vale a pena entrar-se em pânico pois logo de seguida quando se tiver resolvido os problemas detectados pode-se e deve-se dar mais uma camada para regularizar as superfícies.



Desta vez utilizei primário da Tamiya nas cores cinzento e branco, utilizei o primário de cor branca para aplicar nas duas pequenas asas dianteiras e também nos topos do aileron frontal pois estas peças serão no futuro pintadas de branco brilhante, esta operação é crucial para se obter um bom acabamento com a pintura pois, devido ao facto das peças estarem moldadas em plástico escuro iria ser quase impossível atingir um acabamento "branco perfeito" e assim, através da utilização deste primário branco consegue-se transformar uma peça escura numa peça branca ficando assim tudo mais simplificado só sendo necessário no futuro dar duas ou três camadas de tinta branca e já está.

Quanto ao resto das outras peças, foram todas pintadas com o primário cinza, não havendo assim nada de maior a assinalar, bastando aplicar o mesmo como se de uma tinta em spray se tratasse.



Agora resta-me esperar que fique tudo seco e depois vou voltar a inspeccionar as peças para verificar se não existem defeitos, se tudo estiver bem volto a lava-las muito bem e depois, agora sim: tinta nelas!


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment