Sunday, May 30, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (6)


Olá a todos.

Continuando com a construção deste modelo vou colocar hoje mais um pequeno avanço no mesmo, com muitas fotos, porque sei que todos aqueles que me visitam diariamente gostam muito de ver as imagens que acompanham as minhas descrições nas montagens dos modelos, e têm muita razão, nada melhor que ver através de fotografias aquilo que se acabou de explicar por palavras, muitas vezes até são as próprias imagens que nos tiram quaisquer dúvidas que possam surgir.

As vitimas de hoje são o bloco de motor e a caixa de velocidades, neste modelo a parte principal destes dois elementos vêm em duas metades que têm que ser coladas uma na outra, cada metade representa o bloco do motor e a caixa, por isso quando se colam as duas peças ficamos logo com praticamente tudo feito, ao contrário de muitos modelos, a caixa já vem acoplada no motor.

Depois de ter colado as duas metades e de ter deixado secar muito bem tive que lixar as zonas de união das mesmas para eliminar todos os vestígios de cola e também para evitar que a mesma união se visse, até em locais que não serão visíveis após a montagem...







Depois disso, chegou a vez de limpar mais peças, todas elas fazem parte do bloco do motor / caixa de velocidades e serão todas coladas na sua posição final antes de se dar o primário, por norma prefiro fazer assim, como estas peças irão ser todas da mesma cor não valia a pena estar com montagens depois da pintura, sendo assim, foram todas limpas das imperfeições que continham e logo de seguida foram fotografadas para vos poder mostrar:




Por fim, depois de ter tudo preparado e bem limpo, tive que colar tudo muito bem, sempre com muita atenção para não cometer nenhum erro, note-se que não colei todas as peças que aparecem nas imagens acima mas tão só aquelas que fazem parte do conjunto motor/caixa, as outras serão pintadas à parte e depois de serem detalhadas com as já habituais técnicas do "pincel seco" e dos "washs" serão então coladas na sua posição.

Optei também por colar já os braços de suspensão traseiros, tanto os inferiores como o superiores na sua posição final, pois assim consigo uma montagem mais perfeita e limpa, sem linhas de união e também porque os próprios braços irão ser também eles pintados na cor do motor, não necessitando de serem pintados à parte e só depois montados, e além do mais, com esta aproximação consegue-se poupar imenso tempo que poderemos gastar em outras operações de preparação ou pintura.





Estes passos foram todos feitos quase peça a peça, ou seja, por cada peça que colava tinha que deixar secar bem e depois corrigia as uniões, sempre a lixar com a incansáveis lixas de grau #600 / 1000, depois tornava a repetir tudo de novo com uma peça nova, e após várias horas dedicadas exclusivamente a este conjunto mecânico, foi este o resultado final:





Espero que tenham gostado do artigo de hoje, foi um pouco simples, mas sempre que tiverem alguma dúvida não hesitem em contactar-me, através dos meus E-Mails que estão disponíveis no topo do Blogue, na zona do meu perfil ou então através de comentários colocados aqui, nos próprios artigos.

Só mais uma pequena nota para dizer que algumas das fotografias estão um pouco escuras ou amareladas, dificultando assim a visualização de alguns pormenores e por isso peço desde já as minhas maiores desculpas.

Por hoje é tudo, volto em breve com mais desenvolvimentos, não percam!


Um grande abraço.

Pedro Costa

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