Friday, January 8, 2010

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (32)


Olá a todos.


Hoje tenho mais um capítulo desta montagem, à medida que o final da mesma se aproxima aumenta a vontade de ver este longo trabalho concluído.

Desta vez trago um passo que me levou muitas horas de paciência e de indecisão também.

Quase no fim da construção é que reparei que a carenagem deste modelo não encaixava na perfeição no chassis, ficava com um espaço de aproximadamente 1 a 2 milímetros de folga, nunca se conseguiria que a mesma assentasse bem no carro.

Por isso, tinha que optar se deixava o modelo aberto, com a carenagem fora ou então se optava pela medida mais radical, colar tudo, o que iria esconder todo o trabalho feito anteriormente, todos os detalhes que me levaram horas a fazer.

Como disse antes, passei uns dias a pensar qual seria a melhor opção e no fim decidi que talvez fosse melhor colar tudo, mas como os encaixes não eram perfeitos teria que utilizar uns grampos para conseguir que a carenagem fosse ao lugar, fazer um modelo "curbside", fechado, mas isto faria com que todo o detalhe interior ficasse escondido.

Esta operação teria que ser muito bem executada por forma a conseguir aplicar a pressão certa na carenagem para evitar partir ou danificar alguma coisa.

Para isso utilizei uns grampos plásticos, coloquei a carenagem no local e antes de aplicar os grampos coloquei uns pedaços de papel de cozinha para servir de amortecimento e também para não riscar a pintura.

Nas fotos que se seguem podem ver a forma como coloquei os grampos:







Depois dos grampos aplicados bastou aplicar cola cianocrilato, por dentro das carenagens e deixar secar muito bem durante 3 dias, ao mesmo tempo que rezava para que tudo ficasse bem fixo, não poderia correr o risco de tudo se soltar da posição quando retirasse os grampos ou ficasse só colado de um dos lados.

Felizmente correu tudo bem, ficou tudo bem colado, sem nenhuma falha, só é pena que tenha escondido todos os detalhes que me fizeram perder horas e horas de trabalho, mas enfim, foi uma opção que tomei, não me arrependi mas fiquei um nadinha frustrado.

Espero que a explicação de hoje tenha sido do vosso agrado, no próximo artigo já terei um cheirinho daquilo que vai ser o resultado final.



Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment