Olá a todos.
Hoje volto, finalmente, à construção do meu último projecto, o Tyrrell 020, um kit da marca Japonesa Tamiya e que é apresentado na escala habitual para este tipo de modelos, a escala 1/20, a mais utilizada na representação de miniaturas de carros de Fórmula 1.
Este modelo foi desenhado pelo talentoso Harvey Postlethwaite que já se tinha notabilizado na categoria maior do automobilismo por outros tantos modelos, casos do Wolf Wr1, do Ferrari 126C2, entre outros.
No caso deste modelo, a coisa que mais saltava à vista quando se olhava para ele era a sua curiosa asa dianteira, com o bico do carro bastante levantado, as asas pareciam quase dois "bigodes" que pendiam cada um para o seu lado.
Este tipo de desenho, inovador na altura iria no futuro fazer escola, com praticamente todas as equipes a copiarem o projecto, é curioso, mas ainda hoje é adoptado em todos os carros mesmo que, de uma maneira um pouco diferente...sinais dos tempos.
Este modelo participou na temporada de 1991 e era empurrado pelo potente motor Honda 3498cc / V10, modelo RA101E.
Os pilotos escolhidos para pilotarem este modelo foram o Japonês Satoru Nakajima e o Italiano Stefano Modena, a nível de resultados foi justamente o piloto Italiano que conseguiu a melhor colocação numa prova, obtendo o segundo lugar no Grande Prémio do Canadá de 1991.
Vamos então ao kit:
Nas próximas imagens vamos poder visualizar todo o conteúdo da caixa, todas as peças que nos vão permitir montar este modelo tão vistoso.
A caixa:
A caixa segue a mesma linha de praticamente todos os modelos de F1 da Tamiya, são por norma caixas mais pequenas que as utilizadas para os modelos da escala 1/20 ( estranho, não é? ), é uma caixa praticamente quadrada e que, no topo da sua tampa trás, como já é habito, o desenho do modelo em questão.
Uma pequena nota só para dizer que existem muitos desenhos de modelos de Fórmula 1 em que aparece o piloto sentado no carro, isto quer dizer que o kit tem também um pequeno boneco para podermos fazer um diorama ou simplesmente fazermos o modelo com o seu condutor sentado no mesmo.
Como devem ter reparado, neste desenho só nos é apresentado o carro, sozinho, o que quer dizer que este kit não contêm o "bonequinho" do piloto.
O que encontramos quando abrimos a caixa...:
Ao abrirmos a caixa vamos encontrar três sacos de plástico que contêm todas as peças para fazer a montagem, dois são de dimensão idêntica e o terceiro é muito mais pequeno.
No saco de menor dimensão estão guardados os quatro pneus e também os parafusos para aperto das rodas nos respectivos cubos, convêm deixar este saco fechado pois o mesmo só vai ser necessário no final da montagem, quando tivermos que montar as jantes nos pneus e depois colocar as rodas no carro já totalmente montado.
Nos outros dois sacos encontram-se as três "sprues" ou árvores que contêm todas as peças para a montagem do kit, duas são em plástico rígido e a terceira em plástico flexível, mais à frente vou explicar a diferença.
Num dos sacos está também a folha de decalques que, como é habito, vem protegida por uma folha de papel absorvente para reter a humidade e não danificar os decalques.
Por fim, e depois de abrirmos os sacos temos isto:
Na primeira árvore, feita em plástico rígido encontram-se todas as peças que compõem a carenagem, as asas dianteira e traseira, os espelhos retrovisores, tem também a entrada de ar para o motor (não se vê na imagem porque estava solta, mas se repararem bem podem ver que falta ali uma peça...) e por fim, uma pequena peça em plástico que vai servir para fazer o aperto dos parafusos das rodas no final, pode-se mesmo chamar uma chave de rodas.
Nesta imagem podemos ver outra grelha, também ela em estireno ou plástico bastante duro, aqui estão todas as peças que vão permitir fazer o conjunto mecânico, o motor, a caixa de velocidades, as cornetas de admissão de ar, os escapes, os radiadores, o volante, as centralinas electrónicas, as jantes, o banco do piloto e muitas mais peças que são bastante reconhecíveis ao olhar.
A peça maior que aparece na imagem é o fundo do carro, se olharem com bastante atenção conseguem notar que no centro da peça existe uma depressão, uma zona que terá que ser tratada para ficar totalmente plana, mas disso falaremos mais tarde.
Na terceira sprue, esta sim, feita de material um pouco mais flexível encontram-se todos os braços de suspensão, a barra de direcção, os amortecedores traseiros, os discos de travão e também as entradas de ar para arrefecimento dos discos de travão.
A principal razão para a flexibilidade destas peças é o facto de serem elas que, no final da montagem irão suportar todo o peso do modelo, o carro ficará apoiado nos pneus e a sua ligação com o chassis será feita pelos braços de suspensão, como nestes modelos esses mesmos braços são muito finos poderia-se correr o risco de partir algum devido ao excesso de peso do carro, assim recorrendo-se a plástico mais suave consegue-se uma certa flexão das peças, sem praticamente nenhuma deformação, como se de uma suspensão verdadeira se tratasse.
Neste pequeno saco estão os quatro pneus Pirelli "P Zero" sendo que, como era habito na época, os traseiros são ligeiramente mais largos que os dianteiros, mas não muito.
No interior deste mesmo saco, mas escondidos na fotografia estão os quatro parafusos que falei anteriormente, os tais que servirão para apertar as rodas no final,.
Por último, temos as folhas de decalques, são duas, a maior contêm todos os decalques para se fazer a decoração do modelo, na segunda encontram-se os "tranfers" para os pneus.
Estas duas folhas encontram-se em muito mau estado, muito amareladas e com os decalques com aspecto de se irem desfazer assim que forem colocados na água para serem aplicados, provavelmente vou ter que comprar uma folha de decalques nova, talvez de uma marca de acessórios, como a Studio27 ou a Museum Collection.
Por hoje é tudo, neste segundo capítulo mostrei-vos o conteúdo da caixa, todas as peças que a mesma contêm, brevemente vamos começar a sério, vamos modelar!
Continua....
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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