Olá a todos.
Hoje é dia de mais uma actualização na construção do Tyrrell 020, este modelo está a ser muito fácil de construir principalmente nesta fase de preparação de todas as peças, como já disse anteriormente, este kit está muito bem moldado, não tem muitos defeitos de fabrico decorrentes de uma moldagem deficiente nem sofre muito do problema de quase todos os modelos desta época, ter marcas de injecção em excesso.
Voltando um pouco atrás, no último post mostrei e expliquei como iria fazer para disfarçar a linha de união entre as duas metades da monocoque/cockpit, na altura expliquei que tinha aplicado Super Cola 3 ou Cianocrilato nas juntas para as colar muito bem e também para a cola servir de "putty", assim, através da utilização deste tipo de cola conseguem-se aliar duas funções numa só operação, a peça fica muito bem colada, com uma rigidez a toda a prova e também desta forma consegue-se tapar todos os defeitos que possam ter ficado na zona de união, evitando-se assim a utilização das massas para betumar.
Para além das duas metades que já falei anteriormente, a monocoque é também constituídas por mais quatro peças, a primeira representa a zona traseira do banco do piloto e que irá ser colada entre as duas metades da peça principal, depois temos mais uma pequena peça que será colada na parte da frente do habitáculo e que é no fim de contas um prolongamento da pequena bossa que está na zona frontal do compartimento do piloto e que funciona como um pequeno deflector de ar, substituindo desta forma os habituais ecrãs em acrílico, por fim temos também os dois pequenos espelhos retrovisores que serão também colados na peça mãe antes da pintura pois estas peças serão todas pintadas da mesma cor, sendo assim não valia a pena pintar uma peça de cada vez e só depois colá-las na posição final, desta consegue-se poupar muito trabalho e prevenir acidentes no futuro quando as peças já estiverem pintadas pois, pode-se dar o caso de arruinarmos a pintura ou os decalques com a cola.
Ainda antes de começar a lixar a união tive que colar a peça que ficará por trás do banco, foi uma operação muito fácil visto a mesma ter encaixado na perfeição e não ser quase necessário utilizar cola para a fixar, a única precaução que tomei foi evitar que a mesma ficasse com algum desalinhamento em relação ás metades do exterior, pois convinha que a zona que fica por baixo da entrada de ar para o motor e onde também está o encosto de cabeça do piloto estivesse completamente à face com a curvatura que as duas peças principais da monocoque fazem, nesse ponto.
Agora, depois de ter fixado a peça central já podia começara rectificar a monocoque, a adição desta peça no centro das duas metades maiores serviu também para fortalecer todo o conjunto que iria ser manuseado com alguma pressão durante vários dias, esta pressão iria ser provocada pelas minhas mãos ao segurar a peça e também pela força que a lixa iria exercer em todo este conjunto, assim depois de colado esta peça mais pequena poderia ficar um pouco mais descansado pois o conjunto já se apresentava mais rígido, não afundando em demasia quando se apertava a peça no centro.
Agora já só faltava lixar todo este conjunto para eliminar de vez as marcas que a Super Cola tinha deixado nas uniões, para o efeito primeiro utilizei lixa de grão #600, mais grossa e áspera, com esta lixa comecei por remover todos os excessos de cola que estavam na união, fui lixando sempre com um pouco de cuidado parque não queria chegar até ao plástico, era só para desbastar o máximo que consegui-se, fiz esta operação em todos os locais que tinham cola em excesso.
Logo depois de ter terminado a tarefa anterior comecei a lixar tudo de novo, desta vez com lixa #1000, muito mais fina e suave e aí já comecei a retirar também as imperfeições que existiam em toda a peça, não eram muitas mas sempre existiam algumas, nesta altura aproveitei também para suavizar ao máximo todas as zonas que tinham sido lixadas anteriormente com a lixa #600, desta vez já cheguei até ao plástico porque nesta altura do trabalho a ideia já era ter a peça o mais perfeita possível.
Fiz um trabalho bastante rápido de se executar devido ao facto das peças estarem muito perfeitas, demorei quase um dia mas no final, quando tudo já estava perfeito e sem nenhum defeito que se conseguisse ver à vista desarmada ainda faltava colar a peça que fica na zona dianteira do cockpit, o pequeno deflector de ar, depois de ter lixado esta peça na sua zona interior e de ter eliminado a única marca de injecção que a mesma continha foi só colá-la na sua posição final e logo de seguida lixar toda a zona exterior de modo a que a mesma ficasse completamente á face com o corpo principal.
Já faltava muito pouco para terminar esta peça, talvez aquela que deu mais trabalho de todo o modelo, para concluir bastava colar os dois pequenos retrovisores na sua posição, e aqui é preciso ter muita atenção porque estes têm o seu pé de suporte em forma de "L", dando a entender que a perna mais pequena irá ser colada na monocoque, no exterior, enganem-se, a peça é colada desta forma mas no interior do cockpit, podem ver nas imagens como ficam os espelhos no final da montagem, parece estranho mas era assim mesmo que este modelo tinha estes apêndices, para mim foi uma novidade porque este é o primeiro modelo de um Fórmula 1 que vi com esta configuração.
Pronto, terminou esta empreitada de preparar uma das peças que mais chamam a atenção em todo o modelo, deu o seu trabalho mas acho que no fim compensou muito pois gostei bastante do resultado final que pode ser visto nestas imagens que ilustram o post de hoje.
Por hoje é tudo, espero que tenham gostado da explicação e já agora, acho que já não preciso repetir: sempre que tiverem alguma dúvida não hesitem em contactar-me porque eu, logo que puder esclarecerei qualquer uma que possa existir.
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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