Olá a todos.
Depois de, no último artigo vos ter mostrado como consegui fazer a colagem da carenagem ao chassis e de ter também explicado todo os processos e riscos que esta operação poderia provocar, tenho hoje para todos vós as fotografias do resultado final de todo esse trabalho.
Tive de deixar secar muito bem a colagem, cerca de 3 dias, deixando sempre montados, neste espaço de tempo, os grampos que utilizei para conseguir que tudo ficasse bem fixo.
Ao fim de três dias de espera tinha chegado a vez de retirar os mesmos, e para isso tive que ser também muito cuidadoso, vou explicar porquê, como os grampos estavam a segurar a carenagem à base do Ferrari, na altura da montagem tive que aplicar um pouco de força no aperto, para conseguir que ficasse tudo bem justo, a força aplicada não foi muita, só um ligeiro aperto para evitar que pudesse partir alguma coisa se aplicasse força em demasia, simplesmente apertei dos dois lados, tendo executado esta operação de modo faseado, ou seja, fui aplicando pressão alternadamente, primeiro um pouco do lado direito, depois a mesma força do lado esquerdo, e assim sucessivamente até estar tudo bem assente, esta operação serviu para evitar empenos nas duas peças que iam ser apertadas, a base e também a carenagem.
Para retirar os grampos fiz precisamente a operação inversa, fui aliviando a pressão, um pouco de cada vez e também sempre de forma intercalada, desta vez não queria que se soltasse um dos lados da montagem devido a estar a ser exercida pressão em demasia do lado oposto.
Foi, em suma, um trabalho de paciência, em que os receios foram sempre superiores às certezas, estive sempre com medo de estragar alguma coisa agora já numa fase tão adiantada, mas no fim o esforço compensou, quando finalmente retirei os grampos tive aquela sensação de alívio que todo o modelista gosta de sentir.
Não só as colagens tinham ficado muito boas, como não tinha havido nenhum problema de empeno ou rachadelas no plástico, vamos ver as fotos que se seguem para confirmarmos:
Duas vistas gerais de ambos os lados do CK
Vista superior
Aspecto quase final da zona do cockpit
A zona traseira do motor e da caixa de velocidades
Duas imagens que mostram a zona do motor e onde se pode ver alguns dos detalhes aplicados
Agora faltam só pequenos pormenores para terminar, faltam colar por exemplo: as laterais inferiores da carenagem, os espelhos retrovisores, as rodas, as entradas de ar para arrefecimento dos travões traseiros, os ailerons dianteiro e traseiro, o bico do carro e também um pequeno ecrã que vou ter que pintar de azul transparente e que no final será colocado no cockpit, mesmo á frente do piloto.
Todas estas operações vão ser muito fáceis de executar, vãos ser simples operações de colagem mas nem por isso vão ser merecedoras de atenção, principalmente as que dizem respeito à montagem dos ailerons e das rodas até porque estas vão ter que ficar perfeitamente alinhadas, isto é muito importante e se ficar mal feito vai ter implicações no resultado final que como todos já sabem, está já aí, mesmo ao virar da esquina, e eu já não vejo a hora de ter esta bela máquina terminada.
Falta muito pouco, está quase....
Espero que tenham gostado, e nunca é demais repetir, se tiverem questões ou dúvidas ou mesmo se quiserem comentar, estão à vontade!
Um grande abraço
Pedro Costa
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