Tuesday, January 12, 2010

Hoje Faz Anos - Copersucar - Fittipaldi



Olá a todos.

Hoje ao ler o Blogue Continental Circus do meu compatriota Speeder_76 deparei-me com uma efeméride que ele, sempre atento não poderia ter deixado escapar.

Como ele escreveu, passam-se hoje 35 anos desde que, no Grande Prémio da Argentina de 1975 o mundo assistiu ao lançamento da primeira equipe de F1 totalmente Brasileira, a Copersucar - Fittipaldi (mais tarde chamada só de Fittipaldi )




A ideia nasceu na cabeça de Wilson e Emerson Fittipaldi, fazerem uma equipe totalmente brasileira, incluindo todos os trabalhadores e até a própria montagem dos carros.

E se não me falha a memória foi até hoje a única Escuderia que nasceu abaixo do Equador e também a única da América Latina, como podem ver, foi uma autêntica carolice de dois homens que amavam as corridas, a Fórmula 1 e também o seu País natal.

E assim foi, contrataram um jovem engenheiro, o Ricardo Divilla e depois de muito trabalho, suor e vontade de vencer surgiu então o FD-01.


Na altura o seu desenho futurista chamou a atenção de muita gente até porque aquele conceito inovador de fazer uma carenagem que tapasse completamente o motor nunca tinha sido tentado até à altura.
Na prática deveria funcionar mas nunca foi assim, este primeiro modelo sofreu centenas de alterações para o tornarem competitivo mas, por muito que custasse aos irmão, o carro foi um verdadeiro fiasco.



No dia 12 de Janeiro de 1975 o FD-01 apresentou-se no último lugar da grelha de partida para o Grande Prémio Argentino, disputado no Autódromo Oscar Galvez, Wilson fez das tripas coração para conseguir manter o carro em pista até que na volta 13 (que número...) o carro sofre uma falha mecânica e despista-se e logo depois incendeia-se, tinha começado ali uma longa série de azares que durariam oito temporadas, em que, o sonho de dois homens conseguiu elevar e evidenciar o nome do seu País no Mundo inteiro e nem por isso conseguiram ser reconhecidos pela sua audácia na sua própria Nação, chegando mesmo a serem alvo de todo o tipo de brincadeiras....é pena, se tivessem acreditado neles provavelmente poderiam ter chegado muito mais longe.


Só muitos anos mais tarde é que se conseguiu fazer reviver a marca através de restauros que foram feitos em alguns modelos, inclusivé o primeiro, ainda bem

No que toca ao modelismo uma coisa é certa, todos os modelos que a marca construiu eram lindos, principalmente os amarelos, e só é pena que os kits que existem destes modelos sejam bastante caros senão podem crer, gostaria de os fazer a todos.


Um grande abraço

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment