Olá a todos.
Mais um pequeno avanço na construção deste modelo, desta vez algo muito simples, continuo a fazer limpeza de peças, das suas irregularidades e marcas de injecção, e como devem ter reparado não tenho uma ordem estabelecida para fazer este tipo de trabalho e muito menos costumo seguir as instruções nesta fase da construção
Por norma vou fazendo as coisas em função do tempo que tenho disponível no próprio dia, muitas vezes chego a casa completamente estafado e às vezes não me apetece mesmo fazer nada de modelismo, quando assim é é melhor pararmos mesmo senão podemos correr o risco de estragar alguma peça ou arruinar toda a construção.
Noutras vezes é o próprio tempo que tenho disponível, se tiver pouco tempo escolho as peças mais fáceis de limpar, com pouco detalhe ou defeitos, por outro lado, se tiver montes de tempo livre agarro-me às peças mais complexas ou a necessitarem de maior trabalho nesta fase.
Como desta vez tinha muito pouco tempo, escolhi peças relativamente fáceis, uma pequena nota para dizer que estas peças que vou mostrar de seguida foram limpas num espaço de dois dias, num fim de semana daqueles bem ocupados, daí serem tão poucas, mas podem crer que mesmo assim deram algum trabalho, sem mais demoras, vamos ao que interessa, modelismo puro e duro e por isso aqui estão elas, as imagens:
As jantes não apresentaram dificuldade de maior, foi só passar a lixa ( #600 ) com muita calma e retirar umas pequenas rebarbas que existiam na zona dos raios, foram lixadas de ambos os lados porque no meu caso até mesmo as partes que não se irão ver no final merecem ser tratadas, neste caso a zona que ficará escondida é a parte interior das jantes que ficará tapada pelos discos de travão, mas mesmo assim gosto sempre de fazer tudo na perfeição.
Os discos de travão foram talvez, até ao momento as peças mais perfeitas que encontrei neste kit, não tinham marcas de injecção, estavam praticamente prontos para receberem primário, mas por norma costumo sempre dar uma pequena lixadela só para a peça ficar ligeiramente rugosa, para assim o primário agarrar melhor, não gosto muito de ver as peças conforme vêm nas grelhas, muito lisas e quase brilhantes, por isso, ao lixar ligeiramente as peças consigo fazer uma cama onde o primário agarrará muito melhor.
Por fim, e depois de muito escolher resolvi limpar as entradas de ar dos travões ( as de formato quadrado são as dianteiras e as de formato triangular são as traseiras ) todas de uma assentada, estas quatro peças tinham uma considerável quantidade de defeitos, estavam muito marcadas por pinos de ejecção, principalmente na zona interior, tinham muitas irregularidades nas superfícies que serão visíveis depois de montadas e também um ligeiro empeno numa delas.
Depois de muita lixa, este foi o resultado.
No final de toda esta operação de limpeza e correcção de defeitos voltei a dar mais uma lixadela em todas estas peças, desta vez com lixa de grau #1000, mais fina que a anterior.
Esta última passagem com lixa foi feita com água para assim conseguir um melhor acabamento.
Continua...
Por hoje é tudo, peço-vos desculpa por ter apresentado tão pouco trabalho, mas por vezes a nossa vida pessoal não nos deixa tanto tempo disponível como desejaríamos, mas prometo-vos que sempre que puder vou actualizar esta construção, de preferência com muitas fotos, pois vocês merecem o melhor.
Um grande abraço e um grande fim de semana para todos.
Pedro Costa
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