Olá a todos.
Confesso que esta rubrica andava um pouco esquecida, já à muito tempo que não publicava nenhum desenho relacionado com as transparências de modelos, mais conhecidos como "cutaway drawings".
Desta vez e para me redimir trago aquele que foi talvez o modelo de competição mais desenhado de sempre, fruto da sua originalidade, só é pena que em pista os resultados obtidos não tenham sido similares aos das várias versões que o mesmo teve desenhadas, muitas delas bastante belas e ricas em detalhe.
O herói de hoje é o carro de seis rodas mais conhecido de todos, o Tyrrell P34 "Six Wheeler", projectado por Frank Gardner, este modelo estreou-se no Grande prémio de Espanha de 1976, disputado no circuito de Jarama, foi uma verdadeira surpresa, pois provavelmente ninguém estaria à espera que o velho e matreiro "Uncle" ken Tyrrell aparecesse com um modelo de seis rodas, apesar de se falar muito nos bastidores que isso seria possível, ninguém acreditava realmente nesse boato.
A dose de hoje vem em formato triplo, para matar saudades deste lindo carro (para muitos, um dos mais feios de sempre...) e representam algumas das evoluções que o mesmo sofreu ao longo da sua vida competitiva.
Primeiro modelo, serviu acima de tudo para fazer uma apresentação aos jornalistas.
Versão muito semelhante aquela que se estreou em Jarama
Versão que foi utilizada na temporada de 1976 e em algumas corridas de 1977
Apreciem bem o trabalho destes verdadeiros artistas do desenho, sim, isto é arte, imaginem o tempo que os mesmos devem ter perdido em pesquisas junto dos próprios modelos ou até em observação de fotografias e filmes da época, tudo para conseguir fazer um desenho que representasse o mais fielmente possível o veículo proposto, tanto por fora e mais, mas muito mais importante ainda, por dentro...Um grande abraço.
Pedro Costa
No comments:
Post a Comment