Olá a todos.
Conforme prometi umas horas atrás, a construção do Tyrrell vai finalmente começar, fiquei tão arrependido de ter faltado à palavra que resolvi agora mesmo fazer outro post com o começo da construção.
Neste fim de semana que passou dei-me conta que também deveria falar um pouco sobre as instruções e depois de muito pensar resolvi colocá-las antes de iniciar a construção propriamente dita, não faria muito sentido apresentar este post hoje e só depois, um dia ou dois depois apresentar então as instruções do mesmo.
Fazendo assim todo o trabalho a partir de agora terá uma sequência lógica, apesar de muitas vezes eu também não seguir as instruções à risca, este post é disso um exemplo, mas sem mais demoras vamos ao que interessa: Modelar!
Este modelo não tem muitas imperfeições ou marcas de injecção, até achei estranho porque os modelos de Fórmula 1 da Tamiya fabricados naquela época eram bem pródigos nesse aspecto.
Mesmo assim resolvi começar pela peça que mais defeitos tinha em todo o kit, e era também a maior, o fundo do carro.
Por esta imagem, ainda na grelha pode-se ver a olho nu e sem procurar muito que a mesma tem um grande buraco no meio, aliás nem sei se é um buraco ou é a peça toda que está ondulada:
Vai daí comecei a lixar a mesma para conseguir que a mesma ficasse completamente plana, bastou dar umas quantas lixadelas para perceber quais as zonas que estavam mesmo defeituosas:
Depois de muito lixar consegui que a superfície ficasse assim, bem plana e sem nenhum defeito à vista, note-se que ainda falta lixar a traseira da mesma, mas isso fica para depois:
Do lado oposto, a peça encontrava-se cheia de marcas de injecção e também bastante empenada,tudo isto devido provavelmente a uma injecção defeituosa.
Resolvi preencher todos os furos das marcas de injecção com a minha putty de eleição, a Super Cola 3, pode parecer estranho mas esta cola tem uma dureza muito semelhante à do plástico, por isso quando a lixamos não corremos o risco da cola ficar mais "em baixo" em relação à peça, com os puttys normais por vezes acontece precisamente isso, retraem-se ao lixar e no fim continua-se a ter ali um pequeno buraco.
Aproveitei também para tapar uns buracos bastante grandes, em forma de meia lua que serviriam para encaixar os dois radiadores, como vou retirar os pinos de encaixe dos mesmos, não valia a pena deixar ficar estas crateras abertas.
Aproveitei também para tapar mais uns pequenos furos que seriam para o encaixe dos dutos de refrigeração, estes tiveram também o mesmo tratamento, Super Cola 3 em pequenas doses e um pouco de estireno.
Os únicos furos que deixei abertos foram os dois que vão servir para encaixar e alinhar a monocoque com o resto do carro.
Como podem observar na foto, a Super Cola 3 já está colocada, seca rápido e por isso não perdi muito tempo até começar a lixar:
Depois de ter passado uns dois dias a "dar à lixa", consegui que esta peça ficasse com este aspecto, demorou mas acho que valeu a pena:
Agora só falta dar uma lixadela geral com água para suavizar as formas e evitar que fique tão rugosa.
Espero que tenham gostado da surpresa, em breve terei muitas mais novidades no que toca à construção deste modelo.
Se quiserem também podem acompanhar esta construção no novo Fórum de Modelismo Automóvel, o Fórum Autoescala .
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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