Sunday, January 3, 2010

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (30)


Olá a todos.


Este é o 30º post relacionado com a construção deste modelo, cada dia que passa estou mais perto do final desta longa aventura, já se passaram vários meses desde que iniciei a construção, com avanços e alguns recuos pelo meio é certo mas até agora tudo tem corrido bem, tem sido lento, eu sei mas, muitas vezes a nossa vida pessoal e profissional não nos deixa tempo para esta paixão, quem me dera poder fazer isto todos os dias, ser a minha profissão mas enfim, é um hobbie e como todos os hobbies são para se ir fazendo nos nossos tempos livres.

Hoje tenho um avanço bastante importante, como vão poder ver, é com este tipo de detalhes que se vai separar uma construção "Out of the box" (fazer tudo directamente como vem na caixa, sem acrescentar nada...) de um projecto bem detalhado e real, hoje falo-vos do detalhamento.

Nas imagens que se seguem podem ver o trabalho que efectuei para tentar aproximar o motor e toda a zona envolvente o mais possível do veículo real.
Utilizei para isso vários tipos de matéria prima com principal incidência nos fios eléctricos de pequena espessura, fio de pesca, folha de alumínio e também rede metálica com uma malha muito fina, esta última é um acessório "after-market" que se pode encontrar nas lojas da especialidade, é muito utilizada na montagem de kits de veículos blindados, tanques, etc...


1- Filtros de ar de admissão

As redes dos filtros de ar


A rede foi utilizada para fazer as duas protecções dos filtros de ar, como a rede vem numa folha completamente plana, tive que utilizar uma artimanha para conseguir que ficasse com a forma que a figura documenta.

Para isso utilizei duas peças que foram feitas num torno mecânico ( por mim, pois tenho especialização em torneiro mecânico, dada pela instituição militar onde trabalho ), pois essas peças foram feitas de modo a serem macho e fêmea e a encaixarem uma na outra, a peça macho tinha no seu topo uma forma arredondada, tipo semi-circulo para fazer o formato das redes, depois tinha que encaixar um pedaço de rede na parte fêmea e através de pressão exercida na parte macho a rede ficaria moldada, como no fim desta operação iria sobrar sempre um pouco de material tive que utilizar um vazador para cortar a rede de forma certa e também com o diâmetro correcto.
Depois foi só centrar muito bem as pequenas redes sobre as entradas de ar e fazer a colagem das mesmas, utilizando cola cianocrilato em pequenas quantidades, isto para evitar que se visse restos de cola através das redes.


2- As cablagens eléctricas


Para fazer as cablagens eléctricas utilizei um material muito comum, fio eléctrico muito fino, este tipo de fio pode ser encontrado em todo o tipo de equipamentos electrónicos (que já não funcionem, né? ) tipo, cabos USB, ratos ou mouses, cabos de rede, cabos de Internet, cabos telefónicos, etc.

Vem em várias cores e podem crer que todas elas nos vão ser úteis, pois estes carros de Fórmula 1 utilizavam cablagens de cores variadas para assim os mecânicos conseguirem distinguir melhor os vários tipos de circuito ou função dos mesmos.

Assim consegui fazer os cabos das velas, da bobine, distribuidor, vários tipos de sensores, etc.
preparei também as ligações que saiem do motor e vão dar informação ao piloto, no cockpit, esses fios foram todos ligados na zona do motor e depois disso foram encaminhados para a zona frontal do carro onde ainda estão soltos, com um pouco de comprimento a mais para mais tarde fazer o detalhamento da zona frontal.

Neste aspecto convém dizer que nada disto foi feito ao acaso, ao "calhas", tive que pesquisar muitas fotografias do carro real para assim conseguir fazer tudo o mais aproximado possível, deu muito trabalho, mas acho que compensou.


Vários tipos de cablagens eléctricas


3- O circuito de combustível

Para fazer as tubagens do circuito de gasolina utilizei linha de pesca, muito fina e também muito semelhante a uma tubagem plástica real.

Liguei a bomba de combustível aos injectores que se situam nos colectores de admissão, um de cada vez e sempre depois de consultar as imagens que me serviram de referência, este material é um pouco duro e também muito pouco maleável e por isso tive que ir fazendo uma a uma e deixar secar muito bem a cola nos intervalos porque se quisesse fazer tudo de seguida era praticamente impossível pois o mínimo toque sem querer numa destas tubagens antes de estarem bem secas arrancavam-na imediatamente do lugar, foi talvez a parte mais stressante deste trabalho de hoje.

Também utilizei o fio de pesca para fazer as tubagens que serviam de respiradouros dos depósitos de gasolina e oleo, no Ferrari 126CK, estes tubos estavam ligados á parte mais alta destes reservatórios e depois estendiam-se por baixo do motor e terminavam na traseira do carro, sem estarem ligados a nada, despejavam os gases ou excessos de líquido precisamente na pista....outros tempos.

Se observarem bem a fotografia abaixo podem ver o respiradouro do depósito de óleo, colocado logo acima das redes dos filtros de ar.


As tubagens do circuito de combustível e também o repiradouro do tanque de óleo


4- A folha de alumínio

A folha de alumínio foi utilizada principalmente para fazer as abraçadeiras que apertavam os flexíveis de borracha do circuito de ar de admissão

Estas tubagens em borracha já veem moldadas no plástico do kit, só temos que as pintar de verde mate, mas como no carro verdadeiro estas peças eram apertadas por abraçadeiras metálicas não podia deixar só a peça pintada.

Por isso utilizei um material muito querido dos modelistas, o "Bare Metal Foil", que é no fim de contas metal verdadeiro,de todos os tipos, cortado em folhas muito, mas muito finas mesmo, tem a particularidade de ter cola num dos lados e também de se adaptar muito facilmente a todo o tipo de superfícies.

Com um X-Acto muito bem afiado cortei várias tiras com uma espessura entre 1mm e 1,5 e colei nos topos de cada tubagem pintada de verde mate, o efeito final é muito bonito, uma peça que estava só pintada ganhou logo outra vida, ficou quase real, não acham?


Bare Metal Foil aplicado nas tubagens de ar


Por hoje é tudo, esta fase de detalhar o modelo ainda não está terminada, ainda falta muita coisa, principalmente na frente do carro, ora esse passo será todo explicado no próximo post sobre esta contrução, até lá aguardem.

Espero que tenham gostado da explicação, se tiverem dúvidas já sabem, perguntem-me, estarei aqui sempre para vos ajudar.


Uma boa semana de trabalho para todos vocês.



Grande abraço

Pedro Costa

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