Olá a todos.
Já aqui tinha falado desta nova série de desenhos temáticos que o desenhador ou ilustrador Brasileiro Ararê Novaes estava a fazer, depois de ter feito uma série completa para homenagear Ayrton Senna, em que desenhou todos os carros que o Campeão pilotou ao longo da sua carreira na Fórmula 1, chega agora a vez de fazer o mesmo a outro grande piloto do nosso país irmão, o sempre polémico Nelson Piquet.
À semelhança da série anterior, também agora vamos poder ver todos os carros que este grande piloto conduziu na sua longa carreira, esta série já tinha começado com o Ensign N178 com o qual Piquet se estreou no Grande Prémio da Alemanha de 1978.
Mas depois de ter publicado este modelo, o Ararê voltou atrás e começou tudo de novo, como na série de Ayrton Senna, ele incluiu também os carros que Piquet pilotou em sessões privadas de testes, antes de ingressar no Grande Circo.
Vamos então fazer uma ronda pela história deste piloto, pela história e acima de tudo pelo talento deste grande desenhador.
1978
McLaren M23B (Ford-Cosworth V8) 1978, com este modelo, Nelson Piquet fez um teste no Circuito de Silverstone no dia 20 de Julho de 1978, este carro era de uma equipe privada, neste caso a BS Fabrications.
Logo de seguida, o piloto faz a sua estreia oficial em GPs, acontece no dia 30 de Julho de 1978 no Grande Prémio da Alemanha, que foi disputado no Circuito de Hockenheim, a curiosidade desta estreia reside no facto de ser a segunda vez que o Brasileiro conduzia um Fórmula 1, a primeira vez tinha sido 10 dias antes, ao volante desse carro mais acima...é de homem!
Depois disso, retorna para a anterior equipe, torna a pilotar o McLaren M23B, disputa desta forma os Grandes Prémios da Áustria e Itália.
As suas actuações dão nas vistas, o seu estilo aguerrido chama a atenção e por isso é chamado para pilotar para a Equipe semi-oficial da McLaren, apesar de conduzir um modelo ultrapassado que está entregue à equipe BS Fabrications, Piquet participa no Grande Prémio da Holanda ao volante do já velhinho McLaren M23B.
Não foi só a McLaren a reparar neste talento, o nosso conhecido Bernie Ecclestone que era à data o director da equipe Brabham também repara neste jovem, sem hesitar contrata-o e entrega-lhe o Brabham BT46, com este modelo que ostenta um curioso numero 66, o Brasileiro participa assim no Grande Prémio do Canadá.
1979
Nesta temporada, Piquet fica com o estatuto de segundo piloto, o seu colega de equipe e também chefe de fila era o Bi-Campeão Niki Lauda, no começo da época, no primeiro GP da temporada o carro utilizado é o desactualizado Brabham BT46, não conseguem resultados muito expressivos.
O polémico Brabham BT46B "Fan Car", tinha sido banido das pistas após a sua vitória no Grande Prémio da Suécia do ano anterior mas, mesmo assim a equipe continua a utilizar o carro em exposições e também em eventos particulares e é assim que vemos Nelson Piquet ao volante deste modelo, foi utilizado numa prova extra Campeonato que se disputou o Circuito Britânico de Donington Park.
Durante quase toda a temporada a marca aposta neste carro, o Brabham BT48 que utilizava um motor Alfa-Romeo, foi precisamente devido aos inúmeros problemas surgidos com este propulsor que a Brabham decide reformar este modelo, o genial projectista Gordon Murray já tinha algo na manga, algo que iria revolucionar a Fórmula 1 e também a carreira do Piloto Brasileiro.
O modelo em causa era o Brabham BT49, com este carro a marca volta ao sempre fiável motor Ford Cosworth DFV, que tantas provas de qualidade e fiabilidade já tinha dado anteriormente em quase todas as equipes do pelotão.
Este modelo irá ser utilizado nos dois últimos GP´s da temporada, os Grandes Prémios do Canadá e também dos Estados Unidos - Este.
Este modelo irá ser utilizado nos dois últimos GP´s da temporada, os Grandes Prémios do Canadá e também dos Estados Unidos - Este.
1980
No ano seguinte, devido ao abandono da competição por parte de Niki Lauda, Piquet passa a ser o primeiro piloto da equipe, nesta temporada irá ser utilizado o mesmo modelo que tinha sido estreado no final do ano anterior, o Brabham BT49, a única diferença que existia no modelo era simplesmente de ordem decorativa, a equipe havia trocado o vermelho vivo pelo mais discreto e bonito branco e azul, muito simples e bonita.
Com este modelo, Nelson Piquet vai conseguir a sua primeira vitória, ela acontece no Grande Prémio dos Estados Unidos - Oeste, disputado no Circuito de Long Beach a 30 de Março.
Nesse mesmo ano consegue mais duas vitórias, nos Gp´s da Holanda e da Itália, no final do ano, o jovem que se tinha estreado muito timidamente dois anos antes consegue o Vice-Campeonato.
Com este modelo, Nelson Piquet vai conseguir a sua primeira vitória, ela acontece no Grande Prémio dos Estados Unidos - Oeste, disputado no Circuito de Long Beach a 30 de Março.
Nesse mesmo ano consegue mais duas vitórias, nos Gp´s da Holanda e da Itália, no final do ano, o jovem que se tinha estreado muito timidamente dois anos antes consegue o Vice-Campeonato.
Continua...
Não deixem de visitar o Blog do Ararê Novaes, apreciem todo o seu trabalho e também a sua paixão por automobilismo, paixão essa que nos transmite através dos seus belos desenhos.
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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