Wednesday, May 26, 2010

A Minha Última Aquisição - Copersucar-Fittipaldi FD-01


Olá a todos.

Hoje mostro-vos aqui a minha última aquisição, trata-se do Copersucar-Fittipaldi FD-01 1/20 da Marca Brasileira Iritani, é o meu primeiro Fórmula 1 em resina, nunca antes, na minha vida de modelista tive oportunidade de fazer um modelo neste material, muito diferente na sua forma de trabalhar em relação ao plástico que já conheço muito bem.

Por norma estes kits são muito dispendiosos, basta fazer uma pequena pesquisa no Google, para se conseguir saber, nos Sites de lojas da especialidade quão caros são.
São também muito raros, estes modelos são por norma feitos em pequenas quantidades, sendo por isso muito exclusivos e é também provavelmente devido a essa exclusividade que advém o seu elevado valor.

Comprei este modelo a um modelista Brasileiro que frequenta um Fórum dedicado exclusivamente ao modelismo de Fórmula 1 e, segundo penso, trabalha ou possui uma loja de modelismo na Europa, não foi muito barato, mas comparando com os preços que certas lojas pedem por este modelo até que ficou em conta.

O kit representa o primeiro carro de Fórmula 1 totalmente Brasileiro, que se estreou nas pistas já no longínquo ano de 1975 no Grande prémio da Argentina tendo ao volante o irmão mais velho dos Fittipaldi´s, o Wilson Fittipaldi Jr., infelizmente o carro não terminou a prova porque se despistou e logo de seguida pegou fogo.

Mesmo assim é um modelo histórico pois foi até hoje o único F1 construído no Hemisfério Sul e ainda por cima num país que tinha muito pouca tradição na F1 apesar de já ter um bicampeão na categoria, o Emerson Fittipaldi que após dois títulos Mundiais ( 1972 , 1974 ) resolve abandonar a competitiva McLaren para se unir à equipe de família logo no ano seguinte de estreia deste modelo.

Hoje em dia o Brasil pode-se considerar uma potência da categoria máxima do Automobilismo Mundial, se já assim fosse na altura acho que esta equipe poderia ter voado muito mais alto...

Mas vamos ao que interessa, o kit:


A caixa do modelo, em cartão muito resistente.


A carroceria / monocoque toda ela em resina de muito boa qualidade, sem poros e com poucas irregularidades.


Mais umas peças em resina, ailerons, banco, traseira do carro, o encosto de cabeça do piloto, etc.


As jantes em metal, e já vêm cromadas de origem.


Muitas peças em metal branco, praticamente todas as que fazem parte do conjunto mecânico.


Mais peças em metal, com destaque para as molas da suspensão, bem realistas.


Os pneus são em borracha de muito boa qualidade, sem nenhum defeito ou empeno.


O pequeno ecrã em plástico transparente já tem as furações para os espelhos.


A folha de decalques, muito completa e também muito bem impressa.


E para terminar, as instruções, muito completas, das melhores que já vi até hoje, em Português e Inglês.



Acho que fiz uma boa compra, já andava à muito tempo para comprar um modelo em resina, por ser a primeira vez que vou trabalhar neste material optei por escolher um kit relativamente fácil de construir, este é isso mesmo, é um "curbside" ou seja, não tem detalhes de motor, também não valeria a pena ter porque este carro foi o primeiro Fórmula 1 completamente carenado.

Sendo assim a construção irá focar-se principalmente nos detalhes exteriores, vai ser um bom objecto para me iniciar, vou tentar fazer tudo com muita calma porque não quero deitar tudo a perder logo neste primeiro modelo em resina, agora o mais difícil vai ser conseguir manter-me afastado dele enquanto estudo as instruções e decido se faço mais um modelo em plástico ou então se avanço logo para esta beleza, o que acham??


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment